Transparência - Corregedoria (2017)
GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS
Atividades de Correição e de Apuração de Ilícitos Administrativos
A teor do art. 26 do Regimento Interno, as competências atribuídas à Corregedoria Regional compreendem, em síntese, a fiscalização e a orientação dos serviços prestados pelas unidades de primeira instância, seja de ofício, por meio das correições ordinárias e extraordinárias, seja por provocação de interessados, por meio de procedimentos de caráter administrativo e disciplinar. Compete também à Corregedoria Regional zelar pela observância da disciplina judiciária pelos Juízes do Trabalho de 1º grau. Nesse contexto, foram desenvolvidas as atividades abaixo elencadas, tendo em vista atender à finalidade institucional do órgão, nos termos regimentais.
Correições Ordinárias
Compete à Corregedoria Regional, na forma do inciso II do art. 29 do Regimento Interno do Tribunal, “exercer, uma vez por ano e sempre que necessário, correição ordinária nas unidades de primeira instância”. As atividades são exercidas pelos Desembargadores Corregedor e Vice-Corregedor, alternadamente, com apoio de equipes e da Secretaria da Corregedoria Regional, responsável pela coleta e fornecimento de dados estatísticos para fins correicionais (art. 27 do RI).
No ano de 2017, houve o delineamento de nova sistemática para os procedimentos de correição, por meio de setor específico, que inicia suas atividades com o preparo e a publicação do edital de correições, na forma do Comunicado CR nº 02/2017.
Em síntese, em período anterior à realização da correição ordinária, são requeridas informações prévias à unidade judiciária, a serem encaminhadas por meio de formulário padronizado, diretamente no Pedido de Providências autuado no PROAD (sistema "Processo Administrativo Eletrônico"), para verificação da uniformização de procedimentos, conforme regulamentado pelos normativos internos. Após a análise dos formulários, são realizadas pesquisas nos sistemas informatizados de acompanhamento processual.
Em seguida, procede-se à solicitação, se necessária, da elaboração de plano de ação pela Vara correicionada – que, para tanto, terá eventuais dúvidas esclarecidas à época da correição presencial. Confeccionado, então, o relatório dos trabalhos realizados nas unidades, encerra-se o fluxo do procedimento correicional, com a finalização e publicação da ata de correição. As determinações registradas na ata decorrem de possíveis pontos de desalinhamento identificados no formulário respondido ou nas constatações em reunião.
Após esta etapa, o relatório, o formulário, a ata de correição e o eventual plano de ação são juntados ao Pedido de Providências (PP) da unidade. Não havendo determinações a serem cumpridas pela Vara, se encerra o procedimento e é reiniciado o fluxo na próxima correição, no ano seguinte. De outra forma, em caso de haver alguma pendência, passa-se ao acompanhamento das providências determinadas em ata.
No ano de 2017, foram realizadas correições ordinárias em todas as unidades judiciárias de 1º grau, nas datas a seguir elencadas:
Para ver as Atas de Correição, clique no nome da cidade abaixo ou clique aqui para acessar a consulta de atas.
