TRT-15 estimula plantio de mudas em setembro
Reconhecido nacionalmente por sua excelência na resolução de conflitos, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região também se destaca pelo forte compromisso com causas sociais e ambientais. Em 2014, tornou-se o primeiro órgão judicial global a aderir ao Pacto Global da ONU, uma iniciativa que busca mobilizar a comunidade internacional em torno de dez princípios universais, englobando direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
#ParaTodosVerem: foto de fundo verde com uma muda no centro, sendo aguada por uma mão. Texto em branco: adotar práticas sustentáveis é investir no futuro que queremos construir: um mundo mais equilibrado, saudável e próspero para todos. No rodape: Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho do TRT-15.
Desde então, o tribunal tem intensificado suas ações em defesa desses princípios, com ênfase no meio ambiente, cuja Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho tem o objetivo de adequar as ações do TRT-15 aos referenciais de sustentabilidade socioambiental.
Formada por membros magistradas e magistrados, servidoras e servidores, a Comissão desenvolve e implementa ações educativas para promover uma convivência responsável, consciente e crítica em relação aos recursos naturais e humanos.
Os membros da Comissão buscam sensibilizar e envolver a força de trabalho da Corte na redução do consumo de papel e de energia elétrica. Além disso, promovem a diminuição do uso de copos descartáveis por meio de campanhas educativas e distribuição de canecas. Também realizam palestras com temáticas voltadas à sustentabilidade e executam, desde 2021, a ação simbólica de plantio de árvores, uma das ações mais eficazes e tangíveis para a preservação, ajudando a combater o desmatamento, diminuir a emissão de carbono na atmosfera e manter o equilíbrio dos ecossistemas.
Neste mês de setembro, está planejada uma nova ação de plantio de mudas, reafirmando o compromisso do TRT-15 com as políticas de proteção ambiental e práticas sustentáveis. As Unidades organizarão a ação, conforme seu planejamento. A participação individual também será muito bem-vinda. As mudas de árvores poderão ser obtidas gratuitamente em:
- Órgãos públicos que disponham de viveiros de mudas para doação;
- Empresas privadas que disponibilizam mudas para doação;
- ONGs que atuam na promoção de políticas públicas para a conservação e preservação ambiental.
Essas iniciativas estão diretamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribuem para a construção de iniciativas socioambientais no Judiciário Trabalhista, representando um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável e equitativo para todos.
Acesse mais informações sobre a Comissão.
- 154 visualizações