Escritor Ignácio de Loyola Brandão é um dos homenageados pelo TRT-15 na Abertura do Ano Judiciário, na quinta, 14/3

Escritor Ignácio de Loyola Brandão é um dos homenageados pelo TRT-15 na Abertura do Ano Judiciário, na quinta, 14/3
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promove no próximo dia 14 de março, quinta-feira, às 17h, a cerimônia de Abertura do Ano Judiciário 2024, que marca, de forma simbólica, o início dos trabalhos no Regional. No evento, que será realizado no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no edifício-sede judicial, em Campinas, também ocorrerá, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Samuel Hugo Lima, e com transmissão ao vivo, a tradicional solenidade de outorga das comendas Medalha Ouro e Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região. 

#ParaTodosVerem: imagem parcial do Grande Colar com um quadrado amarelo ao fundo e informações sobre o evento à direita

A cerimônia de Abertura do Ano Judiciário deste ano vai reunir, além dos membros da Corte, convidados do mundo jurídico, político, acadêmico e empresarial. Entre as autoridades que prestigiam a solenidade, a desembargadora do TRT-2 (SP), Catarina Von Zuben, o juiz Bruno José Perusso, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região, o juiz Thiago Elias Massad, presidente da Associação Paulista de Magistrados, Lydiane Machado e Silva, vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho, Fabio Luciano Barbosa, presidente da comissão de direito do trabalho da OAB local, representando a 3ª Subseção da OAB Paulista, entre outros. 

Os homenageados

Os 27 homenageados deste ano (16 recebem o Grande Colar e 11 a Medalha Ouro) integram uma lista que traz, entre os ilustres, o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Lopes Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras e autor do livro Não verás país nenhum, ganhador do Prêmio Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA) de melhor livro latino-americano publicado na Itália em 1983. Loyola também ganhou por quatro vezes o Prêmio Jabuti em 2000, pelo livro O homem que odiava a segunda-feira (na categoria Contos e Crônica), em 2008, por O menino que vendia palavras (categorias Infantil e Livro do Ano de Ficção), em 2015 por Os olhos cegos dos cavalos (Juvenil) e em 2017 com Se for pra chorar que seja de alegria (Contos e Crônicas). Também pelo Prêmio Jabuti, foi eleito personalidade literária de 2021. Em 2016, foi agraciado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. O escritor foi indicado pelo desembargador Wilton Borba Canicoba para receber o Grande Colar.

Entre as personalidades que também serão agraciadas com as honrarias da 15ª Região, a ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral, a desembargadora do TRT-2 (SP) Beatriz de Lima Pereira, a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Salise Monteiro Sanchotene, o conselheiro do CNJ Richard Pae Kim, a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Alvamari Cassillo Tebet, o jurista e professor Luiz Guilherme Marinoni, o desembargador ouvidor do TRT-4 (RS) Clóvis Fernando Schuch Santos, e presidente do Colégio de Ouvidores (Coleouv) em 2023, entre outros.

 As instituições beneficentes homenageadas

Três instituições beneficentes receberão a honraria Grande Colar. O Centro Promocional Tia Ileide, uma instituição de assistência social que atua na promoção e garantia de direitos de mais de 500 crianças, adolescentes e de 800 grupos familiares do Distrito de Nova Aparecida, região norte de Campinas. Em 2019, recebeu certificação internacional Phomenta de acordo com os padrões de transparência e boas práticas sociais, e por três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019) foi eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil para se doar, reconhecimento pela eficiência, qualidade de gestão, transparência e boa governança. 

Fundado em 1983, o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), entidade sem fins lucrativos de Sorocaba, promove o tratamento de saúde de crianças e adolescentes de até 18 anos, dando condições mais dignas de humanização e acolhimento aos pacientes e seus familiares, com foco nas áreas da pediatria e oncologia infantil. 

O Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Paica), uma instituição sem fins lucrativos, com a finalidade de atender crianças/adolescentes, de 0 a 14 anos, de maneira multidisciplinar e suas famílias, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Tem como objetivo, o atendimento às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, oferecendo terapias multidisciplinares, no contraturno escolar, a fim de promover o desenvolvimento no âmbito da saúde mental, desenvolvimento socioemocional, sensorial, físico e cognitivo, apoio e escuta especializada às famílias dos atendidos, orientação na busca de serviços e direitos através das legislações vigentes. 

Entenda a homenagem

A outorga das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região objetiva exaltar os méritos e a dedicação daqueles que prestaram serviços relevantes à cultura jurídica, à sociedade e à Justiça do Trabalho. Desde 1992, quando foi criada, os desembargadores do TRT-15 homenageiam personalidades e autoridades com as duas maiores honrarias da Corte. O Grande Colar é destinado a personalidades e autoridades, bem como pessoas jurídicas e instituições, nacionais ou estrangeiras. Já a Medalha Ouro tem como escopo prestigiar governantes, juízes, dirigentes, personalidades legislativas, científicas, sociais ou profissionais e servidores públicos, em geral, e da Justiça do Trabalho. 

Tradicionalmente, a entrega da comenda ocorre no mês de março, durante a solenidade de Abertura do Ano Judiciário.  Confira a lista completa dos homenageados. Assista pelo Canal do TRT-15 no Youtube.

Unidade Responsável:
Comunicação Social