Presidente do STF, ministro Luís Barroso, recebe Grande Colar do Mérito Judiciário da 15ª Região
Na manhã desta segunda-feira, 17/2, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, para a primeira visita oficial de uma autoridade máxima do Poder Judiciário do país. Durante a cerimônia, realizada no Plenário Ministro Coqueijo Costa, o ministro foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Judiciário da 15ª Região, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à justiça brasileira. A concessão da honraria foi feita por indicação do desembargador aposentado do TRT-15, Fábio Allegretti Cooper e ratificada pela presidente, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.
#ParaTodosVerem: imagem geral do plenário com os componentes da mesa alta ao fundo.
Além do homenageado, compuseram a mesa de honra a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Lockmann, os presidentes do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargadores Valdir Florindo, Carlos Muta e Fernando Antonio Torres Garcia; a procuradora-geral da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Alvamari Cassillo Tebet; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juíza Regina Urbano; e a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB), Dione Almeida, representando o presidente da instituição, Leonardo Sica.
#ParaTodosVerem: Dra. Ana Paula está no púlpito, falando ao microfone.
Ao saudar o homenageado, a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Lockmann, destacou seu “brilhantismo acadêmico e trajetória jurídica exemplar, dedicada à defesa dos direitos humanos e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Nas palavras da desembargadora, a concessão da mais alta distinção do Tribunal ao presidente do STF “reflete o reconhecimento público de sua brilhante trajetória jurídica e inestimável contribuição para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil”.
#ParaTodosVerem: ministro Barroso fala ao microfone, no púlpito.
O ministro Barroso agradeceu a honraria recebida, destacando a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade brasileira, “extremamente desigual, com resquícios escravocratas e com necessidade de especial proteção do polo mais fraco das relações jurídicas”. Ao reforçar seu compromisso com a preservação e o aprimoramento do Poder Judiciário, o homenageado mencionou a aprovação da Resolução nº 586 pelo CNJ, que visa “reduzir a litigiosidade, sem diminuir a importância e o papel da Justiça do Trabalho”. Sobre os constantes ataques sofridos pelo Poder Judiciário, Barroso afirmou não se surpreender com as críticas recebidas, que fazem parte de um estado democrático e servem para o aprimoramento do trabalho. “Antes de ser um Poder, o Judiciário é um serviço, e temos a obrigação de prestar o melhor serviço que pudermos”, finalizou.
Programa Diálogos da Magistratura
O ministro Luís Roberto Barroso também proferiu palestra, na manhã desta segunda-feira, para estudantes do ensino médio na Escola Estadual Culto à Ciência. O objetivo do evento é propor uma reflexão sobre valores, integridade e conhecimento, passando pela proteção da democracia, ética na revolução tecnológica e pelas mudanças climáticas.
#ParaTodosVerem: ministro Barroso está de pé falando ao microfone, de frente para o auditório lotado de alunos do Culto à Ciência.
A visita à Campinas faz parte do programa Diálogos da Magistratura, promovido pela AMB, que se caracteriza pela realização de uma série de encontros presenciais entre magistrados e o chefe do Poder Judiciário, em que são apresentadas as principais medidas em andamento no CNJ. A edição campineira, realizada à tarde na Cidade Judiciária, contou com o apoio do TRT-15, do TJSP, da Amatra XV e da Apamagis.
Somente em 2024, foram realizados 11 encontros nas cinco regiões brasileiras. O programa já passou pelas capitais do Paraná, Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Bahia e Mato Grosso do Sul.
- 1444 visualizações