Shodö - Internal Server Error

Se, ao tentar acessar o sistema PJe, ou ao fazer o Teste de Assinatura do assinador Shodö, aparecer a mensagem "Erro 500: Internal Server Error", como mostrado abaixo, isso provavelmente se deve à versão de Java sendo utilizado pelo assinador.

Para resolver este problema, clique sobre o ícone próximo ao relógio do Windows (1), selecionando a seguir com o botão direito do mouse o ícone do assinador Shodö (2), e finalmente selecionando a opção Status (3), como mostrado na imagem abaixo:

Será aberto o navegador Firefox com algumas opções, selecione a opção Informações, clicando a seguir sobre o botão vermelho, Atualizar. Será solicitado o uso de seu certificado digital, devendo aparecer a seguir a tela abaixo. Observe o campo marcado, a versão do Java sendo utilizado pelo assinador Shodö instalado.

Se a versão de Java que aparece em sua tela for muito diferente desta, por exemplo a versão 14.0.1, isso significa que existe o programa Java Development Kit, JDK, instalado em sua máquina. Este recurso é necessário estar instalado em computadores de desenvolvedores de sistemas em Java e outras poucas situações, podendo possivelmente ser excluído de seu computador.

Verifique, no Painel de Controle de seu Windows, opção Programas e Recursos, se existe de fato o Java Development Kit instalado, como mostrado abaixo. Se for o caso, desinstale-o.

Após seu computador ser reiniciado, seu acesso ao sistema PJe com o assinador Shodö deve ter sido restaurado.