Preservando a memória da JT: CMAC lança tour virtual por suas dependências

Conteúdo da Notícia

Na semana em que o Poder Judiciário comemora o Dia da Memória (10/5), o  Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (CMAC) lança um tour virtual. Reinaugurado em fevereiro de 2018 na Sede Judicial do Tribunal, em Campinas, o espaço utiliza painéis, fotografias, documentos manuscritos e material audiovisual para apresentar a história do trabalho, das relações laborais, da Justiça do Trabalho e do TRT-15, que está completando 35 anos em 2021. O ano também marca as comemorações de 80 anos do Poder Judiciário Trabalhista.

Dividido em oito vídeos curtos, o tour virtual detalha os principais espaços do CMAC, contemplando as antigas Juntas de Conciliação e Julgamento, o mapa das circunscrições do TRT-15, a história do trabalho com detalhamento sobre o período da escravidão e a agricultura, o painel da memória, com fotografias de trabalhadores, as representações do trabalho em Campinas, além de registros de trabalhadores pelo fotógrafo Assis Horta e as contribuições do professor campineiro Cesarino Junior para o Direito do Trabalho.  “As narrativas trazidas pelo acervo exposto revelam memórias, histórias de vida e trajetórias que esboçam um mosaico dos múltiplos perfis do trabalhador brasileiro”, salienta Cristina Pera, da Coordenadoria de Gestão Documental.

Para o coordenador da Comissão de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho da 15ª Região e vice-presidente judicial da Corte, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, a iniciativa do tour virtual é uma boa alternativa para divulgação da história da Justiça do Trabalho em um ano comemorativo muito importante. “O TRT-15 comemora 35 anos e a Justiça do Trabalho está completando 80 anos. O CMAC reúne um acervo precioso sobre nossa história que deve ser sempre compartilhado.  O tour virtual permite ainda que o público conheça as instalações do CMAC sem sair de casa, o que é muito apropriado, pois atende às medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus”, ressalta o magistrado.


 

Unidade Responsável:
Comunicação Social