Comitê Gestor Regional do Trabalho Seguro e Ejud15 levam magistrados para conhecer a produção da Korin
O Comitê Gestor do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e a Escola Judicial promoveram na sexta-feira, 22/3, uma visita técnica à Korin Agricultura e Meio Ambiente, localizada no município de Ipeúna, na jurisdição da Vara do Trabalho de Rio Claro. A iniciativa visa apresentar aos magistrados do TRT-15 a realidade do processo produtivo e as práticas adotadas pela empresa.
A Korin foi fundada em 2018 e tem uma visão empresarial baseada na filosofia e no método da Agricultura Natural, de Mokiti Okada, que privilegia o equilíbrio entre a saúde humana, a preservação do homem no campo e o uso dos recursos naturais. A visita guiada contou com a participação dos desembargadores Susana Graciela Santiso e Marcos da Silva Pôrto. Também estiveram presentes os juízes de primeira instância Antonia Sant’Ana (gestora auxiliar e representante do Programa Trabalho Seguro e responsável pelos contatos com a empresa), Alexandre Vieira dos Anjos, Cristiane Souza de Castro Toledo, Gabriel Calvet de Almeida, Lucas Falasqui Cordeiro, Manoel Luiz Costa Penido, Márcio Cavalcanti Camelo, Michele do Amaral, Patrícia glugovskis Penna Martins
Taisa Magalhães de Oliveira Santana Mendes e Thiago Nogueira Paz.
A atividade contou com a coordenação pedagógica da juíza substituta Flávia Farias de Arruda Corseuil, que atua na VT de Rio Claro. “As visitas promovidas pela Ejud são excelentes, tanto no aspecto educacional, quanto profissional, pois aproxima os magistrados de realidades que encontramos nos processos. A Empresa Korin nos recebeu com cordialidade, atenção, mostrando o processo da fábrica, o maquinário, seu funcionamento e, em especial, o cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores. Pudemos conhecer o processo fabril dos frangos e dos ovos, todo o controle de qualidade e o respeito aos alimentos que vão para a mesa, baseado nos princípios organizacionais que adotam”, avaliou a juíza.
Abril Verde
Integrantes do Comitê Gestor Nacional e gestoras e gestores regionais do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho realizaram, em fevereiro, a primeira reunião conjunta de 2024 para dar continuidade ao planejamento das ações previstas para o biênio 2023/2024. Entre os temas da pauta, a divulgação do subtema deste ano: “Democracia é inclusão: o aspecto social da sustentabilidade”. Também foi abordado o planejamento das ações para o Abril Verde 2024, campanha anual de âmbito nacional que busca alertar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e o fomento de uma cultura para ambientes laborais dignos, com saúde e segurança.
No TRT-15, são gestores regionais o desembargador Edmundo Fraga Lopes (2º grau de jurisdição) e Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti (1º grau de jurisdição). Ambos participam, nos dias 23 e 24 de abril, do “Seminário Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho”, promovido pelo programa na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Também está prevista a realização de um seminário temático no TRT-15 no dia 26 de abril.
- 722 visualizações