Guarani vai aderir ao pacto de conscientização do enfrentamento da violência contra a mulher

Guarani vai aderir ao pacto de conscientização do enfrentamento da violência contra a mulher
Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, a desembargadora Luciane Storer e a juíza Patrícia Glugovskis Penna Martins (titular da Vara do Trabalho de Mogi Mirim) fizeram uma visita institucional nesta quinta-feira, 21/3, ao Guarani Futebol Clube para apresentar o “Pacto Ninguém Se Cala”, uma iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho (MPT), que busca incentivar a conscientização do enfrentamento da violência contra a mulher. A campanha conta com a adesão do TRT-15, que está mobilizando os times de futebol de Campinas e outras instituições para participação. Os magistrados foram recebidos pelo presidente do clube André Marconatto, pelo CEO Ricardo Miguel Moisés, e pelos vice-presidentes Adriano Hintze (Marketing e Comunicação) e Erik Augusto Franco de Godoy, além da advogada Natália Mattos.

#ParaTodosVerem: O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, a desembargadora Luciane Storer e a juíza Patrícia Glugovskis Penna Martins posam para foto ao lado dos representantes do clube Guarani Futebol Clube.

#ParaTodosVerem: O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região posa para foto em frente ao escudo do clube Guarani Futebol Clube.

O TRT-15 promove no início de abril um evento para oficializar a assinatura do termo de cooperação técnica com o MPSP e o MPT, que visa à realização de ações conjuntas pelo enfrentamento à violência de gênero. O objetivo é dar mais efetividade à política pública estadual de proteção à mulher, conforme determina as Leis n. 17.621/23 e 17.635/23. Os normativos definem novas obrigações de estabelecimentos que exercem atividades de bar, restaurante, casas noturnas, eventos, espetáculos, jogos de futebol ou similares, na prevenção da violência contra mulher e no acolhimento das vítimas.  “O tribunal atua em várias frentes que buscam conscientizar a sociedade sobre o trabalho seguro, o combate ao trabalho infantil e ao trabalho análago à escravidão, e também a questão do assédio. Nosso objetivo é unir esforços nessas campanhas, mobilizando times de futebol e instituições”, ressaltou o presidente Samuel. 

Coube à desembargadora Luciane Storer o detalhamento da campanha a partir do conteúdo disponível no hotsite “Pacto Ninguém Se Cala” hospedado no portal do MPSP, que traz a minuta e o formulário para a adesão,  material de impressão e utilização em eventos, legislação e dados estatísticos, além de cartilhas educativas sobre violência contra a mulher e assédio sexual. “A família está no estádio de futebol. É muito importante que faça parte dessa construção para combater a violência contra a mulher”, evidenciou.

André Marconatto comentou que o Guarani já faz um trabalho interno com foco na família. “O TRT-15 pode contar com a gente”, disse.  Ricardo Moisés comentou que essa pauta do pacto, que pretende conscientizar e combater a violência contra a mulher, entrará no rol de ações do clube. Ao aderir ao pacto, a instituição se compromete a realizar campanhas, divulgar o material, promover diálogos (workshops, palestras), difundir o canal de denúncias, entre outras ações.

Com informações do MPSP e MPT Campinas

Unidade Responsável:
Comunicação Social