Coleprecor debate governança e uso de IA em primeira reunião do ano

Coleprecor debate governança e uso de IA em primeira reunião do ano
Conteúdo da Notícia

Com participação da presidente e do corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadores Ana Paula Pellegrina Lockmann e Renan Ravel Rodrigues Fagundes, foi realizada nesta terça e quarta, 18 e 19/2, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília, a primeira reunião ordinária de 2025 do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). Do TRT-15 também estavam presentes os juízes auxiliares Sérgio Polastro Ribeiro (Presidência) e Lúcia Zimmermann (Corregedoria Regional), além dos servidores Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser (diretor-geral), Paulo Eduardo de Almeida (secretário-geral judiciário),  Vladimir Nei Suato (secretário da Corregedoria) e Herbert Wittmann (secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações). 

Na abertura do encontro, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT),  ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou a necessidade de uma mudança de paradigma na atuação da Justiça do Trabalho. Segundo ele, é fundamental adotar uma postura diferenciada para atender, em tempo real, às demandas de uma sociedade marcada por desigualdades. O ministro Aloysio também enfatizou que a Justiça do Trabalho precisa aprimorar seus processos e decisões, visando maior qualidade e menor quantidade.

Convidado a participar do evento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, mencionou a homenagem recebida na última segunda-feira no TRT-15, quando foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Judiciário, e agradeceu nominalmente à desembargadora Ana Paula Lockmann. Em sua breve exposição no Coleprecor, o ministro Barroso enfatizou a importância da padronização das ementas jurídicas, para facilitar o trabalho com precedentes e melhorar a comunicação com a sociedade.  Por fim, o ministro concluiu reafirmando seu respeito pela Justiça do Trabalho e sua disposição para ouvir sugestões que possam contribuir com o aprimoramento do Judiciário brasileiro.

Durante o encontro foram debatidos temas como governança, inovação e uso da Inteligência Artificial na Justiça do Trabalho. O Coleprecor está sendo coordenado este ano pela presidente do TRT-23 (MT)  Adenir Carruesco, tendo como vice-presidente, a corregedora regional do TRT-4 (RS), desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, e  como secretário-geral, o presidente do TRT-12 (SC),  desembargador Amarildo de Lima.

#ParaTodosVerem: integrantes do Coleprecor estão de pé no auditório do TST, posando para a foto oficial da reunião.

Com informações da assessoria do Coleprecor

Fotos: Zequias Nobre (TRT-23)

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social