Coordenadores de comitês temáticos do TRT-15 participam em Belém do COP 30 “Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia”
Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Edmundo Fraga Lopes, João Batista Martins César e Adriene Sidnei de Moura David, coordenadores, respectivamente, dos Comitês do Trabalho Seguro, de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e de Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, participaram nesta semana, em Belém (PA), do Seminário COP 30 “Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia”. O evento, realizado entre os dia 6 e 8/8, foi promovido pelo TRT-8, em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), Escola Judicial do TRT-8 (Ejud-8), Anamatra e Amatra-8. Participaram também do encontro, representando a Ejud-15, a desembargadora Ana Cláudia Torres Vianna e os juízes Cristiane Montenegro Rondelli, titular da 7ª Vara do Trabalho de Campinas, e Régis Antônio Bersamin Nieddu, de Presidente Prudente. Também pela 15ª, as juízas Milena Casacio Ferreira Beraldo, que atua como juíza auxiliar da Presidência do TST, e Patrícia Maeda, juíza auxiliar da direção da Enamat.
O seminário teve como objetivo principal discutir como a crise climática afeta o mundo do trabalho, especialmente na Amazônia, mesmo tema que será retomado em novembro, quando a capital paraense deverá sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. Nos dois primeiros dias do encontro, que contou com a participação de juízes, desembargadores e ministros da Justiça do Trabalho, além de pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais, foram abordados temas como adaptação às mudanças climáticas, preservação de florestas e biodiversidade, e justiça climática e seus impactos sociais, assuntos que colocam o trabalho decente como questão central na busca por soluções. Na sexta-feira, 8/8, os participantes do encontro fizeram uma visita guiada pelo território quilombola de Itacoã Miri, Acará (PA), onde puderam conhecer mais de perto a cadeia produtiva do açaí. Entre os presentes, os ministros do TST Lelio Bentes, coordenador dos programas, Alberto Balazeiro, coordenador do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro; Evandro Valadão, coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem; Augusto César Leite de Carvalho, coordenador do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante; Maria Helena Mallmann, coordenadora do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho; e Kátia Magalhães Arruda, diretora da Enamat.
- 274 visualizações