Ouvidores do TRT-15 participam do 44º Coleouv em Santa Catarina

Ouvidores do TRT-15 participam do 44º Coleouv em Santa Catarina
Conteúdo da Notícia

O ouvidor e a vice-ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadores Edmundo Fraga Lopes e Rosemeire Uehara Tanaka, participaram nos dias 17, 18 e 19/9, no TRT-12, em Santa Catarina, do 44º Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). O evento reuniu os ouvidores dos 24 TRTs do país, bem como os servidores responsáveis por gerir as unidades. Participaram também do encontro, pelo TRT-15, a desembargadora Antonia Regina Tancini Pestana, presidente do Coleouv no biênio 2023-2024, e o servidor da Ouvidoria, Alan Rogério Oliveira Simões de Melo.

Com o objetivo principal de fortalecer o papel das ouvidorias, o encontro visa promover a ampliação de sua função estratégica para a gestão pública e para a participação cidadã. A programação inclui oficinas, palestras e painéis que abordam desde o uso de metodologias de inovação até a escuta especializada de públicos em situação de vulnerabilidade.

A abertura oficial, na quinta-feira, 18/9, contou com falas de autoridades e a palestra da desembargadora Lígia Cristina de Araújo Bisogni, primeira mulher a assumir a Ouvidoria do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ela falou essencialmente de como as ouvidorias podem auxiliar na estratégia das administrações dos TRTs, além de serem uma ferramenta estratégica para aprimorar a comunicação interna dos tribunais.

O desembargador Edmundo Fraga Lopes afirmou que “os encontros do Coleouv reforçam e aprimoram o papel das ouvidorias nos tribunais, canais abertos diretamente com a sociedade, e que se propõem a aperfeiçoar a prestação jurisdicional como um todo”. A vice-ouvidora Rosemeire Tanaka, que também exerce a função de ouvidora da mulher, ressaltou a importância dos encontros de ouvidores de diferentes tribunais para a troca de experiências e ideias criativas. A desembargadora ressaltou a necessidade de constante valorização do papel da mulher no serviço público para a construção de uma justiça mais humana e sensível às reais necessidades da sociedade.

Com informações da Secom do TRT-12.

Unidade Responsável:
Comunicação Social