TRT-15 realiza segunda Reunião de Análise da Estratégia de 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região realizou, na última terça-feira, 9/9, a segunda Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2025. O encontro, conduzido pela presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, reuniu magistrados e servidores de áreas estratégicas para a avaliação dos resultados parciais no cumprimento das Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com dados consolidados de janeiro a 31 de julho deste ano.
A desembargadora Andrea Guelfi Cunha, gestora de metas do tribunal, participou da apresentação dos dados, que foi conduzida pela assessora de Gestão Estratégica, Iara Cristina Gomes. Foram destacados avanços significativos em diversas áreas, com índices próximos ou superiores às metas estabelecidas pelo CNJ.
Na Meta 1, que prevê o julgamento de mais processos do que os distribuídos no mesmo ano, o TRT-15 registrou um desempenho global de 88,39% (1º grau – 84,90%; 2º grau – 96,62%). Em relação à Meta 2, que trata do julgamento de processos mais antigos, o tribunal obteve 95,85% de cumprimento na primeira parte (processos distribuídos até 31/12/2023) e 64,37% na segunda parte (processos com mais de cinco anos de tramitação). No aspecto, a desembargadora Andrea Guelfi pontuou que o índice tende a apresentar crescimento significativo, tendo em vista que a apuração dos dados é parcial, abrangendo apenas o período até julho.
A Meta 3, voltada ao estímulo da conciliação, foi atingida em 44,04%, índice superior à meta fixada de 43,47%. Já na Meta 5, relacionada à redução da taxa de congestionamento líquida, o Tribunal apresentou um índice de 60,63%, enquanto a meta estabelece um limite máximo de 45,56%.
A Meta 9, que incentiva a cultura da inovação no Judiciário, foi atingida por meio do lançamento de dois novos projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação do TRT-15. Em parceria com o laboratório do TRT da 2ª Região, o Co.Labora-15 criou o projeto “IN-Pacto – Ambiente Digital para Conciliações”, que oferece uma solução digital para facilitar a homologação de acordos, por meio de comunicação assíncrona entre as partes e magistrados, garantindo a preservação da privacidade e a segurança dos dados. O segundo projeto do Co.Labora-15, desenvolvido em colaboração com o TRT da 3ª Região, é o “Precatório à Vista”, que visa implementar uma plataforma virtual para tornar as informações sobre precatórios e requisições de pequeno valor mais acessíveis e transparentes, contribuindo tanto para a gestão interna do Tribunal quanto para o acesso da sociedade.
No âmbito da Meta 11, que trata do combate ao trabalho infantil e da promoção da aprendizagem, foram destacadas ações articuladas com o Ministério Público do Trabalho e instituições de ensino, como o seminário realizado em Campos do Jordão nos dias 12 e 13 de junho.
Um dos pontos mais comemorados na reunião foi o cumprimento da Meta Específica relacionada à promoção da saúde de magistrados e servidores, fato inédito no TRT-15. A meta consiste na realização de exames periódicos em 15% dos magistrados e 15% dos servidores e foi integralmente alcançada pelo tribunal. A presidente Ana Paula Lockmann destacou a conquista como reflexo do engajamento institucional com o bem-estar físico e mental de toda a força de trabalho, reforçando a saúde como uma das prioridades da gestão.
Outro destaque foi a apresentação de painel estatístico interativo (BI) desenvolvido pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT-15, que permitirá às unidades judiciárias o acompanhamento em tempo real dos processos pendentes de julgamento, em relação às Metas 1 e 2 (para magistrados em atuação permanente em vara do trabalho), proporcionando maior transparência e controle da atividade jurisdicional.
Ao encerrar a reunião, a presidente Ana Paula Lockmann comemorou os resultados parciais, ressaltando que refletem o comprometimento sólido do tribunal, que segue desenvolvendo ações concretas para cumprir plenamente os objetivos estabelecidos pelo CNJ. A presidente também parabenizou a Coordenadoria de Estatística pelo desenvolvimento do painel que permitirá o acompanhamento em tempo real dos processos pendentes, permitindo que o magistrado esteja sempre atualizado.
- 174 visualizações