TRT-15 promove ação de sensibilização para a preservação do meio ambiente
Em comemoração ao Dia da Árvore (21/9), o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promoveu uma ação voltada à conscientização e sensibilização sobre a preservação do meio ambiente. Magistradas(os) e servidoras(es) de toda a jurisdição foram convidadas(os) a realizar um plantio de mudas de árvores em seus respectivos municípios. A iniciativa foi proposta pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho, e teve o apoio da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade.
Diversos colaboradores abraçaram a campanha e encaminharam as fotos registrando a participação.
O servidor Sebastião de Araújo Pinto felicitou o Tribunal pelo projeto. “Primeiramente quero dar meus parabéns à instituição por essa excelente iniciativa, espero que continue nos próximos anos. Em homenagem ao dia da árvore deste ano, eu e minha esposa Célia plantamos um Jatobá e um pé de manga na área verde da prefeitura de Jundiaí. O local fica nas proximidades dos fundos do nosso imóvel, e lá nós procuramos cuidar, há mais de 20 anos, plantando várias árvores nativas (cedro, pau-brasil, araucária, jequitibá, ypê, entre outras) e árvores frutíferas. Depois que minha esposa Célia virou meliponicultora (criadora de abelhas nativas), começamos a cultivar mais plantas (manjericão, crotalária, camarão vermelho, cosmo etc). Além de servidores públicos, consideramos que somos também servidores da natureza. Muito obrigado pela oportunidade de participar e viva a natureza!
A juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, que aderiu ao projeto, destacou que preservar o meio ambiente é um dever de todos nós. “Nossas ações cotidianas podem ter um impacto positivo e duradouro na sustentabilidade do planeta. É essencial que cada um faça sua parte, adotando práticas responsáveis e conscientes em nossa rotina."
No Fórum Trabalhista de Piracicaba, o juiz Firmino Alves Lima capitaneou o plantio de árvores frutíferas, que teve a participação de servidoras e servidores. O magistrado também escreveu um artigo que foi publicado em um jornal local acerca do aquecimento global. “Não podemos titubear, o futuro nosso e, mais ainda, dos nossos descendentes, se encontra em risco extremamente acentuado, todos têm o dever de combater o aquecimento global, cada pessoa, cada instituição e cada governo tem um papel a desempenhar.”
O presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, desembargador Edmundo Fraga Lopes, destacou o protagonismo da Justiça do Trabalho, que implantou o Processo Judicial Eletrônico (PJe) eliminando o uso de papel e gerando uma economia anual de 2 milhões de toneladas. Ressaltou ainda que o plantio de árvores é um ato essencial e gratificante que contribui diretamente para o equilíbrio ecológico do nosso planeta. “Cada árvore plantada não apenas purifica o ar que respiramos, mas também oferece habitat para a vida selvagem, preserva o solo, regula o clima e proporciona beleza natural. É um gesto que reverbera por gerações, deixando um legado de respeito e cuidado com a natureza. Cada semente que plantamos é uma promessa de um futuro mais verde e sustentável para todas e todos.”
O desembargador Edmundo participou do plantio de árvores na circunscrição Bauru, cuja atividade foi integrada à Secretaria do Meio Ambiente do município (SEMMA), com crianças do Projeto Samuzinho. Estiveram presentes ainda o diretor do Fórum Trabalhista de Bauru juiz Sandro Valério Bodo, a prefeita municipal Suelen Rosin e a secretária municipal do Meio Ambiente Gislaine Magrini, além de demais autoridades e a população em geral.
A preservação do meio ambiente é um imperativo global e urgente. “O plantio de árvores é uma das práticas mais eficazes e tangíveis para a preservação, ajudando a combater o desmatamento, diminuir a emissão de carbono na atmosfera e manter o equilíbrio dos ecossistemas”, ressaltou também o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima.
A iniciativa está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 15 - Vida Terrestre, que busca proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerindo de forma sustentável as florestas e combatendo a desertificação. O engajamento nesse tipo de ação representa um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável e equitativo para todos.
Confira as fotos enviadas pelos magistrados e servidores do TRT-15:
- 366 visualizações