Acesso com CPF e senha

O acesso ao PJe pode ser feito através de certificado digital ou por CPF e senha. Observe que existem duas áreas na tela de acesso ao sistema, separadas por uma linha fina vertical e um "ou":

Os acessos feitos por certificado digital permitem que documentos sejam assinados, peças inseridas etc. Os acessos por CPF e senha permitem apenas a leitura e acompanhamento dos processos, além de algumas tarefas de tramitação interna dos processos (para os usuários do próprio TRT).

CADASTRAMENTO DE SENHA

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as bases de dados e o acesso a cada instância do sistema PJe são distintas. Assim, é necessário o cadastramento de senha tanto para o 1º grau quanto para o 2º grau do sistema PJe. Repita o procedimento a seguir para cada base na qual deseje ter uma senha cadastrada para acesso sem seu certificado digital.

Para cadastrar uma senha a fim de utilizar o acesso por CPF e senha, é necessário fazer acesso primeiramente com o seu certificado digital e acessar as seguintes opções de menu no sistema PJe: Configuração - Pessoa - Cadastro de Senha:

Por uma questão de segurança, nem mesmo os administradores do sistema PJe têm acesso à inclusão de senhas nesta área, isso somente pode ser feito pelo detentor do certificado digital da conta de acesso. O que garante que os acessos feitos por CPF e senha sejam legítimos, já que a senha de acesso é de conhecimento unicamente do dono do certificado digital. É sempre bom lembrar que, por sua importância, esta senha deve ser bem escolhida: difícil de descobrir por um terceiro mal intencionado, porém fácil de memorizar.

Para inserir a senha, após escolher a opção Cadastro de Senha acima, se abrirá uma janela com espaço para inserir (e confirmar) a senha desejada. Observe ainda que a opção "Permitir acesso utilizando login e senha?" deve estar marcada como "Sim"; caso deseje desabilitar a possibilidade de acesso por CPF e senha, selecione "Não". Depois de inserir sua senha duas vezes, como indicado abaixo, clique no botão Atualizar Senha.

"ESQUECI MINHA SENHA"

Finalmente, caso você já tenha inserido uma senha e não se recorde dela mais, nem precisa solicitar ajuda ("esqueci minha senha"). Para resolver este problema, basta entrar novamente no sistema com seu certificado digital e inserir uma nova senha, sobrepondo a antiga. Mais um bom motivo para deixar esta senha bem difícil, ela é fácil de ser substituída caso seja esquecida.

Outra opção, é claro, é clicar sobre "Esqueci minha senha" e preencher seu CPF e endereço de e-mail na tela que se abrirá. Não se esqueça de clicar no botão Solicitar. Neste caso será encaminhada uma mensagem para seu endereço de e-mail cadastrado no sistema PJe. Caso não saiba qual e-mail está cadastrado no sistema, utilize a opção acima, via certificado digital.