Luiz Roberto Nunes, último bandeirante do TRT-15, é homenageado no Pleno
A sessão plenária do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, na quarta-feira, 20/6, foi repleta de emoção com as homenagens ao desembargador Luiz Roberto Nunes, em sua última participação oficial antes da aposentadoria, prevista para 31/7. A esposa do magistrado, Maria Elena Papini Nardin, e as servidores do gabinete prestigiaram a sessão, que foi transmitida virtualmente e acompanhada pelas filhas Tereza e Fabiana.
#ParaTodosVerem: Foto posada com doutor Samuel, doutor Nunes, Maria Elena e Lydia.
#ParaTodosVerem: Presidente, sentado à mesa alta, fala ao microfone, sendo observado por alguns colegas.
O presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, iniciou a sessão, e logo após foi transmitido um vídeo contando a trajetória profissional do homenageado, bem como um pouco de sua vida pessoal, marcada pela beleza de sua família e por seu amor pelo plantio de morangos.
O presidente ressaltou que a aposentadoria do homenageado encerra uma geração de magistrados “bandeirantes”, que apostaram na internalização da jurisdição pelo interior de São Paulo, com a divisão do TRT-2 e a criação do TRT-15, em 1986. Ele destacou a atuação do desembargador Nunes como um dos fundadores deste Regional, ao lado dos magistrados Pedro Benjamin Vieira e Adilson Bassalho Pereira. “Muitos diziam que o TRT-15 não passava de uma loucura que sucumbiria, e esses visionários resolveram focar as atenções na hinterlândia paulista. Vossa Excelência é o último desses nossos heróis.” Em seguida, Nunes, acompanhado da esposa Maria Elena e da irmã Lydia, foi presenteado com sua toga, entregue pelo presidente.
#ParaTodosVerem: Foto do telão mostrando foto do desembargador Nunes com a seguinte frase: "Mais importante do que ser protagonista é trabalhar junto para todos serem protagonistas".
Quinze de seus pares fizeram uso da palavra para ressaltar a importância do magistrado nesses 38 anos de Justiça do Trabalho, incluindo o desembargador aposentado Luiz Antonio Lazarim, que encaminhou uma mensagem repassada pelo presidente ao homenageado. Nunes foi enaltecido pela jovialidade, empatia, motivação e cordialidade, e por ter auxiliado e acolhido muitos dos que ali estavam no início da carreira de magistrado, a quem carinhosamente chamava de “meninos”. O desembargador também foi reverenciado pela brilhante carreira como magistrado, por sua competência, dedicação e eficácia na prestação jurisdicional. Os colegas desejaram-lhe tranquilidade, saúde e felicidade para desfrutar esta nova fase da vida ao lado de sua família.
#ParaTodosVerem: O juiz Sérgio Polastro fala ao microfone.
O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Sérgio Polastro Ribeiro, agradeceu e parabenizou Nunes. “Vossa Excelência personifica um período da história deste tribunal que é ímpar, que foi a criação, a fundação e a expansão do TRT-15.” O magistrado cumprimentou o homenageado por sua conduta ética e célere, “de alguém que prestou a jurisdição de qualidade neste Regional”. Polastro também pontuou que a aposentadoria não significa inatividade. “Percebemos pelo vídeo quantas atividades e compromissos o senhor tem pela frente, com as filhas, netas e com o cultivo dos morangos, além das atividades físicas que sabemos que aprecia”, finalizou.
#ParaTodosVerem: O vice-procurador do MPT de Campinas, Ronaldo Lira, fala ao microfone.
O vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Campinas, Ronaldo José de Lira, agradeceu o respeito e o carinho que o homenageado sempre teve para com ele e a instituição. “Fiquei emocionado com a expressão do senhor assistindo ao vídeo. Não temos ideia da vida particular de cada um de vocês. Então, num dia como hoje, em que há convergência profissional com a vida pessoal, percebemos o quanto de amor é dedicado não só ao trabalho, mas também aos entes queridos.”
O desembargador Nunes agradeceu as palavras generosas “desse dileto grupo de amigos que ressaltaram a importância do nosso relacionamento e de eventos que foram marcantes para cada um deles na vida”. O homenageado, bastante emocionado, afirmou que a vida trilha diversos caminhos, não só físicos como também profissionais e pessoais. “Entendo que trilhei um imenso caminho graças à recepção que sempre tive aqui neste tribunal.” Nunes falou um pouco de sua trajetória profissional, iniciada no TRT de São Paulo até a criação do TRT-15, lembrou que foi um dos fundadores da Amatra XV, instituição da qual foi diretor por duas gestões, além de ter sido também um dos fundadores do plano de saúde dos magistrados, “graças ao empenho de diversos colegas, pois evidentemente não fiz as coisas sozinho. Pelo contrário, fui mero participante nas ocasiões em que surgiram essas oportunidades”.
#ParaTodosVerem: Foto do magistrado Nunes, emocionado, assistindo ao vídeo que foi transmitido de sua trajetória profissional e pessoal.
O desembargador lembrou da época em que foi juiz da 1ª Vara do Trabalho de Piracicaba, a qual recebia cerca de 2.500 processos novos e 4 mil processos na fase de execução. “Naquele tempo, tinham sido demitidos muitos bancários, e havia uma pauta especial. Eram audiências pesadas e fazíamos cinco instruções diariamente, além de doze iniciais, e três sentenças por dia útil, em média, trabalhando de segunda a sexta.” Após um ano de trabalho, o magistrado pontuou que a vara tinha outra feição, com o serviço todo em dia. “Aqui no tribunal também procurei fazer isso, tanto que, quando é divulgada a lista da estatística nacional mês após mês, estou sempre classificado entre os três primeiros desembargadores deste Regional com o menor número de processos.”
O juiz agradeceu a equipe de seu gabinete, formado, atualmente, somente por mulheres. “Dedico uma especial homenagem a elas, pois, se consegui durante tantos anos me manter entre os desembargadores com menos processos em mãos e um número reduzido na secretaria para julgamento, devo isso ao empenho diário de todas.”
#ParaTodosVerem: A foto retrata doutor Samuel e doutor Nunes em um emocionante abraço.
Além da dedicação ao plantio de morangos, o homenageado contou seus planos para a aposentadoria. “A conclusão do mestrado, após duas tentativas frustradas, foi a realização de um sonho e por diversos anos lecionei em cursos preparatórios, especialmente para a prova da OAB, e agora com a aposentadoria volto a lecionar.” Para ele, estudar e estar atualizado sempre lhe deu muita satisfação. “Pretendo não perder esse conhecimento adquirido no tribunal, durante essas décadas, e ensinar a garotada as coisas que sei.” O magistrado relatou, ainda, que pretende advogar, e que está fazendo vários cursos na área do Direito Previdenciário. Finalizando, Nunes elogiou o curso oferecido pelo tribunal, chamado Preparação para a Aposentadoria, promovido pelo setor da saúde: “Recomendo a todos que estejam próximos da aposentadoria, parabéns pelo programa”. O homenageado expressou, por último, a palavra “gratidão”, e foi aplaudido em pé pelos pares e presentes no Plenário.
#ParaTodosVerem: Na foto, doutor Nunes em pé, sendo aplaudido pelos demais colegas que também estão em pé, no Plenário.
- 892 visualizações