Publicado o calendário de correições das unidades de 1º grau para janeiro e fevereiro

Publicado o calendário de correições das unidades de 1º grau para janeiro e fevereiro
Conteúdo da Notícia

A Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região divulgou na quarta-feira (19/1) o calendário de correições ordinárias telepresenciais para os meses de janeiro e fevereiro. As unidades de Limeira serão as primeiras a serem inspecionadas neste ano, já na quarta-feira (26/1), seguidas por Sertãozinho, Mogi-Guaçu, Sumaré, Paulínia, Indaiatuba, Bragança Paulista, Hortolândia, São Roque, Sorocaba e Taubaté. O trabalho de verificação do cumprimento das normas e dos processos de trabalho será realizado até o final do ano nas 182 unidades, entre Varas do Trabalho, Divisões de Execução e Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs-JT) do TRT-15 e Núcleo de Pesquisa Patrimonial.

"As correições auxiliam as equipes de primeira instância a aperfeiçoarem o caminho rumo à prestação jurisdicional célere e efetiva. Para que isso seja possível, valorizamos a dimensão humana que há por trás de cada etapa do nosso processo de trabalho", ressalta a corregedora do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann. A magistrada também destaca o diálogo durante as correições com advogados, trabalhadores, empregadores, membros do Ministério Público do Trabalho e demais interessados como fundamental para o aperfeiçoamento jurisdicional. 

Como ocorreu em 2021, a Corregedoria Regional seguirá utilizando neste início de ano o modelo telepresencial, por meio de videoconferência, em função das medidas sanitárias adotadas pelo TRT-15 durante a pandemia de coronavírus. Embora haja convocação de magistrados e servidores para a participação na reunião de correição por meio de videoconferências, também é dada aos juízes, mediante convite, a oportunidade de acompanhar tais trabalhos na sede da Corregedoria.

Etapas da correição

O trabalho correicional se inicia muito antes do diálogo entre as equipes da Corregedoria e das unidades judiciárias de 1º grau. Na etapa prévia, são elaborados pareceres sobre os  processos em andamento, com objetivo de identificar o alinhamento da unidade com o ordenamento jurídico. Após o levantamento inicial, é feita uma  análise para que, durante a correição, a corregedora ou a vice-corregedora possam orientar magistrados e servidores. 

"Há ainda o trabalho pós-correição, de fundamental importância, que é a verificação da implementação das orientações recebidas. É essa dialética que permite uma melhoria contínua dos serviços oferecidos à população pelas unidades de 1º grau da 15ª", destaca a vice-corregedora do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza.

Confira aqui o edital com as correições de janeiro e fevereiro.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social