Vara | Desembargador | Data |
---|---|---|
Adamantina | Susana Graciela Santiso | 28/07/17 |
FT de Americana | Samuel Hugo Lima e Susana Graciela Santiso | 30/1 a 1º/2/2017 |
Amparo | Susana Graciela Santiso | 02/05/17 |
Andradina | Samuel Hugo Lima | 14 e 15/3/2017 |
Aparecida | Susana Graciela Santiso | 1º/9/2017 |
FT de Araçatuba | Samuel Hugo Lima | 14 a 16/2/2017 |
FT de Araraquara | Susana Graciela Santiso | 15 a 18/8/2017 |
Araras | Susana Graciela Santiso | 24/04/17 |
FT de Assis | Samuel Hugo Lima | 4 e 5/4/2017 |
Atibaia | Susana Graciela Santiso | 15/03/17 |
Avaré | Samuel Hugo Lima | 24/08/17 |
Barretos | Susana Graciela Santiso | 22/03/17 |
Batatais | Susana Graciela Santiso | 30/10/17 |
FT de Bauru | Susana Graciela Santiso | 20 a 24/2/2017 |
Bebedouro | Susana Graciela Santiso | 20/03/17 |
Birigui | Samuel Hugo Lima | 16/03/17 |
Botucatu | Susana Graciela Santiso | 17/09/17 |
Bragança Paulista | Samuel Hugo Lima | 28/06/17 |
Caçapava | Samuel Hugo Lima | 14/11/17 |
Cajuru | Susana Graciela Santiso | 19/04/17 |
1ª a 5ª de Campinas | Samuel Hugo Lima | 17 a 21/7/2017 |
6ª a 8a de Campinas | Samuel Hugo Lima | 4 a 6/9/2017 |
9ª a 11a de Campinas | Samuel Hugo Lima | 9 a 11/10/2017 |
12ª e CGC de Campinas | Samuel Hugo Lima | 30 e 31/10/2017 |
C. Limpo Paulista | Samuel Hugo Lima | 07/08/17 |
Capão Bonito | Samuel Hugo Lima | 29/11/17 |
Capivari | Samuel Hugo Lima | 11/04/17 |
Caraguatatuba | Susana Graciela Santiso | 28/06/17 |
FT de Catanduva | Susana Graciela Santiso | 9 e 10/8/2017 |
Cravinhos | Susana Graciela Santiso | 31/10/17 |
Cruzeiro | Susana Graciela Santiso | 29/08/17 |
Dracena | Susana Graciela Santiso | 27/07/17 |
Fernandópolis | Susana Graciela Santiso | 14/09/17 |
FT de Franca | Susana Graciela Santiso | 4 a 6/12/2017 |
Garça | Susana Graciela Santiso | 10/02/17 |
Guaratinguetá | Susana Graciela Santiso | 31/08/17 |
Hortolândia | Susana Graciela Santiso | 16/02/17 |
Indaiatuba | Samuel Hugo Lima | 22/02/17 |
Itanhaém | Samuel Hugo Lima | 15/12/17 |
Itapetininga | Samuel Hugo Lima | 25/07/17 |
Itapeva | Samuel Hugo Lima | 28/11/17 |
Itapira | Samuel Hugo Lima | 20/03/17 |
Itápolis | Susana Graciela Santiso | 08/08/17 |
Itararé | Samuel Hugo Lima | 27/11/17 |
Itatiba | Susana Graciela Santiso | 03/05/17 |
Itu | Susana Graciela Santiso | 05/04/17 |
Ituverava | Samuel Hugo Lima | 12/09/17 |
FT de Jaboticabal | Samuel Hugo Lima | 7 e 8/11/2017 |
FT de Jacareí | Samuel Hugo Lima | 16 e 17/11/2017 |
Jales | Susana Graciela Santiso | 13/09/17 |
2ª Jacareí | ||
SDF Jacareí | ||
Jales | ||
FT de Jaú | Samuel Hugo Lima | 6 e 7/6/2017 |
José Bonifácio | Samuel Hugo Lima | 30/05/17 |
FT de Jundiaí | Samuel Hugo Lima | 17 a 20/4/2017 |
Leme | Samuel Hugo Lima | 30/08/17 |
FT de Lençóis Paulista | Susana Graciela Santiso | 18 a 19/10/2017 |
FT de Limeira | Samuel Hugo Lima | 12 a 14/6/2017 |
Lins | Samuel Hugo Lima | 1º/6/2017 |
Lorena | Susana Graciela Santiso | 30/08/17 |
FT de Marília | Susana Graciela Santiso | 8 e 9/2/2017 |
Matão | Susana Graciela Santiso | 18/04/17 |
Mococa | Susana Graciela Santiso | 07/12/17 |
Mogi Guaçu | Samuel Hugo Lima | 07/03/17 |
Mogi Mirim | Susana Graciela Santiso | 04/04/17 |
Olímpia | Susana Graciela Santiso | 21/03/17 |
Orlândia | Samuel Hugo Lima | 11/09/17 |
Ourinhos | Samuel Hugo Lima | 06/04/17 |
FT de Paulínia | Samuel Hugo Lima | 19 e 20/6/2017 |
Pederneiras | Samuel Hugo Lima | 05/06/17 |
Penápolis | Samuel Hugo Lima | 31/05/17 |
Piedade | Samuel Hugo Lima | 06/12/17 |
Pindamonhangaba | Susana Graciela Santiso | 23/11/17 |
FT de Piracicaba | Susana Graciela Santiso | 9 a 12/5/2017 |
Pirassununga | Samuel Hugo Lima | 29/08/17 |
