TRT-15 inicia nesta semana com 28 jovens Programa de Aprendizagem Profissional

TRT-15 inicia nesta semana com 28 jovens Programa de Aprendizagem Profissional
Conteúdo da Notícia

Teve início nesta segunda-feira, 13/2, o Programa de Aprendizagem Profissional (Socioaprendizagem) firmado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em parceria com o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMP), também conhecido como Patrulheiros Campinas, pelas empresas contratantes Converd Ambiental Construção Civil Eireli e Consórcio Campi Ambiental (Renova) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao todo 28 jovens de 15 a 17 anos, 11 meninos e 17 meninas, participaram da cerimônia de integração “Jovem Aprendiz” coordenada pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-15, que se estendeu ao longo do dia, com um café de boas-vindas, visita às sedes administrativa e judicial do tribunal, recepção do presidente, desembargador Samuel Hugo Lima, do desembargador João Batista Martins Cesar, idealizador do projeto na 15ª, e dos orientadores do projeto, pioneiro em um órgão público em Campinas.

Muito entusiasmado com a concretização do projeto, o presidente Samuel Lima afirmou em seu Gabinete, em reunião com representantes das instituições envolvidas, que o projeto piloto na 15ª representa um compromisso da Justiça do Trabalho com a sociedade, especialmente com os mais necessitados.


O gerente regional do trabalho em Campinas, Carlos Alberto de Oliveira, responsável pelo “desenho” do programa de socioaprendizagem, em parceria com o presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-15,  desembargador João Batista Martins Cesar, destacou o pioneirismo da 15ª que, ao implantar esse projeto, se torna um “farol de luz” entre os órgãos públicos e “escreve uma história de quebra de resistência”. O diretor financeiro do Patrulheiros, Leandro Garcez, parabenizou o TRT-15 pela “parceria fantástica em benefício da cota social”. O diretor-geral do TRT-15, Adlei Christian Carvalho Pereira Schlosser, ressaltou que o projeto, gestado em plena pandemia, foi estruturando dinâmicas ao longo do tempo e que só se materializou pela efetiva participação e esforço da Presidência do tribunal e da Secretaria de Gestão de Pessoas. A secretária de GP, Paula Toniatti,afirmou que o projeto “derruba barreiras e tem o espírito de oferecer o que de melhor existe em cada um dos envolvidos”. Participaram também da reunião com o desembargador Samuel Lima o presidente da Patrulheiros Campinas, Adailton José Santos Silva, o representante da Converd, Alfrane Ricardo Jurado, a diretora e o coordenador educacional do Senac Campinas, Heloísa Vendramini  e Daniel Amaral, e a presidente do Sindivarejista Campinas, Sanae Murayama Saito. O Senac Campinas se comprometeu a oferecer gratuitamente aos 28 jovens aprendizes do TRT-15, em dois dias da semana, cursos de capacitação em áreas de dificuldade ou que demandem maior empenho desses jovens trabalhadores. Os encontros serão numa sala devidamente mobiliada e disponibilizada pelo TRT-15 em seu edifício-sede judicial.

A palavra é “oportunidade”

No Salão Nobre da Presidência, o presidente Samuel Lima recepcionou os 28 aprendizes e contou um pouco de sua trajetória no mundo do trabalho, e sua experiência de ser um aprendiz numa livraria, seu primeiro emprego. O presidente ressaltou a necessidade de todos “agarrarem essa oportunidade de ouro, sem descuidar do aprendizado, da disciplina e da obediência que o tribunal exige de todos”, e também salientou sua satisfação em compartilhar o ambiente do tribunal, quase sempre “muito sisudo”, com a alegria própria dos jovens e sua energia. O presidente do Patrulheiros, Adailton Silva, destacou a importância do programa de aprendizagem e sua função social, e conclamou os aprendizes a aproveitarem ao máximo as novas experiências. A presidente do Sindivarejista, Sanae Saito, falou da necessidade da dedicação ao trabalho, e do aprendizado dos direitos e deveres. O gerente do trabalho em Campinas, Carlos Alberto de Oliveira, destacou a importância do “acolhimento do TRT-15 aos jovens aprendizes” e a relevância do programa, que tem como objetivo principal “desenvolver habilidades e talentos por meio do trabalho”.

À tarde, os 28 aprendizes foram recepcionados pelo desembargador João Batista Martins Cesar no auditório do Pleno. O presidente Samuel Lima também esteve presente e mais uma vez conversou com os jovens, e fez uma rápida exposição sobre o papel da Justiça do Trabalho e, particularmente, do TRT-15. O magistrado também reforçou o trabalho da Secretaria de Gestão de Pessoas do tribunal, que abraçou mais esse desafio. O desembargador João Batista falou sobre a importância do incentivo ao trabalho do aprendiz, para muitos a porta de entrada no mundo do trabalho, e reafirmou a função da Justiça do Trabalho como defensora dos mais necessitados e distribuidora da justiça social. 

O convênio assinado pelo TRT-15, empresas e Senac prevê o trabalho com os 28 aprendizes até março de 2024. Durante esse período, os jovens ocuparão lotações em áreas administrativas e judiciais do tribunal, como Secretarias de Turma, Escola Judicial, Comunicação Social, Gestão de Pessoas, Assessoria de Precatórios, Material e Logística, Manutenção de Equipamentos de TIC, Atendimento ao Usuário e Expedição. 


Acompanharam os aprendizes ao longo do dia no tribunal os funcionários do Patrulheiros Adriana Cristina da Silva Arten, Aslan Kildare Liceras Panicaci e Veridiana de Souza Pelegrino.

Unidade Responsável:
Comunicação Social