Sob coordenação do TRT-15, Plataforma Wiki JT 2G avança com a construção do fluxo processual para Precatórios e RPV’s
Nesta quarta-feira, 15/5, uma reunião presencial no Tribunal Superior do Trabalho em Brasília marcou mais uma etapa no desenvolvimento do Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos da Justiça do Trabalho (Wiki JT) na versão para o segundo grau: o módulo Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV’s). Com apresentação da coordenadora da Wiki JT e desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Ana Paula Pellegrina Lockmann, o encontro contou com a participação dos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Rafael Gustavo Palumbo e Carlos Abner de Oliveira Rodrigues Filho, do secretário Marcelo Marques de Matos, e magistrados e servidores das áreas técnicas de Precatórios de 22 Tribunais Regionais do Trabalho.
#ParaTodosVerem: Integrantes da reunião estão de pé, posando para foto
A desembargadora Ana Paula Lockmann iniciou a atividade com breve histórico da Wiki, reforçando a sua vocação para a padronização em busca de eficiência nos procedimentos da Justiça do Trabalho. Na sequência, o secretário da Corregedoria do TRT 15ª Região, Vlademir Nei Suato, que integra o grupo de Trabalho da Wiki desde seu início, explicou as funcionalidades da ferramenta e orientou sobre a construção do fluxo processual para “Precatórios e RPV’s”.
#ParaTodosVerem: Em pé, desembargadora Ana Paula Lockmann e servidor Vlademir Suato aparecem em frente a um telão enquanto falam para o público, que está sentado de costas para a foto. No canto direito, a juíza Daniela Macia está de pé, ao lado do telão, e a assessora da SGJ do TRT-15 Claudia Barros está sentada com os braços apoiados em uma mesa.
A equipe da Assessoria de Precatórios do TRT-15, representada pela juíza auxiliar da Presidência Daniela Macia Ferraz Gianinni (gerente do projeto) e pelo assessor Evandro Luiz Michelon, apresentou o fluxo elaborado para nortear os trabalhos com as principais rotinas, para que todos os tribunais pudessem visualizar e participar, definindo o desenho que contempla a melhor prática, de acordo com os normativos nacionais. Aprovado o fluxo, os participantes foram divididos em grupos, com propostas de trabalho on-line para apresentação e inserção nas páginas da Wiki em nova reunião presencial a ser definida. Do TRT-15 também participaram da atividade os servidores Samira Campos Marini, da Assessoria de Precatórios, Adilson Sergio Bertoldo Jr., da Coordenadoria de Apoio ao Corregedor (gerente técnico do projeto), Claudia Correa Barros, assessora técnica da Secretaria-Geral Judiciária e Fabio Gomes Amorim de Souza, da Assessoria de Gestão Estratégica.
#ParaTodosVerem: Em pé, servidor Evandro Michelon aponta para o telão.
Sobre a Plataforma Wiki JT
Construída a partir do conceito da Wikipédia, em que a gestão do conhecimento das rotinas é feita de forma coletiva pelos usuários, a Plataforma Wiki foi criada na Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) para a 1ª instância. A ferramenta, que descreve e orienta as rotinas das secretarias das varas do trabalho, foi nacionalizada pela Justiça do Trabalho em 2021, por meio da CGJT. O projeto se estende agora para o segundo grau de jurisdição.
O foco da Wiki JT 2G é o detalhamento dos órgãos de segundo grau (TRTs), em que a ferramenta vai auxiliar no alinhamento de rotinas de trabalho por meio de fluxos gráficos otimizados que condensam informações do processo, seus movimentos no e-Gestão e no PJe, além da disponibilização de modelos de despachos.
- 671 visualizações