Desembargadores Levi Rosa Tomé e Antonia Sant’Ana ratificam posse em sessão solene do TRT-15
Noite de festa no Plenário Ministro Coqueijo Costa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região nesta quinta-feira, 27 de março de 2025. Os membros da Corte se reuniram para receber os dois novos desembargadores empossados, Antonia Sant”Ana e Levi Rosa Tomé, promovidos pelo critério de antiguidade e merecimento, respectivamente. Magistrados, procuradores, servidores, autoridades, familiares e convidados lotaram o auditório do Pleno para saudar os novos empossados.
Compuseram a Mesa Alta, ao lado da presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Alvamari Cassillo Tebet; o prefeito de São José de Campos, Anderson Farias; o vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juiz Valter Souza Pugliesi, neste ato representando a presidência da entidade; o procurador-geral de Campinas, Roberto Martins Granja, representando no ato o prefeito Dário Saadi; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juíza Regina Rodrigues Urbano; e a presidente da Subseção de Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil, Luciana Gonçalves de Freitas.
A presidente da Corte, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, abriu seu discurso em homenagem aos novos empossados com o ensinamento de Rui Barbosa, segundo o qual “todo o bom magistrado tem muito de heroico em si mesmo”, destacando assim o heroísmo que reveste as habilidades do magistrado, como o comprometimento, a dedicação, a sensibilidade, a objetividade, a perspicácia, além de um exímio conhecimento das leis e um inabalável senso de Justiça. Ainda sobre heroísmo e heróis dentro do tribunal, a magistrada ressaltou outro ensinamento de Rui Barbosa, de que “a nobreza da toga é a nobreza sempre viva da Justiça”.
Numa breve apresentação dos novos desembargadores Antonia e Levi, sobre os caminhos da vida e da carreira que trilharam, a presidente, numa descrição de cores vivas, contou um pouco da personalidade de cada um. Da colega Antonia, destacou o carinho especial por plantas, e “seu apreço pela delicadeza presente em tudo o que faz, inclusive nos pequenos gestos, como as ikebanas, que semanalmente nos oferece”. Detalhista, humana, sempre alegre, e profundamente comprometida com a espiritualidade e com o próximo, tem ainda o destaque: corinthiana apaixonada!
Integrante também dessa nação apaixonada de corinthianos (da qual a própria presidente Ana Paula confessou fazer parte), o desembargador Levi, “por essas ‘coincidências’ da vida ou pelo próprio destino, herda o gabinete da desembargadora corinthiana-raiz Maria Madalena de Oliveira, nossa querida Madá!”, lembrou a presidente, que ainda destacou outra paixão do colega, os livros. Esses ele ostenta com orgulho em sua biblioteca, entre os quais a coleção completa do Pontes de Miranda, “verdadeira relíquia para um bibliófilo de carteirinha”. Além disso, também é “apaixonado por cães, especialmente pelo Napoleão, seu fiel companheiro de quatro patas que já até participou de algumas audiências online!”.
A presidente encerrou seu discurso reforçando a admiração e confiança nos colegas empossados, “pilares efetivos em nosso segundo grau”, reconhecidos pela “experiência, sabedoria, serenidade, mas principalmente pela empatia”, dois “faróis que guiarão nossa Corte através dos desafios e inovações que o futuro reserva”.
Saudação da Corte
Coube ao desembargador Marcos da Silva Porto o compromisso de, em nome de todos os demais colegas da Corte, fazer a tradicional saudação aos novos empossados. Em sua fala, o magistrado, ele mesmo um desembargador dos mais recentemente empossados, há cerca de um ano e meio, lembrou da indescritível alegria de ascender ao Tribunal depois de tantos anos de dedicação no primeiro grau, “o que é, seguramente, um dos sonhos de quem percorre esse longo e belíssimo caminho na magistratura do trabalho”. Ele também destacou uma “marca” do TRT-15, que “é composto por pessoas que se gostam e que se satisfazem por atuarem juntas, por poderem compartilhar os bons e os maus momentos da vida!”. Nesse sentido, os dois novos desembargadores homenageados, Levi e Antônia, “são figuras queridas, admiradas, afetuosas, agregadoras e cujas presenças sempre tornam o nosso ambiente mais leve, inteligente e divertido”, enfatizou. São também “pessoas intrinsecamente boas, simples e honradas, e dessa simplicidade fazem a grandeza de sua judicatura, praticando a humildade, porque sabem que sempre é tempo de aprender com as experiências e apreender o conhecimento de que necessitamos para bem decidir”.
