1ª Turma do Programa de Aprendizagem Profissional recebe certificado de capacitação

1ª Turma do Programa de Aprendizagem Profissional recebe certificado de capacitação
Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, conduziu, na tarde desta terça-feira, 12/3, a cerimônia de certificação dos jovens participantes do Programa de Aprendizagem Profissional (Socioaprendizagem). O evento aconteceu no Plenário da sede judicial do TRT-15 e contou com a participação de magistrados, servidores, orientadores do projeto, além de familiares dos aprendizes e autoridades locais. Ao todo, 25 jovens receberam o certificado de formação no projeto.

#ParaTodosVerem: Foto da mesa de honra, oito homens e uma mulher.

Além do presidente da Corte, compuseram a mesa de honra o desembargador coordenador do Comitê Regional do TRT da 15ª Região e representante da Região Sudeste da Gestão Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, João Batista Martins César, o vice-procurador chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Ronaldo José de Lira, o presidente da Comissão de Relacionamento da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil com o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo, o diretor financeiro dos Patrulheiros de Campinas, Leandro Lucas Garcez, a presidente do Sindivarejista de Campinas, Sanae Murayama Saito, o juiz presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região e coordenador da Justiça do Trabalho da Associação dos Magistrados Brasileiros, Sérgio Polastro Ribeiro, o superintendente regional do Trabalho e Emprego no estado de São Paulo, Marcus Alves de Mello, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Artur Orsi, representando o prefeito de Campinas, Dário Saad.

A cerimônia de formatura teve início com a apresentação do Hino Nacional pelo Corpo de Cordas da Orquestra Filarmônica Patrulheiros de Campinas, regida pelo maestro Douglas Vagner.

O Programa de Aprendizagem Profissional foi o pioneiro em um órgão público em Campinas. Idealizado em 2020 pelo Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 15ª Região, a concretização do projeto tornou possível a contratação de menores aprendizes por empresas que, pelo tipo de trabalho, não conseguiam cumprir a cota legal de aprendizagem. Trata-se da chamada cota social, que permite a contratação para o cumprimento da formação prática em uma outra empresa ou órgão público, que possua condições adequadas para instrução do aprendiz.

#ParaTodosVerem: Os jovens segurando o certificado posam para a foto no centro do Plenário.

A parceria firmada pelo TRT-15 com o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMP - Patrulheiros Campinas), com as empresas contratantes Converd Ambiental Construção Civil Eireli e Consórcio Campi Ambiental (Renova) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) teve início em 13/2/2023 e garantiu oportunidade de trabalho e capacitação ao grupo de jovens que participaram do programa. “Vimos a possibilidade de atuar como importante agente de transformação social, não só conscientizando as empresas, mas efetivamente fazendo parte do processo”, destacou o presidente da Corte.

#ParaTodosVerem: O presidente Samuel Lima, com um leve sorriso, no púlpito.

Nas palavras do presidente Samuel Lima, o principal objetivo com o Programa de Aprendizagem “foi o de contribuir para o futuro profissional de nossos formandos, tentando garantir o desenvolvimento de competências e habilidades para o mercado de trabalho e, quem sabe, transformar sonhos em realidade”. Após os agradecimentos e votos de sucesso, o magistrado finalizou convidando os jovens formandos para uma “selfie”, como fez no primeiro dia da formação dos aprendizes.

#ParaTodosVerem: O desembargador João Batista, no púlpito, falando aos jovens.

Um dos grandes idealizadores do projeto, o desembargador João Batista Martins César, manifestou sua satisfação por ver “esses meninos ingressando no mercado de trabalho pela porta segura da aprendizagem”. Como presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, o magistrado comemorou o sucesso do projeto, pioneiro em um Tribunal Trabalhista, desejando que com essa “propaganda positiva” seja possível virar a triste página do trabalho infantil no país. “Esse é um sonho que hoje passa para outro patamar”, finalizou.