Porto Ferreira | Susana Graciela Santiso | 1º/8/2017 |
FT de P. Prudente | Susana Graciela Santiso | 15 a 17/5/2017 |
CGC P. Prudente | Susana Graciela Santiso | 05/07/17 |
Pres. Venceslau | Susana Graciela Santiso | 04/07/17 |
Rancharia | Samuel Hugo Lima | 22/08/17 |
Registro | Samuel Hugo Lima | 05/12/17 |
FT de Ribeirão Preto | Samuel Hugo Lima | 27 a 31/3/2017 |
Rio Claro | Samuel Hugo Lima | 05/07/17 |
Salto | Samuel Hugo Lima | 10/04/17 |
Sta Bárbara D´Oeste | Samuel Hugo Lima | 21/03/17 |
Sta C do Rio Pardo | Samuel Hugo Lima | 23/08/17 |
FT de São Carlos | Susana Graciela Santiso | 2 a 4/8/2017 |
São J. da Boa Vista | Susana Graciela Santiso | 03/10/17 |
S Joaquim da Barra | Samuel Hugo Lima | 13/09/17 |
S José do Rio Pardo | Susana Graciela Santiso | 02/10/17 |
FT de S. José Rio Preto | Samuel Hugo Lima | 19 a 22/9/2017 |
FT de S. J. dos Campos | Samuel Hugo Lima | 10a 14/7/2017 |
São Roque | Samuel Hugo Lima | 27/06/17 |
São Sebastião | Susana Graciela Santiso | 29/06/17 |
FT de Sertãozinho | Samuel Hugo Lima | 12 e 13/12/2017 |
FT de Sorocaba | Susana Graciela Santiso | 6 a 10/3/2017 |
Sumaré | Susana Graciela Santiso | 13/03/17 |
Tanabi | Susana Graciela Santiso | 15/09/17 |
Taquaritinga | Susana Graciela Santiso | 17/04/17 |
Tatuí | Samuel Hugo Lima | 26/07/17 |
FT de Taubaté | Susana Graciela Santiso | 20 a 22/11/2017 |
Teodoro Sampaio | Susana Graciela Santiso | 03/07/17 |
Tietê | Samuel Hugo Lima | 27/07/17 |
Tupã | Susana Graciela Santiso | 07/02/17 |
Ubatuba | Susana Graciela Santiso | 27/06/17 |
Votuporanga | Susana Graciela Santiso | 12/09/17 |
Instauração de procedimentos para apuração de infrações disciplinares de Magistrados
Em 2017 foram instauradas, na forma dos incisos XIV e XV do art. 29 do Regimento Interno, 4 (quatro) Reclamações Disciplinares, bem como 2 (dois) Processos Administrativos Disciplinares em face de Magistrados de 1º Grau. Com fulcro no inciso XVII de mesmo artigo, foram autuadas 2 (duas) Sindicâncias.
Instauração de procedimentos para apuração de ilícitos administrativos por servidores
Compete ao Presidente do Tribunal, nos termos do artigo 22, inciso XIV, do Regimento Interno e do artigo 143 da Lei nº 8.112/90, respectivamente, "impor Penalidades aos servidores do quadro de pessoal da Secretaria do Tribunal, determinando a abertura de sindicância ou processo administrativo disciplinar, quando for o caso, por iniciativa própria, ou mediante representação das autoridades competentes ou das partes em processo" e "a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado a ampla defesa".
No ano de 2017 foram instaurados 09 (nove) Processos Administrativos Disciplinares contra servidores, dos quais 07 (sete) resultaram em Suspensão e 02 (dois) em Advertência, e 08 (oito) Sindicâncias, das quais 07 não resultaram em nenhuma penalidade e 01 (um) segue em andamento no exercício de 2018.
RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE
Canais de Acesso do Cidadão
A Corregedoria Regional possui protocolo próprio de atendimento, aberto para o recebimento de petições encaminhadas por qualquer cidadão, acerca de assuntos envolvendo possíveis irregularidades na tramitação de processos judiciais e na inobservância da disciplina judiciária por parte dos Juízes de Trabalho de 1º grau, conforme inciso VI do art. 29 do Regimento Interno.
As petições são recebidas fisicamente no protocolo de atendimento, por correio ou meio eletrônico, inclusive por e-mail. Em 2017, foram recebidas pela Corregedoria Regional 865 petições físicas, 127 petições eletrônica via sistema e-Doc, e cerca de 3,5 mil e-mails, encaminhados pelo público interno e externo.
