CMAC comemora 20 anos como guardião da história do TRT-15 e da Justiça do Trabalho

CMAC comemora 20 anos como guardião da história do TRT-15 e da Justiça do Trabalho
Conteúdo da Notícia

Nesta segunda-feira, 21/10, o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região celebra seu 20º aniversário, consolidando-se como um ícone da preservação histórica da Justiça do Trabalho e dos direitos de cidadãs e cidadãos. Ao longo dessas duas décadas, o CMAC tem desempenhado um papel essencial ao conservar documentos que servem como prova e testemunho, fornecendo acesso à informação e registrando a memória dos direitos e obrigações coletivas e individuais.

#ParaTodosVerem: imagem retrata visitantes no CMAC.

Até 2017, o CMAC estava localizado na Rua Dr. Quirino, onde atualmente funciona o recém-inaugurado Co.Labora 15. Em 2018, suas atividades foram transferidas para a Rua Barão de Jaguara, no 4º andar da Sede Judicial, oferecendo um espaço modernizado e adequado para a preservação e consulta de seu valioso acervo.

Como parte das comemorações de seus 20 anos, o TRT-15 está divulgando uma série de depoimentos de personalidades que apoiaram e contribuíram para a criação e crescimento do CMAC. Entre os convidados, está a desembargadora aposentada Eliana Felippe Toledo, presidente do TRT-15 durante o biênio 2002/2004, sob cuja gestão, em 2004, foi oficialmente instituído o Centro de Memória como espaço de exposição e arquivo permanente. O desembargador Manoel Carlos de Toledo Filho também compartilhou sua experiência ao integrar ao acervo mais de 800 processos resgatados da antiga Junta de Conciliação e Julgamento de Araraquara, alguns datando de antes da criação da Justiça do Trabalho.

Hoje, o CMAC guarda um impressionante acervo de mais de 200 mil processos históricos, além de documentos administrativos que registram a trajetória do TRT-15 ao longo dos anos.

Ainda não conhece o CMAC e seu acervo?
Entre em contato pelo e-mail cmac@trt15.jus.br e agende uma visita para explorar esse espaço dedicado à preservação da memória e da história da Justiça do Trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social