TRT-15 se destaca pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Auditoria de Geração de Valor, do CNJ

TRT-15 se destaca pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Auditoria de Geração de Valor, do CNJ
Conteúdo da Notícia

A Secretaria de Auditoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região conquistou menção honrosa pelo 3º lugar no Prêmio Auditoria de Geração de Valor – Edição 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O anúncio foi feito durante o Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em Brasília, que reuniu práticas inovadoras apresentadas por órgãos de todo o país.

A 15ª Região participou da premiação pelo Eixo 3 – Eficiência e Desburocratização dos Processos, com a prática “Gestão Ágil das Atividades de Auditoria”, implantada desde janeiro de 2024. Os coordenadores responsáveis pela iniciativa, Carla Joyce Gomes Alarcon de Paula e Lucas Leonardo Cazalli Xavier, representaram o TRT-15 no evento.

#ParaTodosVerem: foto posada dos integrantes da Secretaria de Auditoria do TRT-15

Inspirada no framework Scrum, originalmente voltado ao desenvolvimento de software, o novo formato organiza o trabalho da equipe em ciclos curtos, com foco na colaboração, no planejamento e na melhoria contínua, tornando o gerenciamento das atividades mais ágil e eficiente.

A nova abordagem já apresenta resultados concretos, como maior padronização dos papéis de trabalho, ampliação da atuação dos auditores e fortalecimento da autonomia. Uma pesquisa interna, realizada com os servidores da área em abril de 2025, indicou percepções positivas quanto à transparência, à colaboração e ao ambiente de trabalho.

O secretário de Auditoria do TRT-15, Sinval Alves Fernandes, celebrou a conquista. “Essa experiência mostrou que a inovação organizacional não depende, necessariamente, de grandes recursos. Ela nasceu da abertura ao diálogo, de uma liderança facilitadora e da disposição de repensar o que já estava estabelecido”, pontuou.

A coordenadora Carla Gomes destacou que o modelo trouxe “mais clareza sobre as tarefas e prazos, o que torna o dia a dia mais organizado e transmite segurança à equipe”. Acerca do embasamento técnico da iniciativa, o coordenador Lucas Xavier ressaltou que o trabalho foi baseado em seu estudo acadêmico de mestrado, “o que garantiu um alicerce sólido, alinhado às melhores práticas de gestão e auditoria”.

Prêmio Auditoria de Geração de Valor

A premiação promovida pelo CNJ visa reconhecer ações e projetos propostos por magistrados e servidores do Poder Judiciário, sobre inovação ou geração de valor em auditoria interna. Em 2024, a 15ª Região conquistou o 1º lugar com a prática "Automação da Fiscalização dos Atos de Pessoal”.

Na edição de 2025, a premiação foi dividida em 3 eixos. No Eixo 3, categoria pela qual o TRT-15 concorreu, o primeiro lugar foi conquistado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), com o projeto de implantação de sistema informatizado de auditoria interna, integrado à gestão de riscos, processos e projetos. O segundo lugar ficou com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que desenvolveu um modelo de relatório de auditoria em uma única página, com linguagem simples e acessível.

Foto do banner: Pedro França/Ag. CNJ

Unidade Responsável:
Comunicação Social