Além disso, na forma do inciso V do art. 29 do Regimento Interno, compete à Corregedoria Regional processar e julgar as Correições Parciais, cabíveis, na ausência de recurso específico, para corrigir erros, abusos e atos contrários à boa ordem processual, ação ou omissão que importe erro de procedimento. Trata-se, enfim, de medida de caráter administrativo procedimental, de que podem se servir os jurisdicionados a fim de pleitear a adoção de medidas correicionais em casos concretos específicos. No ano de 2017, foram ajuizadas 133 Correições Parciais.
RELATÓRIO DE INSTÂNCIA OU ÁREA DE CORREIÇÃO
A teor do art. 26 do Regimento Interno, as competências atribuídas à Corregedoria Regional compreendem, em síntese, a fiscalização e a orientação dos serviços prestados pelas unidades de primeira instância, seja de ofício, por meio das correições ordinárias e extraordinárias, seja por provocação de interessados, por meio de procedimentos de caráter administrativo e disciplinar. Compete também à Corregedoria Regional zelar pela observância da disciplina judiciária pelos Juízes do Trabalho de 1º grau. Nesse contexto, foram desenvolvidas as atividades abaixo elencadas, tendo em vista atender à finalidade institucional do órgão, nos termos regimentais.
Elaboração do Planejamento Estratégico 2017/2021
Em 2016, encerrou-se o ciclo quadriênio de vigência do Planejamento Estratégico da Corregedoria Regional 2013/2016, que havia definido como missão do órgão “fiscalizar e orientar os procedimentos de trabalho nas unidades de primeira instância, para assegurar a qualidade dos serviços prestados”. Como visão de futuro, a Corregedoria estabeleceu metas a fim de “ser considerada, até 2016, uma fonte acessível e segura de referência procedimental no âmbito da 15ª Região”.
Encerrado o ciclo, no início de 2017, em reunião com a Secretaria da Corregedoria e com suporte da Assessoria de Gestão Estratégica do TRT da 15ª Região, foi elaborado novo Planejamento Estratégico para a Corregedoria Regional, contemplando o período 2017/2021. O documento recebeu a aprovação do Órgão Especial na Sessão Administrativa realizada na sede judicial em 30 de março de 2017, conforme determinado no Regimento Interno da Corte. Na mesma oportunidade houve a prestação de contas dos resultados havidos em 2016. Agora, o trabalho conjunto da equipe com a Assessoria Estratégica em torno das ações e projetos implementados à rotina e daqueles que se iniciaram em 2016 ou que se pretende iniciar nos anos vindouros está reunido no Planejamento Estratégico 2017/2021.
Deste modo, se iniciou uma nova fase do planejamento, no sentido de conferir continuidade aos projetos até então desenvolvidos, ressaltando-se os ativos intangíveis agregados ao capital intelectual da instituição, aferidos por meio de indicadores em quatro principais dimensões do trabalho realizado até agora, quais sejam, a dimensão cultural, estrutural, social e econômica. Para tanto, há o oferecimento de ações de suporte e assessoramento às Varas do Trabalho, com a contrapartida necessária de que haja o efetivo compromisso na melhoria dos resultados aferidos em seu âmbito de atuação. As atividades de orientação e fiscalização passaram, portanto, a recair sobre o planejamento de resultados.
Deste modo, com o intuito de avançar as conquistas implementadas na vigência do plano estratégico anterior, foi estabelecida nova missão: “Aprimorar a atuação da 1ª Instância, mediante fiscalização, orientação e parceria”, que é representativa da razão de existir da Corregedoria Regional, segundo identificado pela própria equipe, e constitui a própria essência dos atos e decisões a serem adotadas. O norte, por sua vez, introduzido pela visão de futuro, é “Reduzir o congestionamento nas Unidades de 1º Grau” e representa a melhoria que se pretende alcançar nos próximos cinco anos com as ações planejadas.
