TRT-15 e MPT se reúnem com reitor do Santuário Nacional para reforçar parceria em prol do trabalho decente

TRT-15 e MPT se reúnem com reitor do Santuário Nacional para reforçar parceria em prol do trabalho decente
Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e o presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, desembargadores Samuel Hugo Lima e João Batista Martins César, acompanhados do procurador do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo José de Lira, estiveram nesta quarta-feira, 24/1, em reunião com o reitor da Basílica Nacional de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo, para tratar da realização de ações de conscientização envolvendo o trabalho decente.

#ParaTodosVerem: Presidente Samuel, ao lado de Ronaldo Lira do MPT, o reitor do Santuário e o desembargador João Batista em capela interna da Basílica Nacional

Iniciada em 2016, a parceria entre as instituições mobiliza o Santuário, um dos maiores centros católicos do mundo, em atividades técnicas como seminários e palestras sobre o combate ao trabalho infantil e a importância da aprendizagem social para garantir o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A iniciativa também engloba atividades lúdicas, como a Semana da Criança por ocasião dos festejos de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro, que conta com a participação de alunos de escolas públicas. “Estamos celebrando esses oito anos de parceria que contribuíram para a disseminação de informações em defesa da criança. Nessa reunião discutimos também a possibilidade de ampliar o escopo das ações com foco no trabalho decente para abarcar o trabalho seguro,  a  inclusão de pessoas com deficiência e o combate ao trabalho análogo à escravidão”, ressaltou o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima.

#ParaTodosVerem: Presidente Samuel e o padre Catalfo em capela interna da Basílica Nacional

O presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, desembargador João Batista Martins César,  comentou que a visita teve o objetivo ainda de agradecer ao Santuário por abrir suas portas para a temática do trabalho infantil, conscientizando milhares de pessoas. “Conversamos também sobre a possibilidade de ampliar a parceria para abranger a Agenda 2030 da ONU, com os objetivos de desenvolvimento sustentável”, acrescentou.

O procurador Ronaldo Lira enfatizou a relevância da parceria entre o MPT, o TRT-15 e o Santuário Nacional de Aparecida. “Trazemos luzes a essa matéria, fazendo despertar na sociedade a conscientização de que o trabalho infantil  é uma prática que prejudica a vida da criança e do adolescente. Essa parceria tem sido fortalecida ao longo dos anos, inclusive com o envio de mensagens pelo Papa Francisco que enalteceram a importância do tema”.

Unidade Responsável:
Comunicação Social