#ParaTodosVerem: O procurador Ronaldo Lira, no púlpito, registrando seus cumprimentos.

O procurador Ronaldo Lira registrou seus cumprimentos aos formandos e destacou a necessidade de mobilizar empresas e entidades de formação, além de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da aprendizagem, instrumento capaz de combater o trabalho infantil.

 Além de compartilhar um pouco de sua história profissional, Marcus Alves, superintendente regional do Trabalho e Emprego no estado de São Paulo, falou da dificuldade de implantar a cota, que depende de uma mobilização intensa, com a participação de diversos atores sociais. “Isso aqui é uma conquista histórica, um exemplo que deve ser levado para todo o Estado”, enfatizou.

 O secretário municipal Artur Orsi falou do cuidado destinado ao assunto pela Prefeitura de Campinas, que tem desenvolvido diversos programas de fomento à aprendizagem, visando “estreitar as parcerias e interligar os setores para facilitar o acesso dos jovens às vagas”.

Os representantes das empresas contratantes Leandro Ribeiro e Alfrane Ricardo mencionaram a gratidão por fazer parte desse projeto desafiador, que se transformou num grande sucesso graças à parceria de todos os envolvidos. Em nome dos Patrulheiros de Campinas, Leandro Garcez parabenizou os jovens formandos e agradeceu às empresas, aos colaboradores, aos familiares e à parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

#ParaTodosVerem: Formandos com seus familiares, sentados, no Plenário.

Pela Gerência Regional do Trabalho em Campinas, Carlos Alberto de Oliveira e Vanderlei Polizel destacaram a importância da união de toda a rede social para o sucesso do projeto, que consideram uma “nova proposta de aprendizagem”, focada na formação e desenvolvimento integral de pessoas. Representando os parceiros do projeto, Sanae Saito destacou a capacitação global recebida pelos jovens aprendizes, que vai além do campo profissional, possuindo viés social, intelectual e cultural.

Professor do Senac e paraninfo da turma, Vinícius Manduca agradeceu e parabenizou os jovens formandos, destacando sua confiança no programa de aprendizagem, em que “o resultado é quase imediato”. Compartilhando sua experiência como docente em turmas de aprendizagem, Manduca mencionou que é possível perceber “a transformação do jovem no decorrer do programa, a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho e como ele se destaca perante os demais”.

 Ao falar em nome dos orientadores do TRT-15, o servidor Márcio Zuchini mencionou o “enorme prazer” de fazer parte da equipe. “Mais do que um ambiente de aprendizagem, foi um ambiente de compartilhamento”, destacou.

#ParaTodosVerem: A formanda Maria Eduarda, com leve sorriso, no púlpito, manifestando seu agradecimento.

As formandas Maria Eduarda e Bianca Rosa discursaram em nome da turma, manifestando o agradecimento de todos pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Maria Eduarda mencionou a trajetória percorrida, que considerou um espetáculo de descobertas e aprendizado. Bianca falou de sentimento, do medo do novo, que se transformou em gratidão e satisfação por todo o processo. Finalizou falando de esperança, de poder esperar algo melhor para o futuro.

#ParaTodosVerem: A formanda Bianca Rosa, no púpito, fala de sua gratidão e satisfação pelo processo.

Os certificados foram entregues aos jovens pelas mãos da servidora do TRT-15 Renata Chaib Beltramelli, do professor Vinícius, dos representantes das empresas contratantes, Leandro e Alfrane, e da representante dos Patrulheiros de Campinas, Adriana. O momento mais esperado do evento aconteceu após a apresentação das canções Enquanto houver sol (Titãs), Samurai (Djavan) e Best Part (Daniel Caesar), pela Banda do Grupo Anelo.

#ParaTodosVerem: Foto da banda tocando: um homem jovem no teclado, outro na guitarra e outro no baixo. Uma mulher jovem no violão.

Formatura Aprendizes

Unidade Responsável:
Comunicação Social