Unidades da 15ª comemoram o Dia da Árvore com ações socioambientais
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por meio de sua Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho, registrou, no mês de setembro, em algumas de suas unidades, a realização de ações socioambientais, como palestras educativas e plantio de árvores. No Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto, a Cerimônia em Comemoração ao Dia da Árvore, realizada no dia 25, teve como objetivo reforçar o compromisso com o meio ambiente e conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental e do futuro sustentável. O evento, coordenado pela juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, titular da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, contou com palestras ministradas pelo educador ambiental Marcos Santos e pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Bonetti, abordando temas fundamentais sobre a preservação e sustentabilidade. “Durante o evento, foram distribuídas mudas de plantas como símbolo da conscientização sobre a urgência climática que enfrentamos. Quinze mudas foram plantadas tanto no prédio do Fórum quanto na praça em frente, envolvendo crianças de escolas públicas da cidade diretamente no processo de preservação” afirmou a juíza Márcia Mendes.
#ParaTodosVerem: crianças, magistrados e servidores posam para foto com as mudas em área de plantio no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto.
Além disso, as crianças que não puderam comparecer ao evento enviaram placas com poemas dedicados a cada árvore plantada. “Todas as crianças assinaram as placas e deram nomes às árvores, adotando-as simbolicamente, com o compromisso de visitá-las sempre que possível. A ação proporcionou uma vivência prática e emocional sobre o cuidado com o meio ambiente, reforçando a importância de educar as futuras gerações sobre a sustentabilidade”, ressaltou a magistrada.
#ParaTodosVerem: três crianças e dois homens, todos agachados, sorriem para a foto diante de uma muda de árvore.
Em Sorocaba, ainda na esteira das comemorações dos 80 anos da instalação da 1ª Vara do Trabalho local (criada em 31 de agosto de 1944), crianças da Pastoral do Menor de Sorocaba e representantes do Instituto Adimax participaram, no dia 27, do plantio de 80 árvores em uma área de preservação permanente localizada às margens da nascente do Rio Pirapora, em Salto de Pirapora. A ação foi realizada em comemoração aos 80 anos da JT local e aos seis anos do Instituto Adimax. Já no dia 30, na frente do Fórum Trabalhista de Sorocaba, foram plantadas 8 mudas de ipê branco. Ao todo, foram plantadas 13 espécies de plantas: algodoeiro, jequitibá-rosa, jequitibá-branco, aroeira-pimenteira, pau-formiga, figueira-branca, paineira, ingá-do-brejo, ipê-amarelo, pau-cigarra, pau-viola, quaresmeira e ingá-de-metro. As mudas têm em média 1,30m de altura. “Esse projeto do plantio de 80 árvores, simbolicamente aos 80 anos da instalação da Justiça do Trabalho em Sorocaba, é muito importante, porque o tribunal também tem uma preocupação socioambiental”, destacou o juiz titular da 1ª VT de Sorocaba, Paulo Eduardo Belloti. O juiz titular da 1ª VT de Piedade, que faz parte da jurisdição de Sorocaba, Ronaldo Oliveira Siandela, também participou do evento e destacou a importância da preservação ambiental, e da responsabilidade socioambiental do TRT-15, que conta com um comitê que cuida dessas questões. O magistrado afirmou ainda que “sempre procuramos nos eventos envolver todos os atores do mundo do trabalho, os empresários, os sindicalistas, os advogados. Então, nós estamos aqui em parceria com todo esse pessoal e com a Adimax, que é a empresa que cuida dessa área verde”, explicou. Participaram também das atividades o desembargador João Batista Martins César e o diretor do FT local, juiz Valdir Rinaldi Silva, além de servidores, advogados, secretários municipais, representantes do CIESP, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Instituto Adimax e Gpaci.
#ParaTodosVerem: magistrado em pé fala ao microfone ao lado de mesa com réplicas de animais silvestres.
O presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho, desembargador Edmundo Fraga Lopes, afirmou que nos últimos anos a preocupação da Administração do TRT-15 com as questões ambientais tem sido cada vez mais marcantes. Assim, desde 2021, o Tribunal incentiva o plantio de árvores em suas unidades. Em 2022, o Fórum Trabalhista de Campinas realizou o plantio simbólico de árvores frutíferas. Já em 2023, magistrados e servidores de toda a jurisdição foram convidados a plantar mudas em seus respectivos municípios. “Neste ano, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Tribunal intensificou suas ações, incentivando a participação ativa de magistrados, servidores e da comunidade no plantio de mudas durante todo o mês de setembro. A campanha é uma continuidade das iniciativas de preservação ambiental do TRT-15, que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental”, afirmou o desembargador Edmundo. Entre as unidades que aderiram à campanha verde e registraram o plantio de árvores, participaram magistrados e servidores de Campinas, Itanhaém, Mogi Guaçu, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
#ParaTodosVerem: Magistrados e servidores fazem plantio simbólico de um pé de acerola no Fórum Trabalhista de São José dos Campos.
#ParaTodosVerem: uma mulher sorri para a foto segurando a muda recém-plantada.
A importância das árvores para o planeta
As árvores desempenham um papel fundamental no equilíbrio ambiental, sendo essenciais para a vida na Terra. Elas produzem oxigênio, regulam o clima, protegem o solo, abrigam diversas espécies de animais e fornecem recursos naturais vitais para o ser humano. O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, é uma data que busca conscientizar sobre a importância dessas maravilhosas fontes de vida e a necessidade urgente de proteger e preservar nossas florestas. A preservação das árvores está intimamente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os ODS 13 (Ação contra a Mudança Climática) e ODS 15 (Vida na Terra). Essas metas globais ressaltam a necessidade de proteção e restauração dos ecossistemas terrestres, além da ação imediata para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
#ParaTodosVerem: grupo de pessoas posa para foto atrás da muda de árvore recém-plantada.
Eleonora Bordini Coca, a desembargadora do dedo verde...um depoimento
“Há alguns anos, comecei a me dedicar à prática de plantar árvores, inicialmente no meu próprio quintal. Ao longo do tempo, transformei o espaço em um pequeno pomar com uma variedade de espécies, como jabuticabeira, mangueira, limoeiro, pessegueiro, pé de pitanga, acerola, ameixa, bananeira, abacateiros e até duas vinhas. Algumas dessas árvores vieram como presentes de meus pais, da tia do meu marido e do projeto Reviva o Rio Atibaia, que acontece anualmente no distrito de Sousas.
Há cerca de três anos, comecei a plantar na praça em frente à minha residência. A inspiração surgiu de uma planta linda que vivia perto de casa, mas que, após alguns anos, começou a morrer. Percebi que ela deixava pequenos brotos na sua haste central. De forma intuitiva, coletei esses brotos, plantei-os em vasos e, após vê-los crescer, transplantei-os para a praça que fica em frente à minha casa. Essa experiência me motivou a continuar. Há cerca de dois anos, plantei também dois ipês na praça.
#ParaTodosVerem: crianças retornam para a tenda do evento depois do plantio das mudas
Recentemente, ao tomar conhecimento de uma campanha do TRT em prol do plantio de árvores, fiquei motivada a levar mais duas mudas para esse espaço comunitário (outro ipê e uma quaresmeira). Com cuidados semanais, que envolvem adubação e irrigação, as árvores têm crescido e tomado forma. Cuidar da natureza é algo profundamente gratificante. Ao observar as plantas respondendo aos cuidados com vigor, aprendo mais sobre a vida e a importância da atenção e respeito que devemos dedicar ao meio ambiente.
A natureza é a nossa vida. Sem ela, não seríamos nada. Há uma frase que sempre me vem à lembrança, cujo autor desconheço: "Sábio é aquele que planta uma árvore mesmo sabendo que não usufruirá de sua sombra". Essa ideia resume meu prazer em cuidar da terra.
E todas as vezes que olho para os ipês, os novos e um frondoso que mora na frente de casa – de mais de 30 anos – canto baixinho comigo: "se fosse minha essa rua, o pé de ipê tava vivo" (Canto em Qualquer Canto - Itamar Assunção e Ná Ozetti).
- 532 visualizações