Fórum Trabalhista de Campinas promove roda de conversa com terceirizadas em alusão ao Outubro Rosa
Em clima de acolhimento e conscientização, o Fórum Trabalhista de Campinas realizou, nesta sexta-feira (10/10), a 10ª edição do projeto mensal “Justiça que Acolhe”, voltado às trabalhadoras terceirizadas, com foco na promoção da saúde mental e do bem-estar. A atividade deste mês teve como tema o Outubro Rosa e foi conduzida pela psicanalista Kelli Cristina France, que participa da iniciativa de forma voluntária e, a cada encontro, convida um profissional da área para enriquecer o diálogo com as participantes. A edição contou com a presença da consultora de imagem, estilo e coloração Tatiane Vieira, que trouxe reflexões sobre autoestima, cuidado pessoal e autoconhecimento.
Criado em janeiro de 2025 por servidores do próprio FT, o projeto promove rodas de conversa temáticas com funcionárias terceirizadas que atuam na unidade, como profissionais da limpeza, vigilantes, ascensoristas e recepcionistas. Os encontros são realizados na sala de reuniões do 15º andar e contam com cerca de 40 participantes. São abordados temas diversos que costumam estar alinhados às campanhas nacionais de saúde e conscientização do período.
Além do bate-papo conduzido pelos convidados, as edições contam com atividades lúdicas, dinâmicas interativas e dicas práticas relacionadas ao tema do mês, buscando promover o bem-estar emocional de forma leve, acessível e participativa. Nesta edição, as participantes foram presenteadas com um par de brincos, cedidos pela Lumaju Semijoias, como forma simbólica de valorização e cuidado.
“A proposta é criar um espaço seguro de troca, acolhimento e pertencimento para essas mulheres, reconhecendo a importância do cuidado consigo mesmas no dia a dia”, afirmaram os idealizadores do projeto, os servidores Karen Vanessa de Oliveira, Luciana Andrade Macedo e Francisco Vieira Torres.
Com apoio da presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, da juíza diretora do FT, Isabela Tófano Campos Leite, e da diretora da Secretaria Conjunta de Campinas, Janaína Camargo Fuzetti, a iniciativa tem se consolidado como um espaço de escuta, valorização profissional e fortalecimento de vínculos, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais humano, respeitoso e inclusivo.
“O projeto é maravilhoso! Passei a olhar mais para mim, a lidar melhor com as situações do dia a dia e a ressignificar muita coisa”, afirmou Joice Luiza dos Santos, funcionária terceirizada que divide sua rotina entre o trabalho no FT, um segundo emprego e o curso de Pedagogia. “Aprendi a respirar e a sair do automático. Cada aula traz um aprendizado sobre um tema novo. É transformador”, completou.
- 450 visualizações