VPJ visita Consulado do México para tratar da realização da primeira Mesa de Direito Comparado do ano

VPJ visita Consulado do México para tratar da realização da primeira Mesa de Direito Comparado do ano
Conteúdo da Notícia

O vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador João Alberto Alves Machado, acompanhado do juiz auxiliar da VPJ Guilherme Guimarães Feliciano e do assessor econômico Roberto Guenji Koga, esteve nesta terça-feira, 6/2, no Consulado-Geral do México em São Paulo, para reunião com o cônsul Raul Bolaños Cacho Guzman. A comitiva do TRT-15 formalizou convite para a participação na 9ª Edição da Mesa de Direito Comparado (Brasil-México), agendada para 15 de março. O desembargador João Alberto, em nome do presidente, desembargador Samuel Hugo Lima, também convidou Raul Guzman para uma visita ao TRT-15.

#ParaTodosVerem: Representantes do TRT-15 e do Consulado do México em pé, em frente a uma estante de livros e de bandeiras

O evento institucional dá sequência à iniciativa juscomparativa da Vice-Presidência Judicial e da Escola Judicial do TRT-15 em 2024. O objetivo é disseminar entre magistrados, servidores e público em geral, conhecimento sobre o ordenamento jurídico estrangeiro em comparação com as leis brasileiras. Já foram realizadas mesas similares com as representações da Suécia, Argentina, Portugal (duas edições), Uruguai, EUA, Colômbia e Espanha.

O cônsul-geral Raul Guzman, que é magistrado mexicano aposentado, confirmou sua presença e sua fala na abertura do evento, assim como o cônsul-geral adjunto, José Alberto Limas. A Mesa de Direito Comparado Brasil-México abordará os seguintes temas: a greve e os outros movimentos paredistas no Brasil e no México; as inovações tecnológicas e seus impactos no processo do trabalho; e  as medidas  extraordinárias - como o recurso de revista no Brasil e a acción de amparo no México - para o tratamento de questões constitucionais no Direito do Trabalho perante cortes superiores. 

A coordenação, no lado mexicano, estará a cargo do juiz Sergio Javier Molina Martínez, conselheiro de Judicatura Federal. Participarão como palestrantes os juízes Armando Sánchez Castillo e Alma Ruby Villarreal Reyes, do Tribunal Laboral Federal de Assuntos Coletivos, além do próprio Sergio Molina.  Os palestrantes brasileiros ainda serão definidos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social