Estudantes da Dom Bosco e do Centro Universitário Adventista visitam sede judicial do TRT-15

Estudantes da Dom Bosco e do Centro Universitário Adventista visitam sede judicial do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Cerca de 94 estudantes do curso de Direito da Associação de Ensino Dom Bosco de Monte Aprazível e do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Campus Hortolândia) visitaram a sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região nesta quarta-feira, 10/4. Os alunos foram acompanhados pelos professores Alexandre de Souza e Érica Pavin Calvo (Dom Bosco) e Larissa dos Reis (Centro Adventista).

#ParaTodosVerem: Estudantes posam para foto em frente a fachada do TRT-15

Ao chegarem para a visita, os estudantes posaram para a tradicional foto na fachada do edifício judicial e foram direcionados ao Plenário da Corte, onde tiveram início as atividades preparadas pela Escola Judicial do TRT-15. Após serem fotografados vestidos com a beca utilizada nas sessões, os alunos receberam a mensagem de boas-vindas da servidora do Gabinete da Secretaria-Geral Judiciária, Ednamara Aparecida Gonçalves Camara, que também explicou em linhas gerais a composição e o funcionamento das Secretarias Especializadas (SDIs e SDC), bem como do Pleno e do Órgão Especial, ambos órgãos julgadores com abrangência administrativa e judicial.

#ParaTodosVerem: aluno vestido com a beca simula sustentação oral na tribuna

Ednamara Camara explicou o funcionamento da Seção de Direitos Coletivos (SDC), cuja sessão os estudantes puderam em parte assistir no início da tarde. Ela ressaltou, particularmente, o poder normativo da SDC para cobrir lacunas não previstas em lei, no intuito de aperfeiçoar os direitos das categorias de trabalhadores.

#ParaTodosVerem: Ednamara fala ao microfone para os estudantes, que estão sentados no plenário

No quarto andar, os alunos visitaram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac) do TRT-15, onde conheceram as exposições permanentes e temporárias que contam a história do trabalho humano, da evolução dos direitos trabalhistas e da Justiça do Trabalho, especialmente da 15ª Região. No Cmac os visitantes também tiveram acesso ao acervo de documentos históricos e aos processos mais emblemáticos julgados pelo TRT-15. 

#ParaTodosVerem: No Cmac, estudantes observam processos antigos que estão expostos em caixa de madeira e vidro

Para finalizar a visita, o desembargador Renan Ravel Rodrigues Fagundes recebeu os estudantes no auditório da Escola Judicial, localizado no 5º andar da sede judicial. O desembargador compartilhou parte de sua trajetória profissional com os alunos, especialmente na Justiça do Trabalho, onde atua como magistrado do TRT-15 desde 1993. Ser um juiz sempre foi o sonho do desembargador Ravel, mas como ele mesmo afirmou, o que o motivou foi “a sensibilidade do Direito do Trabalho e sua contribuição para pacificar conflitos, com uma tutela mais justa”.

#ParaTodosVerem:  desembargador Renan Ravel está de pé falando ao microfone, sendo observado pelos es estudantes sentados em cadeiras rosé no auditório da Escola Judicial

O magistrado ressaltou, porém, o caráter protetivo da lei pelo trabalhador, e comparou essa proteção pelo hipossuficiente com o Direito do Consumidor, com suas condenações recorrentes a empresas.  A conversa com os estudantes, no entanto, transcorreu num tom menos jurídico e mais conselheiro, exortando-os a sempre agirem com disciplina e integridade ética, além de zelarem por suas relações, como forma de construir a melhor jornada pessoal e profissional.

Unidade Responsável:
Comunicação Social