TRT-15 regulamenta uso do sistema VoIP, que garante redução de custos com telefonia

Conteúdo da Notícia

A presidente do TRT da 15ª Região, desembargadora Gisela Moraes, acaba de editar a portaria GP nº 41/2020 que regulamenta o uso do sistema Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol - VoIP) em unidades da jurisdição. Essa é mais uma ação de otimização dos recursos, pois vai permitir diminuição de custos com telefonia na primeira instância de até 50%, uma vez que as ligações realizadas por esse sistema não são tarifadas pelas empresas. O recurso VoIP opera via internet, com uso de banda larga. 

A iniciativa leva em consideração a Portaria  n.º 82, de 19 de dezembro de 2019, que estabelece diretrizes de adequação de despesas no âmbito do TRT-15, em cumprimento aos princípios da administração pública e ao novo regime fiscal. Nesta primeira etapa, o sistema estará disponível para unidades localizadas em 82 municípios, incluindo o Fórum Trabalhista de Campinas, o maior da jurisdição, além do Almoxarifado e do sistema de atendimento ao usuário da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicações (Setic).

“Os equipamentos de PABX existentes nessas unidades comportam a tecnologia que possibilitou a ativação do sistema de telefonia Voz sobre IP pelas áreas técnicas do Tribunal”, explica a presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Moraes. Segundo a magistrada, a proposta é de que, mediante disponibilidade orçamentária, o recurso digital seja ampliado para todas as unidades futuramente.

Cada unidade recebeu um código de numeração única. Para conversar com outra vara do trabalho de forma mais econômica usando VoIP, basta digitar a tecla 7, aguardar o sinal de linha e digitar o código respectivo da unidade, com três números. Para as ligações externas, via operadora, o procedimento é o mesmo realizado atualmente, com a digitação da tecla 0 (zero) para obtenção de linha.

Unidade Responsável:
Comunicação Social