Shodö(desuso) - Comunicação
ERRO: NÃO HOUVE COMUNICAÇÃO COM O APLICATIVO SHODÖ.
Se aparecer a tela abaixo quando for clicado no botão Certificado Digital na tela de acesso ao sistema PJe, faça os testes a seguir. Esta tela a priori não deveria aparecer se todos os passos de instalação e configuração do assinador foram cuidadosamente seguidos.
Verifique primeiramente se o ícone do Shodö se encontra na área de ícone ocultos próxima ao relógio do Windows clicando sobre a seta para cima (1) e a seguir parando o ponteiro do mouse sobre o ícone do Shodö (2):
Se o ícone não estiver aparecendo nesta área, execute o assinador Shodö a partir da área de trabalho de seu Windows (fundo do Windows). Se não existir o ícone na área de trabalho do Windows, volte e faça o procedimento de Instalação do Shodö cuidadosamente, exatamente como descrito acima.
Se o ícone do Shodö estiver aparecendo nesta área significa que o assinador está carregado na memória de seu Windows, então se a janela de erro continuar aparecendo pode significar, provavelmente, que:
- Não foi liberado seu navegador, Mozilla Firefox ou Google Chrome, para ser usado com o Shodö. Neste caso execute os passos descritos na seção de Teste de Assinatura do assinador Shodö;
- Mude a configuração do Mecanismo de seu assinador, de Forçar MSCAPI para Melhor Esforço, na terceira tela de configurações (4ª imagem) que aparece na seção Configuração do Shodö.
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