Shodö

A. Verificação da Versão Instalada
B. Instalação do Shodö
C. Configuração do Shodö
D. Teste de Assinatura
E. Casos Especiais e Problemas Conhecidos

A. VERIFICAÇÃO DA VERSÃO INSTALADA

Para funcionar bem com o PJe, o assinador Shodö precisa estar instalado em sua última versão e corretamente configurado. Caso você descubra que o Shodö está desatualizado em seu computador, desinstale a versão antiga no Painel de Controle do Windows e instale a versão mais recente seguindo os itens "B" e "C" destas instruções.

A versão de seu programa assinador Shodö pode ser verificada clicando na seta para cima da opção “Mostrar ícones ocultos” próximo ao relógio do Windows, geralmente no canto inferior direito de sua tela. Uma janelinha vai se abrir mostrando diversos ícones de programas carregados na memória do Windows. Simplesmente pare o mouse sobre o ícone do Shodö e aparecerá a informação da versão instalada:

Outra forma de verificar a versão de seu assinador Shodö é clicando com a direita sobre o ícone do Shodö observado acima, e a seguir clicar na opção Status:

Se o Shodö estiver instalado e funcionando (ainda que desatualizado), deve ser aberta uma tela de boas-vindas do assinador Shodö. Selecione nesta tela a opção Informações:

Ao clicar em Informações abre-se nova tela, com um botão vermelho bastante chamativo, onde se lê "Atualizar". Clique nele e, dependendo da configuração de seu Shodö, dê ok ou entre seu PIN, o que for solicitado. Ao fazer isso, será informado logo abaixo a versão do assinador Shodö instalado:

Finalmente, uma terceira forma de verificar a versão instalada de seu assinador Shodö é indo no Painel de Controle do Windows, na opção Programas e Recursos. Observe a linha do assinador Shodö, lá também aparece a versão instalada:

Ir para a instalação