Estudantes de Direito de Bauru e Piracicaba visitam sede do TRT-15
Aproximadamente 65 alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Piracicaba e das Faculdades Integradas de Bauru visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na tarde desta quarta-feira (11/9). Os estudantes de Piracicaba estavam acompanhados dos professores Ilnah Augusto Toledo, Ligia Fernandes Marques e Daniel Krobath, e os de Bauru, dos professores Camilo Stangherlim Ferraresi, Tales Vialôgo, Cesar Augusto Micheli e Mônica Martins. A visita teve como objetivo apresentar aos futuros bacharéis a estrutura e o funcionamento da 2ª instância da Justiça do Trabalho. A desembargadora Adriene Sidnei de Moura David, amiga dos professores da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, também recepcionou o grupo de estudantes e até posou para as fotos. O programa é organizado pela Escola Judicial e contou com o acompanhamento da servidora Jusleine Aparecida Serasi.
#ParaTodosVerem: Foto posada dos estudantes em frente ao prédio do TRT-15.
#ParaTodosVerem: Estudantes posam para a foto em frente ao TRT-15.
Inicialmente, os alunos posaram para a foto oficial, em frente ao edifício-sede da Corte. Depois, se dirigiram ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 3º andar, onde foram recebidos pela servidora do Gabinete da Secretaria-Geral Judiciária, Ednamara Aparecida Gonçalves Câmara. Aos alunos, contextualizou como funcionam as sessões do Pleno, onde se posicionam os principais participantes e explicou que a toga usada pelos magistrados simboliza a despersonalização do indivíduo, que passa a estar imbuído de um poder do Estado.
#ParaTodosVerem: O desembargador Carlos Bosco fala ao microfone.
Na sequência, o diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Carlos Alberto Bosco, acolheu os estudantes com uma mensagem de incentivo e esperança diante das dificuldades da vida. Encorajou a se dedicarem ao estudo como forma de aprimoramento profissional. Diante das adversidades pelas quais todos passam na vida, aconselhou a traçar um objetivo, confiar e perseverar.
#ParaTodosVerem: No Centro de Memória, estudantes observam a servidora Flávia.
Em seguida, os alunos visitaram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac), espaço destinado a recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos de guarda permanente produzidos pela instituição. Sob a orientação das servidoras Flavia de Matos Rodrigues e Daniele Abid Dallacqua Cristofoletto, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a história do trabalho, da Justiça do Trabalho e do TRT-15, contada por meio de documentos, fotografias e obras de arte.
#ParaTodosVerem: O desembargador João Batista, sentado, fala ao microfone.
Por fim, a turma de alunos conheceu a Escola Judicial, localizada no 5º andar, com o desembargador Carlos Alberto Bosco. Lá os alunos interagiram com o desembargador João Batista da Silva e conheceram um pouco de sua trajetória. Nascido na zona rural, no município de Nova Aurora, em Goiás, e filho de trabalhadores de uma fazenda na região, o desembargador narrou a dificuldade financeira que teve de enfrentar com a família, principalmente depois que o pai faleceu. Antes da carreira no Tribunal, ainda se dedicou por uns anos ao trabalho militar, ocupação com o qual conciliou uma rotina rígida de estudos para passar no concurso da magistratura. Recordando essa época, mencionou também as falas de amigos e familiares que algumas vezes tentaram dissuadi-lo da carreira que almejava por não acreditarem na possibilidade de passar no concurso. Diante disso, o desembargador João Batista procurou encorajar os estudantes lembrando que se nos sentimos capazes de realizar algum sonho, devemos seguir em frente, sem desanimar.
- 1073 visualizações