Relatório anual do Plano de Logística Sustentável do TRT-15 aponta avanços e desafios
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região disponibilizou seu Relatório do Plano de Logística Sustentável (PLS) relativo ao ano de 2024, destacando avanços significativos em diversas áreas. Os resultados refletem o compromisso da instituição com práticas de consumo consciente, alinhadas à Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, instituída pela Resolução n. 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (alterada pelas Resoluções n. 550 e 594 de 2024). O relatório é validado e aprovado pelo Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade, que atua como Comitê Gestor do PLS na 15ª Região.
O Plano de Logística Sustentável (PLS) é um instrumento de gestão que visa implementar práticas sustentáveis no âmbito institucional, promovendo o uso eficiente de recursos, a redução de desperdícios e o fortalecimento da responsabilidade socioambiental. O plano está diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), incorporando metas que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
A apresentação do relatório tem como objetivo principal proporcionar uma análise clara e abrangente das práticas adotadas pelo TRT-15. Com a publicação dos resultados, além de prestar contas das ações implementadas, a instituição busca fomentar o engajamento do público interno e externo, bem como identificar oportunidades de melhoria para um aprimoramento contínuo.
Entre os indicadores analisados, destacam-se “Consumo de Papel” e “Consumo de Copos”, que registraram reduções significativas no comparativo com os anos de 2019 e 2020. Em 2020 foram consumidos 17.869 copos descartáveis, enquanto em 2024 o consumo foi de 5.458 unidades. O uso de papel caiu de 146.333, em 2019, para 45.722 em 2024.
O indicador de destinação de resíduos sólidos do TRT-15 também reflete um forte compromisso com práticas sustentáveis. Entre 2019 e 2024, a meta estabelecida pelo PLS de destinar 100% dos resíduos recicláveis a cooperativas de catadores foi plenamente alcançada. Outro destaque do relatório foi o desempenho na gestão de reformas e construções. O TRT-15 atingiu a marca de 100% de conformidade com os critérios de sustentabilidade em seus contratos, consolidando seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental em suas operações.
Além de sua eficiência operacional, o TRT-15 se destaca pelo forte engajamento em questões sociais, ambientais e de inclusão. O relatório apontou 78 ações voltadas à promoção da qualidade de vida, solidariedade e inclusão, além de 23 iniciativas de sensibilização e capacitação contínua em sustentabilidade e 26 ações voltadas à equidade e diversidade. Todas essas ações superaram as metas estabelecidas no PLS, demonstrando o compromisso da instituição com uma cultura organizacional responsável, que reverbera seus valores fundamentais.
“Os resultados apontados no relatório do PLS refletem o compromisso e o engajamento do regional em adotar práticas de consumo consciente, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Além disso, evidenciam a eficácia das ações de conscientização e sensibilização realizadas ao longo dos anos, que têm promovido uma mudança positiva na cultura de consumo”, avalia a presidente do Tribunal, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.
Painel business intelligence
O Painel da Sustentabilidade foi a grande novidade apresentada no relatório de 2024. Desenvolvido pela Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade, vinculada à Assessoria de Gestão Estratégica, a partir da ferramenta de avaliação e visualização de dados, Microsoft Power BI, o novo recurso tem o objetivo de tornar as informações sobre os indicadores e metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) mais visuais e acessíveis, por meio de gráficos dinâmicos. Com o sistema, é possível acompanhar os indicadores mensalmente, o que facilita a análise e o monitoramento do progresso das metas estabelecidas.
Conheça o Painel da Sustentabilidade.
Desafios e oportunidades de melhoria
Embora os resultados do relatório sejam positivos em diversos indicadores, alguns objetivos não foram plenamente atingidos, como é o caso das metas de redução do consumo de água envasada e dos custos com limpeza e vigilância. A análise crítica desses pontos é essencial para identificar oportunidades de melhoria, fomentar inovações e implementar ajustes necessários, sempre com o objetivo de aprimorar as práticas adotadas e garantir que as ações estejam totalmente alinhadas aos objetivos de sustentabilidade da instituição.
- 89 visualizações