Em noite histórica de abertura do Ano Judiciário, TRT-15 homenageia personalidades

Em noite histórica de abertura do Ano Judiciário, TRT-15 homenageia personalidades
Conteúdo da Notícia

Noite de 14 de março de 2024. Plenário Ministro Coqueijo Costa lotado para a cerimônia de Abertura do Ano Judiciário 2024 do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O presidente, desembargador Samuel Hugo Lima, e demais membros da Corte, recepcionaram autoridades do mundo jurídico, empresarial e acadêmico para a solenidade que marca, de forma simbólica, o início dos trabalhos no Regional, e também realiza a entrega de Comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região. Neste ano, foram 24 homenageados, sendo 13 com o Grande Colar e 11 com a Medalha Ouro, e que integram uma lista que traz, entre os ilustres, o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Lopes Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras. O escritor foi indicado pelo desembargador Wilton Borba Canicoba para receber o Grande Colar.

#ParaTodosVerem: No Plenário, desembargadores da Corte, autoridades e homenageados posam para foto.

#ParaTodosVerem: Desembargadores da Corte sentados em seus respectivos lugares no Plenário aplaudem os homenageados. Ao fundo, aparecem as autoridades compondo a mesa alta.

Compuseram a Mesa de Honra, ao lado do presidente da Corte, desembargador Samuel Hugo Lima, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Luiz José Dezena da Silva; a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo; o desembargador Alexandre Carvalho e Silva de Almeida, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representando no ato o presidente daquela Corte, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região Alvamari Cassillo Tebet; o secretário municipal adjunto de Justiça, Cláudio Henrique Catalano Pires, representando o prefeito de Campinas, Dário Saadi; a subprocuradora regional da União da 3ª Região, Andréa Visconti Penteado; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região e coordenador da Justiça do Trabalho da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Sérgio Polastro Ribeiro, representando a AMB; e o presidente da Comissão de Relacionamento da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil com o TRT15, Ricardo Ortiz de Camargo, neste ato também representando a presidente da OAB paulista, Patrícia Vanzolini.

#ParaTodosVerem: Ao fundo, aparece a Mesa de Honra com as autoridades sentadas; nas laterais da imagem, desembargadores da Corte sentados em seus lugares no Plenário; no centro, cinco músicos em pé, tocando instrumentos de sopro.

O Quinteto de Sopro do Instituto Anelo, responsável pela abertura artística do evento, executou o Hino Nacional e as músicas Carinhoso (de João de Barro e Pixinguinha) e Meu ébano (de Nenéo e Paulinho Rezende). Em seguida, o presidente Samuel Lima usou o púlpito para o seu discurso, que destacou a importância da solenidade de Abertura do Ano Judiciário como uma  celebração de um “momento de renovação”, que reafirma “nossos compromissos com a busca incansável pela paz social e pelo bem-estar de nossa sociedade”. Numa analogia livre, o magistrado comparou a solene ocasião com as células que compõem nosso corpo, e tanto quanto cada uma delas “desempenha um papel vital em nosso organismo, cada um de nós desempenha um papel crucial na construção e no fortalecimento do tecido social e jurídico”. Segundo o presidente, “nossas ações individuais reverberam através de todo o sistema, moldando o curso dos acontecimentos, influenciando vidas, moldando destinos, e assim como as células saudáveis promovem o bem-estar do corpo, nossos esforços conjuntos promovem a saúde de nossa sociedade, a pacificação e a harmonia”.

#ParaTodosVerem: Em primeiro plano, o presidente Samuel fala no púlpito; em segundo plano, autoridades na mesa alta e desembargadores da Corte.

O presidente também fez um rápido apanhado das ações realizadas ao longo de 2023, cujos resultados foram objeto, “pela primeira vez em nossa história, de uma audiência pública, com o intuito de fortalecer a interação e o diálogo com a sociedade”. Dentre essas ações, o Tribunal cumpriu com êxito as metas nacionais, com destaque para o Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, denominado Co.Labora 15, “que tem buscado, na diversidade de perspectivas e no trabalho colaborativo, soluções para problemas complexos, relacionados aos serviços judiciários ou aos administrativos”. 

Outro ponto destacado foi a garantia do acesso à Justiça a pessoas surdas com o Balcão Visual, na tentativa da promoção pelo tribunal da cidadania plena, com o efetivo atendimento dessas pessoas pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), iniciativa que foi agraciada em novembro com o Prêmio “Justiça do Trabalho Sustentável” – categoria Dimensão Social,  promovido pelo TST e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O presidente também afirmou que os desembargadores da Corte e os juízes convocados, auxiliados pelos servidores, “resolveram quase 20% a mais de processos do que em 2022”, e “os magistrados de primeiro grau e as equipes das Varas do Trabalho finalizaram cerca de 7.000 processos a mais do que no ano anterior”. O magistrado apontou como fator determinante para esse desempenho “o preenchimento de vagas do quadro efetivo em 2023 autorizado pelo CSJT”, além da implantação “de forma gradual e voluntária no primeiro grau de jurisdição, do novo modelo de gestão proposto pela Corregedoria Regional, intitulado Especializa & Equaliza, que cria as Secretarias Conjuntas nos fóruns trabalhistas”. E ainda sobre números, o presidente lembrou que com relação aos valores pagos, o Tribunal registrou “um montante de 5,38 bilhões de reais, o maior desde sua criação, em dezembro de 1986”, o que se deve, segundo o presidente, “em parte à disseminação de políticas de conciliação e à adoção de estratégias para dar maior efetividade à fase de execução processual”. 