Elaboração de relatórios gerenciais para fins correicionais
Assistida pela área de TI, a Corregedoria Regional desenvolveu o Sistema de Informações Correicionais e Apoio à Gestão (e-SInCor), para elaboração de relatórios gerenciais contemplando, em linhas gerais, dados estatísticos acerca da tramitação de processos pelas unidades judiciárias de primeira instância, de forma a aferir indicadores de desempenho e produtividade. Em síntese, o sistema aplica métodos de business intelligence aos dados estatísticos coletados, de forma a traduzi-los em índices, para maior facilidade na interpretação das informações. Diversos relatórios gerenciais são elaborados mensalmente, e em seguida disponibilizados internamente para toda a primeira instância, para serem utilizados, fundamentalmente, como ferramentas de aprimoramento da gestão de processos judiciais e fiscalização dos procedimentos de trabalho.
No tocante aos serviços judiciários prestados pela primeira instância, a Corregedoria Regional desenvolveu o "Mapeamento Global de Desempenho" (MGD), criado pela Portaria CR nº 17/2014, composto por índices relativos ao congestionamento de processos nas fases de conhecimento e execução. Também são medidos os prazos médios entre o ajuizamento da ação e o encerramento da instrução processual, o prazo médio do início ao fim da fase de liquidação, e o volume dos acervos processuais, em especial de processos pendentes de solução. Os dados compilados são utilizados tanto pela própria Corregedoria Regional, para instruir decisões acerca de possíveis ações institucionais, bem como pelas próprias unidades judiciárias de 1º grau, que tem no MGD um instrumento capaz de indicar quais medidas podem ser adotadas pela gestão local no sentido de promover o aprimoramento dos serviços prestados.
Destaca-se que o MGD serviu de inspiração ao sistema I-Gest, instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, a consistir em relatórios contendo indicadores de produtividade de todas as unidades judiciárias de primeiro grau da Justiça do Trabalho em território nacional.
Também são disponibilizados os Relatórios de Aferição de Resultados (RAR), por meio dos quais a Corregedoria Regional estima a produtividade individual dos Juízes do Trabalho de 1º Grau, em especial quanto à observância dos prazos para julgamento de processos judiciais e incidentes processuais. Os relatórios, emitidos mensalmente, são utilizados pelo órgão no controle dos prazos e na instrução de procedimentos administrativos, e também pelos próprios Magistrados, que têm nos relatórios um meio confiável para acompanhar os prazos processuais vincendos e adotar medidas no sentido de aprimorar a prestação jurisdicional.
Acompanhamento da produtividade das unidades judiciárias de primeira instância
Dentre as finalidades da Corregedoria Regional dentro da estrutura organizacional, encontra-se a de orientar as unidades judiciárias da primeira instância, mormente quanto a matérias de cunho procedimental, tendo em vista o aprimoramento da gestão de processos judiciais e, em decorrência, da qualidade do serviço prestado aos jurisdicionados. Nesse contexto, o órgão idealizou o projeto "Apoia 15", que tem por objetivo oferecer acompanhamento às unidades judiciárias de 1ª instância que, carentes de auxílio, apresentam comprovada perspectiva de melhora efetiva, por meio do investimento institucional na gestão e no planejamento internos.
A ação tem início com a realização de reuniões e a elaboração de um plano de ação, compatível com métodos de gestão de efetividade comprovada e com as mais modernas técnicas de planejamento e gestão, tais como o PDCA e o 5W2H. Após aprovação do plano, que deve conter metas e estratégias para redução do acervo de processos judiciais sem tramitação efetiva, a unidade é acompanhada paulatinamente pela Corregedoria Regional, com vistas a orientar a equipe e os gestores da unidade na execução das metas previamente estabelecidas.
Ao par disso, com vistas à otimização das rotinas de trabalho da primeira instância, a Corregedoria Regional promoveu um conjunto de projetos e pesquisas para racionalizar o uso da mão de obra disponível, em prol da realização dos serviços afetos à atividade judiciária, sem abrir mão da produtividade e qualidade. Entre as ações desenvolvidas, a modelagem de processos é uma das mais recentes propostas para a composição de um modelo de gestão adequado para a 1ª instância. Na esteira dessa inovação estratégica, a implementação desta técnica na 15ª Região resultou no mapeamento dos procedimentos internos do fluxo processual de 1ª instância, o que gerou, como consequência, o aperfeiçoamento das rotinas de tramitação de processos.
