Versão da Wiki para o segundo grau de jurisdição é apresentada

Versão da Wiki para o segundo grau de jurisdição é apresentada
Conteúdo da Notícia

A versão do projeto denominado Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos da Justiça do Trabalho (Wiki-2G) foi apresentada nesta quarta-feira, 28/2, à coordenadora do Grupo Técnico Nacional, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, em reunião no Salão Nobre, que contou com a participação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima. Coube ao secretário-geral judiciário do TRT-15 e gerente da Wiki-2G, Paulo Eduardo de Almeida, detalhar a plataforma de gestão de conhecimento, que será disponibilizada futuramente para utilização por toda a Justiça do Trabalho.

#ParaTodosVerem: Desembargadores Samuel e Ana Paula seguram o projeto nas mãos, com o servidor Paulo Almeida no centro da imagem.

O projeto Wiki, que teve origem no TRT-15 durante a gestão do desembargador Samuel como corregedor da Corte (2016/2018), foi descrito por ele como fruto de demandas do Tribunal, aliadas à criatividade e colaboração de seus juízes e servidores. “Parabéns a todos os envolvidos, tenho orgulho de trabalhar com vocês”, afirmou. De acordo com o desembargador Samuel, o TRT-15 é um local com nuances e demandas que resultam no desenvolvimento de estratégias para otimização do trabalho.

A reunião contou com a presença de magistradas e servidores do TRT-15 que integram o  Grupo Técnico Nacional da Wiki-JT, as juízas Daniela Macia Ferraz Giannini (auxiliar da Presidência), Lúcia Zimmermann (titular da 2ª Vara do Trabalho de Campinas e uma das idealizadoras do projeto) e Vlademir Nei Suato (secretário da Corregedoria), Adilson Sérgio Bertoldo Junior (assessor técnico da Secretaria da Corregedoria) e Candy Guimarães (servidora da Corregedoria). Também participou do encontro a assessora técnica da Secretaria-Geral Judiciária, Cláudia Correa Barros.

#ParaTodosVerem: desembargadora Ana Paula em primeiro plano, conversando com Dr. Samuel, observado pelo servidor Vlademir Suato

A desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann agradeceu ao presidente Samuel Hugo Lima pelo apoio, “sem o qual não seria possível desenvolver o projeto”. A magistrada enalteceu também o trabalho da Corregedoria do TRT-15 e de todos os juízes e servidores que atuam na Wiki-2G e relembrou o início do projeto com a então juíza auxiliar da Corregedoria, Lúcia Zimmermann, e com o secretário Vlademir Suato.

Os ministros da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), Aloysio Corrêa da Veiga (2020-2022), Guilherme Caputo Bastos (2022-2024) e Dora Maria da Costa (2024-2026) foram mencionados pela desembargadora Ana Paula Lockmann, que destacou o apoio do órgão nacional no desenvolvimento da plataforma Wiki.

Plataforma Wiki-2G

#ParaTodosVerem: participantes da reunião sentados à mesa, assistem à apresentação no telão do projeto Wiki-2G

Ao apresentar a plataforma digital da Wiki-2G, o gerente do projeto, Paulo Almeida, detalhou seus fluxos, subfluxos e subprocessos, divididos em raias de gabinetes e secretarias, de maneira simplificada, universal e direta. Paulo Almeida comemorou a finalização do processo de desenvolvimento da plataforma, que acontece após seis meses de trabalho e 14 reuniões de alinhamento nacional, com participação ativa dos secretários-gerais judiciários e auxiliares técnicos de 22 tribunais trabalhistas. “Com esse panorama, é possível apresentar à Corregedoria-Geral um trabalho sólido, que esperamos atender a todos os critérios técnicos”, sustentou. 

O projeto entregue à desembargadora Ana Paula Lockmann será validado junto ao Grupo Técnico Nacional da Wiki-JT e, posteriormente, apresentado à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para análise técnica.

#ParaTodosVerem: participantes da reunião, em pé, posam para foto.

Projeto Wiki

O projeto Wiki foi apresentado ao Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em 2017 e encampado em âmbito nacional no ano seguinte pela CGJT. O TRT-15 é responsável pelo grupo técnico de criação, atualização e manutenção da plataforma tanto no primeiro quanto no segundo grau de jurisdição.

Assim como já ocorre no primeiro grau, a Wiki-2G centralizará na internet os principais conteúdos relativos às normas institucionais, aos modelos e aos procedimentos comuns nos Regionais, em especial, nos sistemas PJe e e-Gestão, buscando facilitar e otimizar as rotinas de trabalho na segunda instância. 

O projeto Wiki é inspirado na enciclopédia colaborativa “wikipedia”, criada a partir de software livre, de código aberto e hospedada na internet. Com base no mesmo princípio, a Wiki de primeiro e segundo graus também é elaborada de forma colaborativa pelos Regionais e reúne em um só lugar todos os procedimentos do fluxo processual, constituindo uma importante fonte de dados.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social