Presidente do STF, ministro Luís Barroso, recebe Grande Colar do Mérito Judiciário da 15ª Região

Presidente do STF, ministro Barroso recebe Grande Colar do Mérito Judiciário da 15ª Região
Conteúdo da Notícia

Na manhã desta segunda-feira, 17/2, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, para a primeira visita oficial de uma autoridade máxima do Poder Judiciário do país. Durante a cerimônia, realizada no Plenário Ministro Coqueijo Costa, o ministro foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Judiciário da 15ª Região, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à justiça brasileira. A concessão da honraria foi feita por indicação do desembargador aposentado do TRT-15, Fábio Allegretti Cooper e ratificada pela presidente, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.

#ParaTodosVerem: imagem geral do plenário com os componentes da mesa alta ao fundo.

Além do homenageado, compuseram a mesa de honra a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Lockmann, os presidentes do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargadores Valdir Florindo, Carlos Muta e Fernando Antonio Torres Garcia; a procuradora-geral da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Alvamari Cassillo Tebet; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juíza Regina Urbano; e a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB), Dione Almeida, representando o presidente da instituição, Leonardo Sica.

#ParaTodosVerem: Dra. Ana Paula está no púlpito, falando ao microfone.

Ao saudar o homenageado, a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Lockmann, destacou seu “brilhantismo acadêmico e trajetória jurídica exemplar, dedicada à defesa dos direitos humanos e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Nas palavras da desembargadora, a concessão da mais alta distinção do Tribunal ao presidente do STF “reflete o reconhecimento público de sua brilhante trajetória jurídica e inestimável contribuição para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil”.

#ParaTodosVerem: ministro Barroso fala ao microfone, no púlpito.

O ministro Barroso agradeceu a honraria recebida, destacando a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade brasileira, “extremamente desigual, com resquícios escravocratas e com necessidade de especial proteção do polo mais fraco das relações jurídicas”. Ao reforçar seu compromisso com a preservação e o aprimoramento do Poder Judiciário, o homenageado mencionou a aprovação da Resolução nº 586 pelo CNJ, que visa “reduzir a litigiosidade, sem diminuir a importância e o papel da Justiça do Trabalho”. Sobre os constantes ataques sofridos pelo Poder Judiciário, Barroso afirmou não se surpreender com as críticas recebidas, que fazem parte de um estado democrático e servem para o aprimoramento do trabalho. “Antes de ser um Poder, o Judiciário é um serviço, e temos a obrigação de prestar o melhor serviço que pudermos”, finalizou.

Programa Diálogos da Magistratura

O ministro Luís Roberto Barroso também proferiu palestra, na manhã desta segunda-feira, para estudantes  do ensino médio na Escola Estadual Culto à Ciência.  O objetivo do evento é propor uma reflexão sobre valores, integridade e conhecimento, passando pela proteção da democracia, ética na revolução tecnológica e pelas mudanças climáticas. 

#ParaTodosVerem: ministro Barroso está de pé falando ao microfone, de frente para o auditório lotado de alunos do Culto à Ciência.

A visita à Campinas faz parte do programa Diálogos da Magistratura, promovido pela AMB, que se caracteriza pela realização de uma série de encontros presenciais entre magistrados e o chefe do Poder Judiciário, em que são apresentadas as principais medidas em andamento no CNJ. A edição campineira, realizada à tarde na Cidade Judiciária,  contou com o apoio do TRT-15, do TJSP, da Amatra XV e da Apamagis.

Somente em 2024, foram realizados 11 encontros nas cinco regiões brasileiras. O programa já passou pelas capitais do Paraná, Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Bahia e Mato Grosso do Sul.

2025-2-17_Visita Presidente STF

Unidade Responsável:
Comunicação Social