Práticas conciliatórias são debatidas com advogados em evento do Nupemec

Práticas conciliatórias são debatidas com advogados em evento do Nupemec
Conteúdo da Notícia

Os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) de 1º grau de Campinas e do 2º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promoveram na tarde desta quinta-feira, 24/4, a “Apresentação das práticas conciliatórias”, evento que reuniu magistrados e advogados num “bate-papo” sobre o uso de metodologias consensuais para a solução de conflitos trabalhistas. O encontro foi realizado no Laboratório de Inovação (Co.Labora 15), na sede administrativa do tribunal.

#ParaTodosVerem: nove magistrados do TRT-15 estão de pé posando para foto em frente a uma tela de TV com os dizeres "Bem-vindos Cejusc".

Participaram do evento o vice-coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Fábio Bueno de Aguiar, as supervisoras do Cejusc de 2º grau, juízas Regiane Cecília Lizi e Natália Scassiotta Neves, o coordenador e a supervisora do Cejusc-Campinas, juízes Caio Rodrigues Martins e Fernanda Constantino Campos, e a juíza Dora Rossi Góes Sanches, que esteve à frente da coordenadoria do Cejusc de 2º grau da 15ª nos últimos quatro anos. Prestigiaram ainda o encontro os desembargadores Manoel Carlos Toledo Filho e Larissa Carotta Martins da Silva Scarabelim.

#ParaTodosVerem: Dra. Ana Cláudia está na lateral direita da tela, falando ao microfone, sendo observada por parte da plateia e pelos magistrados, que estão sentados à sua esquerda, em cadeiras verdes. Dra. Dora está de pé, na lateral direita da tela. A TV exibe o logotipo do laboratório de inovação.

Após a apresentação de um número musical executado pela servidora Camila Lelis Yamaya, acompanhada dos músicos Zaga Ribeiro (teclado) e Bruno Martinelli (cajón), a juíza Ana Cláudia Pires Ferreira, coordenadora do Co.Labora 15, fez uma rápida apresentação do Laboratório de Inovação da 15ª, “um espaço democrático formado por equipes multidisciplinares, que recebe demandas do público interno e externo e que tem como objetivo a construção coletiva de soluções inovadoras para os problemas”. 

#ParaTodosVerem: Dra. Dora está na lateral direita da tela, falando ao microfone, sendo observada por parte da plateia e pelos magistrados, que estão sentados à sua esquerda. A TV exibe slide com dados sobre conciliação, sob o título "Como Atuar".

Coube à juíza Dora Sanches uma ampla exposição sobre o funcionamento do Cejusc, abrangendo seu histórico, resultados mais recentes, técnicas de conciliação e suas principais vantagens na solução dos conflitos trabalhistas como eficiência e celeridade, satisfazendo as lides sociológicas.

#ParaTodosVerem: Dr. Fábio Aguiar fala ao microfone.

Mais de cem advogados representantes do mundo empresarial e sindical (patronal e operário) lotaram o espaço do Co.Labora 15 no evento realizado pelo Nupemec da 15ª para fomentar a cultura da conciliação na Justiça do Trabalho. Nas palavras do vice-coordenador do Núcleo, desembargador Fábio Aguiar, o objetivo foi “promover um bate-papo mesmo, sem muita formalidade, para falar sobre práticas conciliatórias com representantes dos trabalhadores e dos empresários, às vésperas da próxima Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que ocorre em maio, entre os dias 26 e 30”. O magistrado salientou que a atual administração está bastante empenhada no fortalecimento das práticas conciliatórias, tanto que a própria presidente, a desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, passou a coordenar diretamente o Cejusc de 2º grau do tribunal. 

#ParaTodosVerem: Dra. Fernanda fala ao microfone ao lado de mais quatro juízes dos Cejuscs e do desembargador Fábio Aguiar. Todos estão de pé, sendo observados por parte da plateia.

Os juízes que coordenam e supervisionam os Cejuscs também se apresentaram aos advogados, ressaltando a importância do evento, incentivando para que tragam mais processos para os centros de conciliação, e conclamando para que venham de “espírito aberto” ao diálogo na 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista em maio.
No encerramento, os participantes puderam interagir com os magistrados, tirar dúvidas e apresentar algumas questões sobre a temática.

Mesas-redondas de conciliação

Antes do evento, o espaço do Co.Labora 15 sediou audiências de conciliação simultâneas em quatro mesas-redondas, coordenadas pelo Cejusc de 2º grau.  Dos 16 processos pautados, nove foram conciliados, o que representa um percentual de êxito de 56,25%.

#ParaTodosVerem: Foto posada de todos os participantes, junto com os magistrados e alguns servidores do Nupemec e dos Cejuscs.

Unidade Responsável:
Comunicação Social