TRT-15 entrega Medalha Ouro a dois homenageados

TRT-15 entrega Medalha Ouro a dois homenageados
Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, conduziu na manhã desta quinta-feira, 29/1, uma cerimônia no Salão Nobre da Presidência para homenagear duas personalidades com a Medalha Ouro da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, indicadas nos anos de 2022 e 2023. 

#ParaTodosVerem: no centro da imagem, o ex-ministro Amir Pazzianotto, Dr. Samuel e Dr. Edmundo, com os dois homenageados, Manoel Messias (à esquerda) e Paulo Henrique (à direita), exibindo a Medalha Ouro em suas respectivas lapelas.

O servidor do TRT-15, Paulo Henrique Caruso Pazzianotto Pinto, e o diretor internacional do Lions Clube Internacional para o Brasil, América Latina, Caribe e México, Manoel Messias Mello, ambos indicados pelo desembargador Edmundo Fraga Lopes, foram recepcionados por magistrados, servidores e outras autoridades, como o pai de um dos homenageados, o ministro aposentado Almir Pazzianotto Pinto.

Participaram da cerimônia, entre outros, o decano da Corte, desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, os membros da Administração, desembargadores José Otávio de Souza Ferreira (VPA) e João Alberto Alves Machado (VPJ), outros membros da Corte como os desembargadores Ana Amarylis Vivacqua de OIiveira Gulla, Ana Paula Pellegrina Lockmann, Helcio Dantas Lobo Jr. e Paulo Augusto Ferreira. Também prestigiaram o evento os juízes auxiliares Daniela Macia Ferraz Giannini (Presidência) e Flávio Landi (VPA), a secretária-geral da Presidência, Adriana Martorano Amaral Corsetti, e o diretor-geral Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser.

O desembargador Edmundo Fraga Lopes agradeceu inicialmente ao Pleno do TRT-15, que concordou com os nomes para a outorga da medalha. Sobre eles, o magistrado ressaltou especialmente o mérito pelo trabalho de 32 anos dedicados de Paulo Henrique Pazzianotto à Justiça do Trabalho, quatro deles ao TRT-2 (SP). No TRT-15, após ter sido secretário-geral da Presidência em duas gestões consecutivas, passou a assessor-chefe de gabinete, e já se vão 18 anos. 

Sobre o segundo homenageado, “o 23º brasileiro a ascender ao cargo de diretor internacional do Lions”, como ressaltou o desembargador Edmundo, “também é um coronel reformado da Polícia Militar. No Lions, instituição que o magistrado também integra desde 1984, o diretor Manoel Messias Mello foi responsável por assinar 35 projetos de subsídios, todos aprovados, resultando em mais de R$ 2,5 milhões destinados a entidades de assistência. 

O servidor Paulo Henrique usou a tribuna para contar rapidamente sua trajetória no serviço público, e lembrou que, quando ainda ocupava o cargo de secretário da Presidência, participou da criação da Medalha Ouro da Ordem do Mérito Judiciário da 15ª, sem imaginar, contudo, que um dia seria ele mesmo uma das personalidades agraciadas.

O diretor do Lions Manoel Messias Mello afirmou que se sente honrado pelo reconhecimento do TRT-15, mas lembrou que antes de ser uma homenagem meramente pessoal, a medalha também tem um sentido de homenagear as instituições a que ele pertence: o centenário Lions e a Polícia Militar, prestes a completar 200 anos. Como ele mesmo afirmou, “essas instituições possibilitaram abrir caminhos para o trabalho que inspirou a homenagem”. Messias salientou ainda a “simbiose” que existe entre o Lions e a Justiça do Trabalho, no que se refere às questões sociais de destinação de valores “para ajudar os que mais precisam”. O diretor também presenteou o desembargador Samuel com uma réplica de uma obra de arte sobre a paz, criada por um garoto de 13 anos, que foi finalista de um concurso infantil promovido pelo Lions em 2023.

O presidente Samuel afirmou que o TRT-15 não é uma instituição isolada, mas faz parte do contexto social, e é por isso que rende homenagem a personalidades que de alguma forma contribuem para o fortalecimento da Justiça do Trabalho. O magistrado destacou também qualidades de ambos os homenageados e encerrou oferecendo ao ex-ministro Almir Pazzianotto o púlpito para, como a personalidade mais eminente da cerimônia, dizer algumas palavras.

Pazzianotto agradeceu a homenagem feita ao filho caçula, e afirmou que uma medalha “é algo imensamente significativo, principalmente quando oferecida por um tribunal reconhecido por sua idoneidade e rigor”. Destacou também a importância do TRT-15 como o primeiro tribunal do país em produtividade e o segundo em volume de ações, sendo assim um dos mais rápidos na prestação jurisdicional, e lembrou o papel importante dos servidores nesse ranking, a quem chamou de “espinha dorsal da instituição”. O ministro aposentado, que se afirmou “mais velho que a própria Justiça do Trabalho e do que a CLT”, disse por fim que tem um orgulho de ter contribuído para a criação da 15ª Região, num momento de grandes desafios, em que se enfrentava oposição dentro mesmo da Justiça do Trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social