Juiz Felipe Bernardes toma posse no TRT-15
Tomou posse na sexta-feira, 23/5, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Felipe Bernardes Rodrigues, nomeado em vaga decorrente da transferência, por permuta, da juíza Ana Paula Alvarenga Martins, que atuou até então como titular da 1ª Vara do Trabalho de Americana, e que segue sua trajetória no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ). A cerimônia, realizada no Salão Nobre da Presidência, reuniu o corregedor regional, desembargador Renan Ravel Rodrigues Fagundes, a desembargadora Ana Claudia Torres Vianna, e a juíza Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, representando a Presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). Também prestigiaram a solenidade de posse os juízes auxiliares da Presidência, Sérgio Polastro Ribeiro e Daniela Macia Ferraz Giannini, e da Vice-Presidência Administrativa, Flávio Landi, além de magistrados, servidores, familiares e convidados.
#ParaTodosVerem: Posam para fotos cinco homens e oito mulheres.
A presidente Ana Paula ressaltou a sólida formação acadêmica do novo juiz que, nascido no Rio de Janeiro, escolheu de coração o interior paulista para dar sequência à sua vida pessoal e sua trajetória profissional. Aprovado em primeiro lugar no concurso para juiz do TRT-1, tomou posse em 2013, tornando-se titular em 2024, quando assumiu a 1ª Vara do Trabalho de Macaé e, depois, a 20ª VT do Rio de Janeiro.
#ParaTodosVerem: A magistrada Ana Paula fala ao microfone.
Além da magistratura, dedica-se à produção doutrinária e jurisdicional, e também ao magistério. No TRT-15, o novo juiz deverá encontrar, segundo a presidente, “uma realidade diferente das questões fluminenses, em parte devido à capilaridade da nossa região que é enorme e os conflitos são de todas as naturezas e ordens”, além de um “tribunal moderno, comprometido com a inovação e com a prestação jurisdicional de excelência”, afirmou.
A magistrada encerrou desejando ao juiz Felipe Rodrigues que “esta nova etapa seja marcada por muitas conquistas e que, juntos, possamos construir uma Justiça cada vez mais forte, acessível e transformadora”.
#ParaTodosVerem: A juíza Karine, no púlpito, fala ao microfone.
A juíza Karine Mattos Abreu, em nome da Amatra XV e da Esmat, deu as boas-vindas ao juiz Felipe Rodrigues, que chega ao TRT-15 “com ampla bagagem profissional” de 12 anos dedicados ao tribunal do Rio de Janeiro, mas sobretudo, com um “profundo compromisso com a Justiça do Trabalho”.
“O sotaque é carioca, mas a alma já é paulista”
Ao abrir seu discurso, o juiz Felipe revelou os motivos que o inspiraram a realizar uma permuta que, para ele “representa não apenas uma mudança geográfica”, mas um novo capítulo em sua trajetória profissional. O TRT-15 é um tribunal “reconhecido nacionalmente por sua excelência e pelo volume expressivo de demandas que administra com eficiência, e me inspira a contribuir com o melhor de minha capacidade”, afirmou o magistrado.
#ParaTodosVerem: Felipe no púlpito fala ao microfone.
Além do fato de a magistratura trabalhista proporcionar diariamente o contato com “histórias humanas que transcendem os autos processuais”, o magistrado lembrou que os tempos atuais são “desafiadores para a Justiça Trabalhista, e as relações laborais se transformam rapidamente com novas tecnologias e modelos de negócio, exigindo de nós constante atualização e capacidade de interpretação evolutiva das normas”, ao mesmo tempo que “ os princípios fundamentais como a dignidade do trabalho humano e a função social da empresa permanecem como balizas essenciais de nossa atuação”.
O juiz Felipe encerrou reafirmando seu “compromisso com a Constituição, com as leis da República e com os valores que norteiam a Justiça do Trabalho” e desejou poder “contribuir para a construção de relações trabalhistas mais justas e de uma sociedade mais igualitária”.
#ParaTodosVerem: O juiz Felipe posa para foto com a juíza Mariana.
O empossado
O juiz Felipe Bernardes Rodrigues é carioca, nascido em 20 de setembro de 1984. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (2023). Ingressou na Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região em 16/5/2013, e a partir de 2/4/2024 assumiu a titularidade da 1ª Vara do Trabalho de Macaé, naquele Regional. Foi transferido por permuta, a pedido, para o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
- 489 visualizações