Alunos da Univap visitam sede judicial do TRT-15
Estudantes do curso de Direito da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), de São José dos Campos, visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, na tarde dessa quarta-feira, 14/8. Acompanhados pelos professores Marco Antonio Folegatti de Rezende, juiz da 4ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, Clélio Marcondes Filho, decano na Univap, e Crislaine Lazari, os alunos participaram de uma extensa atividade preparada pela Escola Judicial do TRT-15.
#ParaTodosVerem: Estudantes posam para a foto na frente da sede judicial do TRT-15.
Na chegada, o grupo posou para a tradicional foto na frente do edifício-sede do TRT-15. Em seguida, os alunos foram direcionados ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, localizado no 3º andar do prédio, onde foram fotografados vestindo a beca utilizada nas sustentações orais.
#ParaTodosVerem: No plenário, o doutor Bosco, em pé, fala ao microfone para os estudantes que estão sentados.
O desembargador Carlos Alberto Bosco, diretor da Escola Judicial do TRT-15, deu as boas-vindas aos alunos, reforçando o compromisso da EJud-15 de disseminar o conhecimento. Bosco declarou sua satisfação por receber os vistantes e promover a aproximação da Universidade com o Tribunal, como forma de auxiliar na formação dos jovens e, também, na escolha da carreira. Em suas palavras de acolhimento, o desembargador desejou que “nada seja suficiente para obstar a realização dos sonhos e objetivos de cada um”.
#ParaTodosVerem: A servidora Ednamara, em pé, fala ao microfone.
Ainda no Plenário, a servidora do Gabinete da Secretaria-Geral Judiciária, Ednamara Aparecida Gonçalves Camara, explicou sobre a tramitação dos processos perante as Seções Especializadas e falou sobre a composição do Plenário e o funcionamento das sessões de julgamento. Em seguida, os visitantes puderam acompanhar parte da sessão de julgamento da Seção de Dissídios Coletivos.
#ParaTodosVerem: A servidora Flávia acompanha os visitantes explicando sobre o Cemac.
No 4º andar, o grupo visitou o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC), que em 2024 completará 20 anos de funcionamento. Inserido na Coordenadoria de Gestão Documental do TRT-15, o espaço é destinado a recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos de guarda permanente produzidos pela instituição. O local também conta a história do trabalho, da Justiça do Trabalho e da 15ª Região, por meio de documentos, fotografias e obras de arte.
#ParaTodosVerem: O desembargador João Batista Silva fala ao microfone, sentado. Ao seu lado, o desembargador Carlos Alberto Bosco.
A visita terminou no auditório da Escola Judicial, localizado no 5º andar do edifício, onde os alunos foram recepcionados pelo desembargador João Batista da Silva, que emocionou a todos com sua história de vida, repleta de desafios e superação. Goiano, nascido na zona rural e órfão de pai e mãe aos 7 anos de idade, o magistrado afirmou, com voz embargada, nunca ter imaginado que chegaria ao cargo de desembargador. Com 52 anos de serviço público, 31 deles dedicados à magistratura, declarou-se apaixonado pelo que faz e longe de se aposentar. Ao compartilhar memórias dos processos que julgou, além de conhecimento jurídico, o magistrado revelou especial sensibilidade na hora de decidir.
- 550 visualizações