Implementação de Planos de Ação na gestão de Varas do Trabalho
Desde a edição da Resolução CNJ n.º 49/2007, criando o Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica – unidade administrativa competente para elaborar, implementar e gerir o planejamento estratégico de cada órgão da Justiça; bem como o consequente aprimoramento surgido a partir da Resolução CNJ n.º 70/2009 – que dispôs sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário, o planejamento da gestão dos processos de trabalho se tornou, na 15ª Região, uma prioridade em relação às Unidades de Primeira Instância. Assim, por meio do método 5W2H e ciclo PDCA, ferramentas sobre as quais existem cursos à distância disponibilizados pela Assessoria de Gestão Estratégica do TRT-15, as Varas do Trabalho são estimuladas a elaborarem seus próprios Planos de Ação para eliminar o passivo da Vara e também para manter os processos em dia, na regular atuação diária, livres do passivo.
No mesmo sentido de apoiar a elaboração dos Planos de Ação, a Corregedoria Regional desenvolve o projeto Apoia 15, que visa dar suporte nesta empreitada para Varas escolhidas por meio de análise e recomendação da Equipe Multidisciplinar de Supervisão de Gestão na primeira instância, instituída conforme a Portaria CR nº 17/2014. Segue relação de unidades judiciárias com plano de ação, acompanhados pelo Projeto Apoia 15, iniciados ao longo de 2017:
Unidade Judiciária | Data inicial* | Data final** |
---|---|---|
VT Registro | 29/05/17 | 10/10/17 |
VT Indaiatuba | 26/05/17 | 20/09/17 |
4ª VT Jundiaí | 26/05/17 | 05/09/17 |
VT Tietê | 29/05/17 | 10/11/17 |
2ª VT Ribeirão Preto | 26/05/17 | 18/12/17 |
4ª VT Ribeirão Preto | 26/05/17 | 25/10/17 |
6ª VT Campinas | 07/06/17 | 18/01/18 |
10ª VT Campinas | 30/05/17 | 23/01/18 |
1ª VT Piracicaba | 26/05/17 | 08/03/18 |
4ª VT S J dos Campos | 25/04/17 | 25/08/17 |
2ª VT Sertãozinho | 19/05/17 | 19/10/17 |
1ª VT Sorocaba | 1º/6/2017 | 30/08/17 |
2ª VT Sorocaba | 04/06/17 | 16/10/17 |
VT Andradina | 1º/8/2017 | 08/05/18 |
*Data da primeira medição do passivo. ** Data de encerramento do plano de ação
(eliminação do passivo, 100% dos processos tramitados), prevista ou efetiva.
Aplicação de ferramentas de modelagem de processos
Com vistas à otimização das rotinas de trabalho da primeira instância, a Corregedoria Regional desenvolveu um conjunto de projetos e pesquisas para racionalizar o uso da mão de obra disponível, em prol da realização dos serviços afetos à atividade judiciária, sem abrir mão da produtividade e qualidade. Entre as ações desenvolvidas, a modelagem de processos ganha cada vez mais espaço e força graças aos resultados obtidos na prática, desde as primeiras ações implementadas.
A modelagem de gestão de processos é uma das mais recentes propostas para a composição de um modelo de gestão adequado para a 1ª instância. O papel da gestão por processos é servir de instrumento de ligação entre tudo o que se faz na organização. Visa facilitar a comunicação e a cooperação, servindo de elo entre as estratégias e competências organizacionais e as atividades diárias.
Na esteira dessa inovação estratégica, a implementação desta técnica na 15ª Região resultou no mapeamento dos procedimentos internos do fluxo processual de 1ª instância, o que gerou, como consequência, o aperfeiçoamento das rotinas de tramitação de processos. Tudo a partir da visão sistêmica, da cadeia de valor e do processo de trabalho. O diferencial da modelagem é poder observar o fluxo geral dos trabalhos, por meio de visão sistêmica. Em continuidade, parte desta prática é a possibilidade de visualização do sistema por diferentes níveis e a ideia de fluxo ou processo de transformação e realimentação.
A cadeia de valor, por sua vez, é mais um modelo de análise de macrovisão organizacional, com o agregar valor significa investir em tecnologia e inteligência, para responder ao ambiente com soluções úteis para os clientes e com alta produtividade interna. Ressalta-se que é característica da cadeia de valor transmitir a imagem de que o valor se move na direção do cliente, de modo a ser o valor um produto do trabalho e pode ser definido como a essência da identidade da organização. Já o processo é entendido como o foco para construir flexibilidade, aumentar a produtividade, reduzir tempo e custo e agregar valor à clientela. Destarte, juntos, a macrovisão e processos representam a ação da empresa para cumprir a missão organizacional.
