“Trabalho infantil não dá jogo”: TRT-15 e Adimax firmam parceria pela proteção da infância
“Trabalho infantil não dá jogo. Estamos todos no mesmo time pela proteção da infância.” Com esse slogan, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, a Adimax Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. e o Instituto Adimax formalizaram nesta terça-feira, 7/10, um termo de cooperação técnica voltado ao combate do trabalho infantil.
A cerimônia, realizada no Salão Nobre da Presidência, reuniu magistrados, servidores e representantes da Alta Administração, entre eles, o vice-presidente judicial, desembargador Wilton Borba Canicoba, o corregedor regional, desembargador Renan Ravel Rodrigues Fagundes, e a vice-diretora da Escola Judicial, desembargadora Eleonora Bordini Coca. Também prestigiaram a solenidade os ex-presidentes do Tribunal, Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes (2018-2020) e Samuel Hugo Lima (2022-2024).
Assinaram o documento a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, e o gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, desembargador João Batista Martins César; e pela Adimax, Graziéle Nunes Mendes Miziara e Thiago Henrique Guimarães Pereira.
União de esforços pela infância
Em seu discurso, a presidente do TRT-15 exaltou o caráter social da iniciativa e o valor das parcerias que extrapolam os limites institucionais. “Este Acordo de Cooperação Técnica reflete o compromisso compartilhado com a proteção da infância e a promoção de uma cultura de responsabilidade social. Ao se somar ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, a Adimax amplia o alcance de uma mensagem fundamental: lugar de criança é na escola”, afirmou a desembargadora Ana Paula Lockmann.
A presidente enfatizou ainda que as ações previstas incluem campanhas educativas, distribuição de materiais informativos e ampla divulgação da mensagem em locais de grande visibilidade, como o Santuário Nacional de Aparecida e os jogos do time Magnus Futsal, tricampeão mundial. “A Adimax e o Instituto Adimax já são reconhecidos por sua atuação solidária, voltada ao amparo de idosos, pessoas e animais com deficiência. Agora, somam-se a uma rede de parceiros que acreditam que investir na infância é investir no futuro do trabalho digno e da cidadania”, completou.
“Transformação social”
O desembargador João Batista Martins César destacou o significado da parceria como instrumento de transformação social. “Só construiremos uma grande nação quando tratarmos nossas crianças e adolescentes como preconiza a Convenção de Viena de 1926: a humanidade deve dar às suas crianças o seu melhor. Infelizmente, o Brasil ainda não está dando o seu melhor”. Para o magistrado, ações como essa cooperação representam avanços importantes. Ele agradeceu à Presidência do TRT-15 e à Adimax pelo apoio contínuo ao programa.
Compromisso corporativo e responsabilidade social
Representando a Adimax, Thiago Henrique Guimarães Pereira, gerente de Relações Governamentais e Institucionais da empresa, destacou o orgulho da equipe em integrar a campanha e reafirmou o compromisso da companhia com causas sociais. “É uma honra estarmos aqui para formalizar uma parceria tão importante. Agradeço à presidente Ana Paula e ao desembargador João Batista por acolherem o projeto e acreditarem no nosso propósito. Estamos muito felizes por unir forças com o TRT-15 nessa causa tão nobre”, declarou.
Durante a cerimônia, Thiago entregou placas de agradecimento à presidente e ao desembargador João Batista, além de camisetas e cata-ventos, símbolo mundial do combate ao trabalho infantil. Em seguida, apresentou brevemente o histórico da empresa e do Instituto Adimax, organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social e bem-estar animal.
Fundada em 2002, a Adimax conta atualmente com mais de 2 mil colaboradores e é uma das líderes do segmento de alimentos para cães e gatos no país. O Instituto, por sua vez, já beneficiou mais de 260 mil pessoas e 185 mil animais por meio de 11 programas sociais voltados a diferentes públicos, entre idosos, pessoas com deficiência, crianças com autismo e pacientes hospitalizados.
“Trabalho Infantil não dá jogo”
A campanha “Trabalho Infantil não dá jogo” será amplamente divulgada nos canais de comunicação da Adimax e do Instituto, em veículos da frota da empresa, materiais promocionais e eventos esportivos do Magnus Futsal. Segundo Thiago Pereira, a proposta é multiplicar a mensagem de forma sustentável, envolvendo toda a cadeia de valor da empresa, inclusive com a inserção de cláusulas contratuais que reforçam o compromisso social dos parceiros comerciais. A ação também prevê, para 2026, a distribuição de cata-ventos e camisetas alusivas ao tema no Santuário Nacional de Aparecida, fortalecendo a mobilização em torno da erradicação do trabalho infantil.
- 350 visualizações