TRT-15 sedia exposição sobre a história da Orquestra Sinfônica de Campinas, marcando o início das comemorações dos 251 anos da cidade

TRT-15 sedia exposição sobre a história da Orquestra Sinfônica de Campinas, marcando o início das comemorações dos 251 anos da cidade
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura na terça-feira,  dia primeiro de julho, às 17 horas, no Espaço Cultural “Desembargador Eurico Cruz Neto”, a exposição “De Orquestra de Concertos à Sinfônica de Campinas: música e músicos na cidade”. O evento marca o início das comemorações dos 251 anos do município, celebrados no próximo dia 14. A mostra pode ser conferida de 2 a 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. O Espaço Cultural fica no primeiro andar do edifício-sede do TRT-15, na Rua Barão de Jaguara, 901 - Centro. A entrada é gratuita.

A exposição itinerante, que já foi exibida no Paço Municipal no final do ano passado, é resultado de uma parceria entre o Centro de Memória da Unicamp, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. A exposição celebra os 95 anos da Orquestra Sinfônica, completados em 2024, e reconstrói sua trajetória por meio de fotografias, documentos históricos e relatos que revelam as dimensões culturais da música de concerto na formação da identidade campineira.

A presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, destaca o simbolismo da mostra para a cidade e para a instituição. “Receber a história da Sinfônica de Campinas em nosso Espaço Cultural é, ao mesmo tempo, um tributo à memória e um gesto de valorização da arte como instrumento de transformação social. Ao abrir essa exposição no mês do aniversário de Campinas e também da Lei de Criação da 15ª, ambos comemorados em 14 de julho, o Tribunal reafirma seu compromisso com a cultura e com o fortalecimento do vínculo da Justiça do Trabalho com a comunidade que a cerca.”

Segundo os curadores do Espaço Cultural do TRT-15, o desembargador Marcos da Silva Porto e a juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, a exposição representa um novo marco para o calendário cultural do Tribunal. “É uma honra abrir nossas portas para uma narrativa tão potente sobre a vida musical da cidade. Ao acolher essa itinerância, o TRT-15 se conecta à sua própria história e à sensibilidade coletiva de Campinas. A música é ponte, e esta mostra é, sem dúvida, uma ponte entre passado, presente e futuro”, destacam.

O reconhecimento da importância da música na história e na vida cultural de Campinas também está presente nas palavras do prefeito de Dário Saadi. "A história da Orquestra Sinfônica de Campinas é parte viva da identidade da nossa cidade. Celebrar seus 95 anos numa exposição como essa, no mês dos 251 anos de Campinas, reforça o poder da cultura como alicerce da nossa memória e força transformadora do nosso futuro”, destaca o prefeito. 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destaca a importância simbólica e cultural da exposição. "A Orquestra Sinfônica de Campinas é um dos maiores símbolos da identidade cultural da nossa cidade. Celebrar a trajetória da Orquestra em uma exposição que abre as comemorações dos 251 anos de Campinas é reconhecer o poder transformador da arte e da memória. A parceria com o TRT-15 reforça o quanto a cultura deve estar presente em todos os espaços, dialogando com a sociedade e valorizando nossa trajetória coletiva", explica a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

O diretor da Sinfônica, Wanilton Mahfuz, reforça a importância da aproximação do público com a trajetória da Orquestra. "A exposição dos painéis da OSMC, feitos em parceria com a Unicamp para celebrar os 95 anos da Orquestra, é uma excelente oportunidade para o público conhecer como a nossa Orquestra surgiu, evoluiu e chegou ao estágio de excelência que alcançou, e de quem foram os responsáveis pela sua criação, crescimento e suporte".

Sobre a exposição

A exposição “De Orquestra de Concertos à Sinfônica de Campinas: música e músicos na cidade” mostra de forma clara e envolvente a trajetória da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. A orquestra surgiu em 1929, com o nome de Associação Symphonica Campineira, e é até hoje a maior orquestra do Brasil que não fica em uma capital.

A mostra apresenta fotos, documentos, programas de concerto e partituras, incluindo registros da pioneira Sociedade Symphonica Campineira e da família Di Tullio, que apoiou a orquestra desde o início. A exposição relembra momentos em que a orquestra foi interrompida e, depois, retomada graças ao empenho de músicos e da comunidade.

Por meio de recortes históricos, o público pode entender como um pequeno grupo de músicos, inspirado por Antonio Carlos Gomes, trouxe o gosto por música de concerto para os salões e óperas de Campinas. Também mostra como essa paixão cresceu, ganhando força até formar o modelo atual da orquestra.

Ao final, o visitante percebe a importância da orquestra na identidade cultural de Campinas: um legado feito de colaboração, reconstruções e vontade de valorizar a arte e a memória coletiva.

Serviço: 
Exposição “De Orquestra de Concertos à Sinfônica de Campinas: música e músicos na cidade”
Vernissage: terça-feira, primeiro de julho, às 17h
Visitação: de 2 a 31 de julho de 2025, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no 1º andar do edifício-sede do TRT-15 (Rua Barão de Jaguara, 901 – Centro – Campinas/SP). 
Entrada gratuita.

Unidade Responsável:
Comunicação Social