#ParaTodosVerem: Presidente Samuel e desembargadoras da Corte posam com homenageada segurando diploma. Todos usam o Grande Colar.

Homenagens

O presidente destacou também a entrega das Comendas do TRT-15 a 24 personalidades e entidades que, “com dedicação e comprometimento, iluminaram os caminhos da justiça, da cultura, da política e da filantropia”. Realizada durante a solenidade de Abertura do Ano Judiciário, a já tradicional entrega das honrarias aos homenageados indicados pelos membros da Corte “irradiam inspiração e coragem, guiando-nos em direção a um horizonte de igualdade e dignidade para todos” que, com seus feitos notáveis, “nos lembram que a justiça e o bem comum não são conceitos abstratos e sim, uma realidade tangível, construída por meio do esforço coletivo, do amor pela verdade e do respeito pela dignidade humana”.

Noite ilustrada com história viva

#ParaTodosVerem: Homenageado Ignácio Brandão discursa sentado em uma cadeira no centro do Plenário. Ao fundo, aparecem autoridades da mesa alta.

Os convidados da noite foram ainda agraciados com um discurso do escritor e jornalista, e um dos homenageados, Ignácio de Loyola Lopes Brandão. Sentado numa poltrona no centro do Plenário, entre os membros da Corte, o escritor esbanjou bom humor em suas palavras de agradecimento ao TRT-15 pela honraria recebida, especialmente ao desembargador Wilton Borba Canicoba, neto de Laerte Canicoba, grande amigo pessoal do homenageado no curso científico, em Araraquara, nos idos anos 1950. Nas onze páginas lidas com graça e ritmo, concatenados com emoção, e deixadas displicentemente caídas no chão ao seu lado, o escritor contou um pouco de sua história pessoal, suas conquistas como jornalista, profissão escolhida em parte devido ao seu natural inconformismo e “rebeldia” da juventude (admirador confesso de James Dean), e que o levou a realizar viagens marcantes pelo mundo, como França, onde morou em 1968 e integrou movimentos de liberdade social e política.

Brandão ainda falou de suas experiências como palestrante Brasil afora, como escritor de 54 livros e 8 mil crônicas em jornal, como integrante da Academia Brasileira de Letras, sobre o processo criativo e o envelhecimento. Com ou sem segredo, o ilustre negou fórmulas ou receitas, mas garantiu que sua vida foi marcada por uma frase do pacifista Bertrand Russel, “que aos 95 ainda tomava parte em passeatas em Londres” e que diz “quando uma pessoa se aproxima do fim, procura saber o sentido da vida”. Essa descoberta, segundo Brandão, ele fez aos 16 anos, quando escreveu seu primeiro texto, uma crítica de cinema em que retratou o Brasil e os brasileiros. “Ainda tenho projetos. Caminho, eles também. E assim continuo indo para a frente”. Leia a íntegra do discurso de Ignácio Loyola Brandão.

Confira abaixo a lista dos homenageados

Com o Grande Colar

Alvamari Cassillo Tebet – Procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região
Alvaro Alves Nôga – Desembargador Diretor da Escola Judicial do TRT da 2ª Região, SP
Beatriz de Lima Pereira – Desembargadora Presidente do TRT da 2ª Região, SP
Centro Promocional Tia Ileide – Entidade Filantrópica
Clóvis Fernando Schuch Santos – Desembargador Ouvidor do TRT da 4ª Região, RS e Presidente do COLEOUV em 2023
Edilene Lôbo – Ministra do Tribunal Superior Eleitoral
Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil – Entidade Filantrópica
Ignácio de Loyola Lopes Brandão – Membro da Academia Brasileira de Letras
Luiz Carlos Motta – Deputado Federal
Luiz Guilherme Marinoni – Jurista, Professor, Advogado e Procurador do Estado do Paraná
Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Entidade Filantrópica
Richard Pae Kim – Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça
Salise Monteiro Sanchotene – Desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, RS

Com a Medalha Ouro
Antônia Sant'Ana – Juíza Titular da 3ª Vara do Trabalho de São José dos Campos
Cristina Santiago Pesce – Servidora do TRT da 15ª Região
Francisco de Assis Miné Ribeiro Paiva – Procurador do Estado aposentado
Giuliana Pardo Policastro La Guardia – Servidora do TRT da 15ª Região
José Antonio Vieira de Freitas Filho – Presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho
Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira – Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo
Luis Henrique Forato – Servidor do TRT da 15ª Região
Mariane Dantas Santana Rosmaninho – Servidora do TRT da 15ª Região
Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti – Juíza Titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas
Nei Messias Vieira – Procurador-Chefe Substituto da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região
Pedro Ernesto de Arruda Proto – Advogado Trabalhista

Confira álbum de fotos:

Abertura do Ano Judiciário 2024

#ParaTodosVerem: Público fotografa, com seus celulares, os homenageados que posam no Plenário ao lado dos desembargadores e autoridades.

Unidade Responsável:
Comunicação Social