Racismo algorítmico será tema de debate no canal do YouTube do TRT-15 na próxima segunda-feira (15/4), das 11h às 12h
Magistrados, servidores, advogados, estagiários, estudantes e o público em geral participam na próxima segunda-feira (15/4), das 11h às 12h, de mais uma edição do Diálogos Inovadores, desta vez com o tema Racismo Algorítmico. Realizado pelo Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Co.Labora 15, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TRT-15 (https://www.youtube.com/trt15r/live).
Participam do diálogo o especialista em política tecnológica na Fundação Mozilla e autor do livro “Racismo Algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais”, professor Tarcízio Silva, e a mestre em Direito pela UFMG, formadora em Letramento Racial e Julgamento com Perspectiva Interseccional de Gênero e Raça, juíza do trabalho Rosilene Nascimento.
O tema central será uma análise de como sistemas de inteligência artificial, como reconhecimento facial e filtros para selfies, podem refletir ou amplificar preconceitos raciais. Durante o encontro, os participantes responderão perguntas enviadas pelo público via chat do YouTube.
O Que: Diálogos Inovadores - Racismo Algorítmico, uma atualização do racismo estrutural.
Onde: Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do TRT-15. Acesse youtube.com/TRT15R/live.
Como: O evento será online, permitindo a participação de qualquer lugar. Inclui uma sessão de perguntas e respostas pelo chat do YouTube.
Objetivo: fomentar uma discussão sobre como a implementação acelerada de tecnologias digitais, especificamente algoritmos de inteligência artificial, podem perpetuar ou intensificar discriminações raciais.
Quem: Tarcízio Silva, especialista em política tecnológica na Fundação Mozilla e autor do livro “Racismo Algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais”; e Rosilene Nascimento, juíza do trabalho no TRT15, mestre em Direito pela UFMG, especialista em Letramento Racial e Julgamento com Perspectiva Interseccional de Gênero e Raça.
Público: pessoas interessadas em tecnologia, inovação, direito e questões sociais.
- 439 visualizações