TRT-15 divulga Semana Nacional da Conciliação na Câmara Americana de Comércio

TRT-15 divulga Semana Nacional da Conciliação na Câmara Americana de Comércio
Conteúdo da Notícia

O presidente e o vice-presidente  judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadores Samuel Hugo Lima e João Alberto Alves Machado, participaram, na manhã de sexta-feira (22/3), de um encontro na Câmara Americana de Comércio (Amcham) que reuniu o Comitê Estratégico de Escritórios de Advocacia (sócios de escritórios do interior de São Paulo) e o Comitê Estratégico Jurídico (diretores e gerentes jurídicos de grandes empresas e indústria da região). O evento tratou do tema “Escritórios de Mãos Dadas pela Conciliação” e teve como foco a participação das empresas na Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que será promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) entre os dias 20 a 24 de maio deste ano. 

#ParaTodosVerem: Em mesas redondas, público acompanha explanação em auditório da Ancham

Também estiveram presentes, pelo TRT-15, o desembargador Fábio Bueno de Aguiar, integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), a desembargadora Ana Cláudia Torres Vianna, o juiz do trabalho Caio Rodrigues Martins Passos, coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do 1º grau e o servidor Aldenir Francisco Wicher, secretário do Nupemec. Pelo Comitê Estratégico de Escritórios de Advocacia participaram Fabiano Gresp e Luiz Baggio, e representando o Comitê Estratégico Jurídico, Daniel Lisboa e Vanessa Cereser.

#ParaTodosVerem: Desembargador Samuel, com o  microfone na mão direita, fala  para o público

O desembargador Samuel Lima ressaltou que o encontro visa reforçar a divulgação da Semana da Conciliação junto aos setores empresarial e o da advocacia. Ele ponderou que a conciliação também é uma medida administrativa diante dos inúmeros processos que tramitam pelo tribunal. Com a finalidade de otimizar a máquina judiciária, que cuida do setor conciliatório, e de aumentar os índices de acordo, o TRT-15 alterou algumas estratégias. O presidente citou uma delas, lembrando que “antes, o setor competente era o responsável por separar os processos para a tentativa conciliatória, agora, nós chamamos as empresas para que elas, dentro de sua gestão orçamentária e de sua política institucional, relacionem os processos”.

#ParaTodosVerem: Desembargador João Alberto, com o  microfone na mão direita, fala  para o público

O desembargador João Alberto Alves Machado afirmou que a conciliação é transformar o processo numa atividade que seja mais útil para a sociedade, e que a advocacia e as empresas são parceiras dessa construção. O magistrado falou sobre a necessidade de as empresas serem transparentes, de terem provisões e até sobre a quantidade de passivos trabalhistas, que segundo ele, pode ser um problema, dependendo da gestão adotada.  “A conciliação é a forma mais adequada para a solução desses problemas, pois ela é construída pelas próprias partes. A perspectiva é fazer um trabalho em conjunto para atender essa coletividade e resolver o impasse”.  Por fim, o vice-presidente abordou alguns projetos de conciliação do tribunal como as mediações em dissídios pré-processuais que têm índice de conciliação de 64% e a realização de acordo nos processos de recursos de revista. 

#ParaTodosVerem: Desembargador Fábio Aguiar, com o microfone na mão direita, fala  para o público

O desembargador Fábio Aguiar ponderou sobre a importância de difundir a Semana da Conciliação para os participantes do evento. “Aprendemos na faculdade que advogado bom é o que litiga e não o que faz acordo. E isso não cabe mais, é passado. Temos que ver o que é melhor para a sociedade.” O magistrado solicitou para que as empresas busquem os Cejuscs e o Nupemec, levando suas listas de processos com potencial  conciliatório para serem pautados no evento.  

#ParaTodosVerem: Desembargadora Ana Cláudia, com o microfone na mão direita, fala  para o público

A desembargadora Ana Cláudia Torres Vianna afirmou que para uma boa conciliação é necessário qualidade e tempo. “É um processo de convencimento, não é fácil. Muitas vezes, a medição é semear, uma hora irá repercutir.” A magistrada aconselhou os empresários e advogados a alinharem processos que possam ser pautados nas mediações. “Prestigiem a Semana Nacional de Conciliação e tenham para esse momento processos indicados para mediação. As pedreiras, as resistências, deixamos para um outro momento, pois essas demandas precisam de várias sessões de mediações para se chegar a um denominador comum”.

#ParaTodosVerem: Imagem geral do evento com  dois representantes da Amcham de pé  (lado esquerdo da imagem) falando ao público 

Os representantes dos Comitês comentaram sobre a importância da conexão das empresas e dos escritórios de advocacia com o Judiciário. Para eles, existem muitas peculiaridades no negócio jurídico e essa expansão de ideias auxilia a negociação dentro das instituições. “É uma reunião especial, pois estamos tratando do segundo maior tribunal do país, que tem bons índices de conciliação e pode melhorar ainda mais. Somos parte disso, todos aqui podemos protagonizar essa reforma”, finalizou Fabiano Gresp.

#ParaTodosVerem: representantes da Amcham e do TRT-15 de pé posam para foto.

 

2024-03-22_Amcham_Conciliação

Unidade Responsável:
Comunicação Social