Vernissage da exposição de Egas Francisco, Jofa Blanco e Fabricius Nery movimenta espaço cultural do TRT-15

Vernissage da exposição de Egas Francisco, Jofa Blanco e Fabricius Nery movimenta espaço cultural do TRT-15.
Conteúdo da Notícia

Na última quinta-feira, 13/7, o vernissage da mostra coletiva “Pela excitação de um químico caolho” movimentou o Espaço Cultural “Desembargador Eurico Cruz Neto”, localizado no 1º andar da sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A exposição reúne 36 obras, a maioria inéditas, dos renomados artistas plásticos Egas Francisco, Jofa Blanco e Fabricius Nery, que apresentaram ao público uma experiência única e vibrante no mundo da arte contemporânea. 

Cerca de 150 pessoas, entre desembargadores, juízes, servidores e admiradores do trabalho dos expositores, prestigiaram o evento. Representando a curadoria do Espaço Cultural, a cargo também da desembargadora Maria Madalena de Oliveira,  a juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti usou o púlpito para destacar os aspectos do trabalho dos artistas Egas, Jofa e Fabricius, que compartilham o interesse pela figura humana, cada um à sua maneira. Para a magistrada, “o que eles nos mostram é quão crível é a ficção”.

Em nome dos colegas expositores, Egas Francisco emocionou o público ao expressar seu profundo amor pelas artes.  “Eu tenho medo do que faço, sempre tive muito medo, mas continuo fazendo. Vou pintar até morrer. E na medida que envelheço, chego mais perto da certeza de que vou morrer de paixão”, declamou.

O presidente da Corte, desembargador Samuel Hugo Lima, destacou a genialidade dos artistas e a beleza das obras que compartilham elementos em comum, ao mesmo tempo em que exibem diferenças marcantes. O desembargador também ressaltou a importância da Justiça do Trabalho como espaço de fomento à cultura, como meio de enriquecimento da sociedade por meio da arte. 

O presidente Samuel lembrou ainda que o Espaço Cultural não é isolado do Tribunal e funciona também como uma antessala do Cejusc, onde a arte acaba contribuindo de forma positiva para a pacificação social. “Representantes das empresas e dos trabalhadores se preparam psicologicamente para audiência no Espaço Cultural. É um momento para se deixar fora do Tribunal os ressentimentos processuais, vivenciar um momento de introspecção e em seguida entrar no Cejusc para, juntos, construírem uma conciliação justa.” Nas palavras do presidente, com a integração da cultura e da justiça, “fortalecemos os laços entre esses dois campos e enriquecemos a experiência de todos aqueles que recorrem à Justiça do Trabalho em busca de equidade e proteção”. 

O vernissage contou com a colaboração do Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (Injieds),  representado pela desembargadora aposentada Eliana Felippe Toledo, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), representada pela desembargadora Maria Madalena, e do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze).

Serviço:
Exposição coletiva “Pela excitação de um químico caolho”, de Egas Francisco, Jofa Blanco e Fabricius Nery
Espaço Cultural "Desembargador Eurico Cruz Neto"
TRT da 15ª Região, Rua Barão de Jaguara, 901 - 1º Andar.
Quando: de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, até dia 15/9. Entrada gratuita.

Acesse a galeria de fotos abaixo.

Vernissage da exposição de Egas Francisco, Jofa Blanco e Fabricius Nery

Unidade Responsável:
Comunicação Social