Estudantes da Universidade Brasil e Faculdade de Americana visitam sede do TRT-15

Estudantes da Universidade Brasil e Faculdade de Americana visitam sede do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Na tarde desta quarta-feira, 27/11, a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu a visita de 13 estudantes de Direito da Faculdade de Americana (FAM), acompanhados da professora Laís Giovanetti, e 16 alunos da Universidade Brasil de Descalvado, acompanhados pelos professores Alexandre Eli Alves e Marcos Roberto Costa. Assim que chegaram, os estudantes foram recepcionados pela servidora da Escola Judicial do TRT-15, Jusleine Aparecida Serasi, e fizeram a tradicional foto em frente ao edifício.

#ParaTodosVerem: estudantes em frente a fachada do TRT-15.

A seguir, os estudantes foram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 3º andar, para assistir a um vídeo institucional destacando o funcionamento e a relevância do TRT-15, o segundo maior do Brasil. Os alunos também acompanharam uma sessão da 3ª Seção de Dissídios Individuais (3ª SDI), especializada em ações individuais e rescisórias.  

#ParaTodosVerem: A servidora Ednamara, em pé, fala ao microfone.

A servidora do Gabinete da Secretaria Geral Judiciária, Ednamara Aparecida Gonçalves Câmara, explicou sobre a composição da Mesa Alta, disposição dos desembargadores no Plenário da SDI e sobre o uso da vestimenta talar por parte dos juízes. “O juiz perde a identidade pessoal dele e integra a personalidade estatal, ele representa o Estado”, finalizou.

#ParaTodosVerem: Estudantes observam os documentos expostos no CMAC.

Logo depois, os alunos visitaram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC), localizado no quarto andar do edifício-sede. O espaço é destinado a recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos de guarda permanente produzidos pela instituição, relacionados à história da Justiça do Trabalho em Campinas, no estado de São Paulo e no Brasil.

#ParaTodosVerem: A foto retrata os juízes Antônio e Manoel, sentados. O magistrado José Antônio fala ao microfone.

Por fim,  foram conhecer a Escola Judicial, localizada no quinto andar, onde estiveram presentes o juiz da 1ª Vara do Trabalho de São José do Rio Preto, José Antônio Gomes de Oliveira, e o juiz aposentado neste ano, Manoel Luiz Costa Penido. O juiz José Antônio ressaltou a importância em receber os alunos por serem “aqueles que amanhã estarão aqui atuando como advogados, juízes e representantes do Ministério Público do Trabalho”. Com relação ao juiz Manoel Penido, o magistrado destacou o exemplo de vida do colega, e sua persistência na busca do conhecimento e aprimoramento constante, bem como sua experiência na vida jurídica da JT.

O juiz Manoel Penido agradeceu à Escola Judicial pela visita e falou da necessidade do aprendizado para a vida, por representar um estudo permanente. Para os estudantes, especificamente, o magistrado enfatizou a importância das suas escolhas, lembrando que “não basta só fazer uma boa escolha, e sim dedicar-se a ela com afeto”. Com uma breve exposição sobre sua vida pessoal, as dificuldades enfrentadas, e sua experiência como juiz do trabalho, o juiz Manoel Penido reforçou o papel fundamental da ética como um fio condutor entre as pessoas. Numa relação traçada com as redes sociais, o magistrado criticou “os discursos de ódio porque que aumentam os crimes de intolerância”. Nesse sentido, “o mundo precisa ser mais compartilhado, porque competitivo já somos demais”, afirmou o juiz, e exortou os jovens a pensarem mais em compartilhamento de esforços, cooperação, colaboração, “porque é assim que o mundo fica mais humano”, concluiu. Os estudantes puderam assistir ainda uma apresentação do Coral de Libras do TRT-15.

#ParaTodosVerem: O coral de Libras do TRT-15 fazendo sua apresentação. Quatro mulheres e um homem, em pé.

Unidade Responsável:
Comunicação Social