Voltando o olhar para a realidade institucional na 15ª Região, a modelagem surgiu da necessidade de mapear a gestão de processos nas unidades acompanhadas pelo projeto Apoia 15. Sobretudo nos casos de cumprimento dos planos de ação apresentados para eliminação dos passivos de processos sem tramitação há mais de 30 dias, sempre de acordo com a força de trabalho disponível, sem prejudicar a qualidade do resultado. Entretanto, por se tratar também de uma ferramenta de padronização, seu alcance poderá incluir outras unidades que, embora não façam parte do projeto acima, poderão utilizá-la para dar cumprimento a planos de ação apresentados em razão determinações oriundas de visitas correcionais.
Projeto Wiki
A Corregedoria disponibilizou na Extranet, em meados de maio/2017, um novo canal de comunicação com a primeira instância com o objetivo de revisar seus normativos e atrair a colaboração dos interessados nessa tarefa. Trata-se da uniformização dos fluxos processuais, com uso da ferramenta de modelagem de processos “Bizagi” e da plataforma colaborativa de construção do conhecimento “X Wiki”. Além de concentrar todos os normativos da Corregedoria, o projeto denominado “Wiki Corregedoria” oferece os meios técnicos necessários a uma efetiva colaboração no que se refere ao objetivo maior envolvido, qual seja, a padronização e uniformização do iter procedimental na 15ª Região.
O primeiro passo nesse sentido é a divulgação do fluxo desenhado para a fase de conhecimento, a partir do qual serão centralizadas as propostas do 1º Grau, visando a integração e a colaboração da instituição para consolidar essa ferramenta. Assim, se pretende universalizar o melhor caminho a ser percorrido pelo processo, trazendo celeridade e efetividade à tramitação processual, abarcando o maior número de entendimentos possíveis, a critério dos Juízes da 15ª Região.
A ideia deste novo canal de comunicação pode ser mais facilmente entendida como a busca, junto à 1ª Instância, de ideias capazes de constituírem boas práticas. Para tanto, essa parceria é necessária para a elaboração de um fluxo das fases de conhecimento, liquidação e execução. A Wiki Corregedoria é a base para os magistrados e servidores implementarem as alterações que desejam sugerir para otimizar a Vara. As colaborações de conteúdo podem ser feitas por meio da plataforma, conforme melhor prática identificada no local de trabalho, no bojo das orientações de cada magistrado. Para coordenar este trabalho, será constituído Comitê Gestor que fiscalizará todas as alterações.
A padronização e uniformização dos procedimentos farão com que a 15ª Região possa avançar na racionalização de suas atividades com maior integração e harmonia, mormente quanto à atuação nos projetos e ações que se tornam possíveis com o PJe, através do trabalho a distância. Pretendemos, com a divulgação do fluxo do conhecimento, o compartilhamento das estruturas físicas em benefício da instituição como um todo, unindo talentos para apoiar as Varas.
Vale ressaltar, Wiki é uma linguagem que permite a construção do seu conteúdo de forma cooperativa, tendo como meta a centralização em uma única plataforma do acesso aos principais conteúdos relativos às normas da Corregedoria e aos procedimentos elaborados em conjunto com as unidades de primeira instância, por meio deste meio de comunicação digital. O objetivo principal é que, com a ajuda dos usuários que lidam com o sistema no dia a dia, possam ser encontradas soluções de forma conjunta e os procedimentos estejam sempre atualizados com as novas versões do PJe. Para facilitar o acesso aos tópicos, que foram divididos de acordo com a fase em que o processo se encontra (conhecimento, liquidação e execução), serão disponibilizados fluxos de cada fase que poderão ser acessados por qualquer usuário até mesmo em um aparelho celular.
Por oportunidade de reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho – Coleprecor, realizada em 25 e 26 de outubro de 2017 em Curitiba/PR, o projeto Wiki foi adotado nacionalmente pela maior parte dos Tribunais Regionais do Trabalho, que se comprometeram a indicar servidores para compôr comissão responsável pela gestão do conteúdo.
