TRT-15 participa de evento inédito que reúne laboratórios de inovação da JT em Florianópolis
A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Daniela Macia Ferraz Giannini, coordenadora-geral do Laboratório de Inovação Co.labora 15, e a servidora Iara Cristina Gomes, da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), participam do Inova JT Summit 23, evento promovido pelo TRT da 12ª Região (SC), que teve início nesta quarta-feira e vai até esta sexta (30/6), no auditório do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. A iniciativa, com foco em práticas e projetos inovadores, tem como objetivo reunir os responsáveis pelos laboratórios de inovação da Justiça do Trabalho de todo o país, entre eles, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, além de líderes das áreas de Governança e Gestão Estratégica.
O evento é inédito na Justiça do Trabalho, com três dias voltados para fortalecer o papel e a importância dos laboratórios, nivelar conhecimentos, formar parcerias, estabelecer objetivos comuns e realizar um mapeamento para verificação dos estágios de maturidade de cada laboratório. Tudo isso de maneira alinhada com o planejamento estratégico da JT. O Summit é organizado pela Secretaria de Gestão Estratégica, por meio do LabInova, criado em 2019 e reinaugurado recentemente.
Para a juíza Daniela Giannini, também coordenadora-geral do Comitê Gestor Regional da Inovação do TRT-15, o laboratório de inovação representa, sobretudo, uma quebra de paradigmas, em que o serviço público engaja-se em uma transformação. “Trata-se de uma nova forma de encarar os problemas, buscando construir soluções conjuntas com base na colaboração, cooperação e foco no jurisdicionado, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, assinalou a juíza Daniela Giannini. A coordenadora-geral do Comitê Gestor Regional da inovação ressaltou ainda a relevância do evento para “ troca de experiências” e sua importância para “alinhar os diversos Regionais ao planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho.”
“Cases” do TRT-15
Na programação dedicada à apresentação de “cases”, a juíza Daniela Giannini detalhou o projeto Jurismentor, em desenvolvimento no TRT-15, que consiste na assistência sistêmica para julgamentos complexos. A iniciativa tem como escopo identificar o caminho possível para a adequada preparação e apoio aos magistrados, fornecendo subsídios para que possam tomar decisões responsivas, inclusivas, participativas e representativas em todos os níveis, conforme o item 16.7 da Agenda 2030. A assessora de Gestão Estratégica Iara Gomes também apresentou o Balcão Visual, ferramenta inclusiva implantada em janeiro deste ano na 15ª, que visa ao atendimento na Língua Brasileira de Sinais de usuários externos surdos ou com deficiência auditiva.
Abertura
A palestra de abertura ficou a cargo do auditor-chefe de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU) e palestrante da TEDx, Wesley Vaz, que abordou os “Os desafios da JT do Futuro”. Segundo ele, os laboratórios de inovação do setor público devem se preocupar sobre como suas instituições discutem os problemas e tentam encontrar soluções para eles. “Na minha visão, inovação é a busca ordenada de soluções inteligentes para problemas relevantes. Só que muitas vezes atacamos problemas sem nenhuma importância, e outras, tratamos problemas relevantes com soluções nada inteligentes”, afirmou Vaz, analista de sistemas de formação e que ao longo de sua trajetória especializou-se em inovação, estratégia e liderança.
Na quinta-feira, a programação priorizou o tema planejamento, com a realização de três oficinas. O Summit foi encerrado nesta sexta-feira (30/6) com a palestra “A importância da atuação em rede - cases e modelos”, um momento dedicado à negociação e ao fechamento de parcerias entre os participantes, além de uma oficina para consolidar o portfólio de inovação definido pelos laboratórios ao longo da semana.
- 296 visualizações