TRT-15 realiza maratona para localizar patrimônio de devedores trabalhistas

Equipes do TRT-15 realizam até sexta-feira (2/6) maratona para localizar patrimônio de devedores trabalhistas
Conteúdo da Notícia

Cerca de 100 servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participam de segunda (29/5) a sexta-feira (2/6), de forma virtual, de uma maratona para localizar patrimônio de devedores trabalhistas. A iniciativa tem como objetivo garantir o pagamento de aproximadamente R$ 15 milhões a 290 trabalhadores, todos envolvidos em processos considerados complexos e de difícil solução. Realizada semestralmente pela Corregedoria do TRT-15, a Maratona de Pesquisa Patrimonial, que está em sua 9ª edição, também promove a troca de boas práticas entre os servidores especializados em buscas patrimoniais.

Doze servidores, indicados pelas varas do trabalho que inscreveram os casos na maratona, fazem parte da equipe do mutirão. Eles trabalham em unidades localizadas em Batatais, Campinas, Dracena, Franca, Ituverava, Olímpia, Paulínia, Pindamonhangaba, São Carlos, São José do Rio Preto e Sumaré. Além deles, há também doze chefes de Divisão de Execução, que atuam como pesquisadores, seis servidores da Coordenadoria de Pesquisa Patrimonial, vinculada à Corregedoria Regional, e 68 servidores que acompanham o evento.

"A semana da Maratona de Pesquisa Patrimonial é uma oportunidade não só para discutir aspectos técnicos relacionados à execução trabalhista, mas também para compartilhar experiências e aplicar imediatamente o que foi debatido", explica a corregedora regional do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza. Durante o evento, serão realizados seis painéis para análise dos resultados diários e discussões sobre o uso de sistemas de pesquisa e outras ferramentas, como redes sociais.

Recomendação Nacional

A realização das Maratonas de Pesquisa Patrimonial é uma recomendação da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, coordenada pelo ministro Cláudio Mascarenhas Brandão. O objetivo é criar um ambiente propício para esclarecimento de dúvidas e realização de oficinas para as equipes responsáveis pela execução trabalhista, considerada uma das fases mais desafiadoras do processo do trabalho.

"Desde a primeira edição das Maratonas, a Corregedoria Regional constatou que esse é um momento importante de encontro entre as unidades de 1º Grau, que permite a troca de experiências e a discussão sobre técnicas de pesquisa", destaca o vice-corregedor do TRT-15, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social