TRT-15 promove seminário sobre inclusão LGBTQIAPN+ na Justiça do Trabalho
Na sexta-feira, 27/6, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) realizou o seminário telepresencial "Justiça do Trabalho e Direitos LGBTQIAPN+: Protocolos para uma Atuação Inclusiva". A iniciativa, promovida pelo Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação e pela Escola Judicial da 15ª Região (EJud-15), foi transmitida pelo canal do YouTube da EJud-15 e teve, como público-alvo, magistrados, servidores, advogados, estagiários, além do público externo.
A mesa de abertura contou com a presença da desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, presidente do TRT-15, e do desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, diretor da EJud-15. A presidente do TRT-15 destacou o compromisso da Justiça do Trabalho com uma atuação mais sensível, inclusiva e atenta às diversidades. "Vamos dialogar sobre como reconhecer no cotidiano da jurisdição as desigualdades estruturais que atingem as pessoas LGBTQIAPN+ e refletir sobre os fundamentos e práticas que nos permitem julgar com perspectiva, equidade e empatia”, afirmou.
O desembargador Luiz Felipe Lobo enfatizou a importância da abordagem dessa temática para promover mudanças comportamentais e estruturais, salientando o papel da Escola Judicial na "profusão de cultura jurídica, provocando reflexões e mudanças".
Palestras
A programação contou com duas palestras. A primeira ministrada pela juíza Deizimar Mendonça Oliveira, sobre "Julgar com Perspectiva LGBTQIAPN+: Fundamentos, Práticas e Desafios no Sistema de Justiça", com mediação da juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti (membro do Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação do TRT-15). A segunda, pelo juiz André Machado Cavalcanti, sobre "A Compreensão da Diversidade Sexual e de Gênero como Valor", com mediação da desembargadora Eleonora Bordini Coca (vice-diretora da EJud-15 e coordenadora do Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação do TRT-15).
Assista aqui ao evento na íntegra.
- 41 visualizações