Corregedoria abre as inscrições para a 3ª Edição do Banco de Talentos

Corregedoria abre as inscrições para a 3ª Edição do Banco de Talentos
Conteúdo da Notícia

A  corregedora regional e o vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadores Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e Manoel Carlos Toledo Filho, promovem, a partir deste mês, a 3ª Edição do Banco de Talentos, que prevê a seleção de servidores e servidoras aptos tecnicamente para a atividade de gestão das unidades do primeiro grau. As inscrições podem ser feitas de 19 a 30/4, na página Orientações da Corregedoria, na Intranet do Tribunal.

Como nas outras edições, a lista de normativos atinentes às atividades rotineiras de secretaria de vara do trabalho foi atualizada e está disponível aos interessados.  O conteúdo é parte fundamental do conhecimento necessário ao exercício da função.

Entre os principais objetivos do projeto estão formar um banco de talentos, divulgar os normativos para a gestão de secretarias de varas, assim como atender o pedido de juízes e juízas titulares sobre a sugestão de nomes de interessados na função de gestor de secretarias de primeiro grau.

“É importante observar que urge a necessidade de ações dessa natureza pela Instituição. A seleção de servidores aptos a exercer a função de gestor vai ao encontro das necessidades prementes, especialmente no momento em que há uma substancial mudança do clima organizacional fomentada pela instalação das Secretarias Conjuntas. Destaca-se que não é um projeto para capacitar novos gestores, mas para identificar aqueles que já estariam prontos, do ponto de vista técnico, para exercer essa função estratégica na busca de resultados”, destaca a corregedora regional, desembargadora Rita Penkal.

A edição deste ano contará com questões abordando a nova forma de trabalhar trazida pelo projeto Especializa & Equaliza, que surgiu em razão do recorrente déficit de servidores do Regional e que busca viabilizar a integração das equipes de mais de uma unidade, com a criação de secretaria conjunta para tramitação dos processos, com especialização das equipes, preservada a separação de gabinetes e sem interferir na competência do juízo.

Para o vice-corregedor, desembargador Manoel Carlos, “o projeto atinente ao Banco de Talentos, ora em sua 3ª edição, é uma ideia exitosa criada por esta Corregedoria Regional, destinada a identificar servidores aptos a exercer funções de gestão no âmbito da nossa 1ª instância, notadamente as relevantes e estratégicas atribuições de Diretor de Secretaria, com suas recentes e naturais derivações, surgidas no contexto do projeto Especializa & Equaliza. Trata-se, assim, de uma oportunidade valiosa para aprimorar qualitativamente nossa estrutura administrativa, aproveitando maximamente os excelentes quadros de que dispomos, pelo que conclamamos todos os potenciais interessados a se inscreverem e participarem.”

Acesse a compilação de normativos e o formulário de inscrições. Participe!

Unidade Responsável:
Comunicação Social