O magistrado ainda falou sobre as principais características de cada um dos homenageados, sobre bondade, fé, dedicação, prudência, e aproveitou para fazer uma breve apresentação do currículo dos empossados. Ele encerrou sua fala desejando felicidade aos colegas Levi e Antonia, nessa nova fase da carreira, e lembrou que “o tribunal, hoje festivamente, recebe dois magistrados absolutamente comprometidos e vocacionados com a Justiça do Trabalho e sua função social. Cada um à sua maneira. Há muito o que celebrar!”
Leia na íntegra o discurso aqui.
Inspiração em Saramago
Em seu discurso, o desembargador Levi Rosa Tomé, navegando em sua “jangada de pedra” (referindo-se a livro de José Saramago), fez uma exposição tocante sobre sua história de vida, seus pais, sua família, sobre como se tornou um advogado, e depois um juiz, e como chegou a realizar o sonho de integrar a Corte da 15ª Região. Em suas palavras, desenhadas com muita sensibilidade e até alguns arroubos literários, o desembargador emocionou a todos.
Leia a íntegra do discurso aqui.
Gratidão
A desembargadora Antonia Sant’Ana fez um discurso marcado pela gratidão à vida e às pessoas, especialmente os familiares e os que, em sua trajetória de vida na magistratura, deixaram sua contribuição no aprendizado e no trabalho da desembargadora empossada, que registrou um agradecimento nominal a diversos colegas e servidores que a ajudaram ao longo de mais de 31 anos de dedicação à Justiça do Trabalho.
Leia na íntegra o discurso aqui.
MPT-15
A procuradora-chefe do MPT-15, Alvamari Cassillo Tebet, ressaltou o papel fundamental de equilíbrio das relações laborais que o TRT-15 ocupa, garantindo “a proteção dos direitos dos trabalhadores e a segurança jurídica para os empregadores”. Nesse sentido, a ascensão ao cargo de desembargador “não é apenas uma conquista pessoal, mas uma demonstração de competência, dedicação e comprometimento com a justiça e o direito”, afirmou, e sobre os empossados, ela destacou “a sensibilidade ímpar para as questões sociais e trabalhistas que permeiam nossa sociedade”, demonstrada ao longo da carreira de cada um. A procuradora desejou a ambos que a nova fase “seja marcada pela sabedoria, pela imparcialidade e pela incessante busca pela justiça”.
Amatra XV
A presidente da Amatra XV, juíza Regina Rodrigues Urbano, falou da importância do momento de “celebração, conquista e novos começos” vivido pelos novos desembargadores Antonia e Levi, e que também “carrega sonhos, expectativas e, acima de tudo, a oportunidade de transformar a si, o ambiente ao redor e a vida das pessoas com quem cruzamos pelo caminho”. Alegria, ansiedade, orgulho e responsabilidade são sentimentos próprios de um momento como esse, mas também de “gratidão pelo que foi vivido, aprendido e pelo caminho que os trouxe até aqui”, salientou a magistrada, que encerrou parabenizando os novos desembargadores, conclamando que “olhem para trás com orgulho e para frente com esperança e determinação”.
OAB
A presidente da OAB de Campinas, Luciana Gonçalves de Freitas, falou de sua alegria, como cidadã campineira, de ter “um tribunal em nossa cidade, pujante e produtivo como este regional”, e como advogada, por representar a Subseção de Campinas que conta atualmente com mais de 14 mil advogados, e assim poder “falar nesta tribuna sobre o compartilhamento e a parceria que sempre tivemos”. Ela destacou a sempre tradicional troca de ideias em reuniões em momentos especiais, como foi com o comitê do PJE, no fórum permanente do Especializa e Equaliza, além de inúmeras participações em congressos realizados na OAB ou pelo tribunal, “com direito à fala e ao respeito na escuta ativa”. Aos empossados, a presidente da OAB desejou “uma linda trajetória, com a certeza de que somente acrescentarão competência e dedicação aos trabalhos do TRT-15”.
- 563 visualizações