Portaria GP Nº 084/2019
PORTARIA GP Nº 084/2019
de 18 de dezembro de 2019
(Alterada pela Portaria GP Nº 007/2020)
Institui o Comitê de Governança Institucional no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
A DESEMBARGADORA PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA QUINTA REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,
CONSIDERANDO que a Governança Pública compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controle que possibilitam a avaliação, o direcionamento e o monitoramento da atuação da gestão, com vistas à prestação de serviços de interesse da sociedade;
CONSIDERANDO que a Resolução n.º 145/2014 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, referente ao Plano Estratégico da Justiça do Trabalho para o período 2015-2020, tem como objetivo estratégico "Fortalecer os processos de governança e o combate à corrupção";
CONSIDERANDO a Resolução n.º 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece a "Instituição da Governança Judiciária" como um de seus macrodesafios;
CONSIDERANDO a Resolução 221/2016 do Conselho Nacional de Justiça, que institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça;
CONSIDERANDO o Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional;
CONSIDERANDO as diretrizes do Referencial Básico de Governança Pública do Tribunal de Contas da União – TCU;
R E S O L V E:
Art. 1º Instituir o Comitê de Governança Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
Art. 2º O Comitê de Governança Institucional será composto pelos seguintes membros:
I – Desembargador Presidente do Tribunal;
II – Desembargador Vice-Presidente Administrativo;
III – Desembargador Vice-Presidente Judicial;
IV – Desembargador Corregedor Regional;
V – Diretor-Geral;
V – Desembargador Vice-Corregedor Regional; (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
VI - Secretário-Geral da Presidência;
VI – Diretor-Geral; (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
VII – Secretário-Geral Judiciário;
VII – Secretário-Geral da Presidência; (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
VIII – Assessor de Gestão Estratégica;
VIII – Secretário-Geral Judiciário; (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
IX – Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações;
IX – Assessor de Gestão Estratégica; (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
X – Secretário de Gestão de Pessoas;
X – Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações; (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
XI – Secretário da Administração.
XI – Secretário de Gestão de Pessoas; (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
XII – Secretário da Administração. (Incluído pela Portaria GP Nº 007/2020)
§ 1º A Presidência do Conselho poderá convidar Magistrados, servidores ou jurisdicionados a participar das reuniões de trabalho, sem direito a voto, quando entender relevante.
§ 1º O Comitê de Governança será coordenado pelo Presidente, com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência. (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
§ 2º O Comitê de Governança será coordenado pelo Presidente, com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência.
§ 2º A Presidência do Comitê poderá convidar Magistrados, servidores ou jurisdicionados a participar das reuniões de trabalho, sem direito a voto, quando entender relevante. (Alterado pela Portaria GP Nº 007/2020)
Art. 3º Compete ao Comitê de Governança Institucional:
I – acompanhar a efetiva implementação e o desenvolvimento da Política de Governança Institucional;
II – avaliar, dirigir e monitorar a atuação da gestão, especialmente quanto ao alcance do objetivo geral da Política de Governança;
III – estabelecer políticas e diretrizes para a gestão e para o alcance dos resultados;
IV – avaliar e assessorar a gestão do TRT15 no cumprimento das demandas dos Conselhos Superiores, das instâncias externas de governança, do Tribunal Pleno e da sociedade;
V – monitorar a execução do Planejamento Estratégico, promovendo, quando oportuno, os ajustes necessários à melhoria do desempenho institucional;
VI – participar das reuniões de avaliação da estratégia – RAE;
VII - discutir e deliberar acerca dos projetos e iniciativas estratégicas;
VIII - apreciar e manifestar sobre os aspectos técnicos da Proposta Inicial das Metas (PIME);
IX - definir as modalidades de participação que serão realizadas pelo Tribunal na elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário, bem como as respectivas formas de condução;
X - deliberar sobre a convocação de reuniões com Magistrados e servidores de todos os graus de jurisdição ou de unidades técnicas do Tribunal que propiciem uma gestão participativa na elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário;
XI – mapear e controlar as interações entre as estruturas de governança institucional, determinando como as decisões críticas serão tomadas e como o poder e a responsabilidade serão exercidos;
XII – promover a transparência e a accountability.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
(a)GISELA RODRIGUES MAGALHÃES DE ARAUJO E MORAES
Desembargadora Presidente