Certificado Renovado

Algumas vezes, após a renovação de seu certificado digital, perde-se o acesso ao sistema PJe. Isso se deve normalmente ao fato de ainda existir um certificado digital antigo em sua mídia, seja ela cartão ou token (parecido com um pen drive).

A mensagem de erro típica desses casos é a seguinte: "A cadeia de certificados do certificado digital não contém um certificado válido ICP-Brasil".

Para resolver este problema, vá no Painel de Controle do Windows e selecione Opções de Internet. A tela deve variar um pouco de um computador para o outro, mas é mais ou menos assim:

Observe na parte superior da janela aberta, caso sua opção de exibição esteja ajustada para Categoria, mude-a para alguma opção de ícone (pequenos ou grandes, tanto faz).

Clicando sobre Opções de Internet deve ser aberta uma nova janela, com 7 abas. Clique na aba Conteúdo, depois no botão Certificados:

Clicando no botão certificados, abre-se outra janela onde deve aparecer a lista dos certificados digitais contidos em sua mídia (cartão ou token). Tomando muito cuidado para não remover seu certificado novo, atual, válido, remova os certificados vencidos, com data antiga, clicando nas linhas correspondentes e a seguir no botão Remover. Ao final, deve permanecer apenas a linha do certificado digital atual, válido, assim:

Isto feito, feche todas estas janelas até o Painel de Controle tente fazer novo acesso ao PJe.