Coordenação da Equipe de Apoio ao 1º Grau
A fim de implementar essas ferramentas estratégicas na gestão das unidades judiciárias de 1º grau, a Corregedoria Regional também coordena a atividade da Equipe de Apoio, criada pelo Provimento GP-CR nº 03/2013. O trabalho da Equipe de Apoio físico consistiu em realizar visitas presenciais às unidades judiciárias que estão sendo acompanhadas, para identificar aspectos da gestão de processos de trabalho e de processos judiciais que impactam negativamente na prestação jurisdicional.
A Equipe também presta auxílio à unidade, oferendo auxílio para a elaboração de plano de ação e propondo soluções de gestão que estejam alinhadas com as orientações da Corregedoria. Se identificada sobrecarga de trabalho nas unidades em acompanhamento, caracterizada pela comprovada incapacidade da força de trabalho local em dar prosseguimento normal aos trâmites processuais, as Equipes de Apoio também prestam auxílio nos trabalhos de rotina da unidade. Em 2017, receberam a Equipe de Apoio as seguintes unidades:
Unidade | Período | Atuação |
---|---|---|
VT de Itanhaém | 19 a 27/1/2017 | Apoio a distância |
2ª VT de Jundiaí | 23 a 27/1/2017 | Apoio presencial |
7a VT de Campinas | 30/1 a 3/2/2017 | Apoio presencial |
1ª VT de Taubaté | 30/1 a 3/2/2017 | Apoio a distância |
2ª VT de Jundiaí | 6 a 10/2/2017 | Força-tarefa |
VT de Itanhaém | 6 a 10/2/2017 | Apoio a distância |
VT de Atibaia | 13 a 17/2/2017 | Apoio presencial/distância |
1ª VT de Taubaté | 20 a 24/2/2017 | Força-tarefa |
VT de Itanhaém | 20 a 24/2/2017 | Apoio a distância |
8a VT de Campinas | 1 a 3/3/2017 | Apoio a distância |
VT de Atibaia | 6 a 10/3/2017 | Força-tarefa |
1ª VT de Taubaté | 13 a 17/3/2017 | Apoio presencial |
VT de Atibaia | 13 a 17/3/2017 | Apoio a distância |
VT de Atibaia | 20 a 24/3/2017 | Força-tarefa |
2ª VT de Taubaté | 26 a 31/3/2017 | Força-tarefa |
VT de Itanhaém | 3 a 20/4/2017 | Apoio presencial/distância |
2ª VT de Taubaté | 24 a 28/4/2017 | Força-tarefa |
VT de Itanhaém | 24/4 a 2/5/2017 | Apoio a distância |
2ª VT de Taubaté | 8 a 12/5/2017 | Apoio presencial |
1ª VT de Taubaté | 8 a 15/5/2017 | Apoio a distância |
6a VT de Campinas | 09/05/17 | Visita técnica |
VT de Indaiatuba | 10/05/17 | Visita técnica |
VT de Atibaia | 15 a 19/5/2017 | Apoio a distância |
1ª VT de Sorocaba | 16 a 19/5/2017 | Visita técnica |
VT de Itanhaém | 22 a 26/5/2017 | Apoio presencial |
2ª VT de Sorocaba | 22 a 26/5/2017 | Apoio a distância |
VT de Atibaia | 29/5 a 2/6/2017 | Apoio presencial |
VT de Botucatu | 1º a 2/6/2017 | Visita técnica |
2ª VT de Taubaté | 5 a 9/6/2017 | Apoio presencial |
1ª VT de Sertãozinho | 6 a 9/6/2017 | Visita técnica |
3ª VT de S J Campos | 5 a 9/6/2017 | Visita técnica |
VT de Itanhaém | 12 a 14/6/2017 | Apoio presencial |
VT de Andradina | 19 a 23/6/2017 | Apoio presencial |
VT de Atibaia | 26 a 30/6/2017 | Apoio presencial |
VT de Registro | 27 a 28/6/2017 | Visita técnica |
4ª VT de Jundiaí | 29 a 30/6/2017 | Visita técnica |
1ª VT de Piracicaba | 3 a 7/7/2017 | Apoio presencial |
VT de Atibaia | 03/07/17 | Apoio a distância |
2ª VT de Ribeirão Preto | 4 e 5/7/2017 | Visita técnica |
4ª VT de Ribeirão Preto | 6 e 7/7/2017 | Visita técnica |
1ª VT de Sertãozinho | 10 a 14/7/2017 | Apoio presencial |
4ª VT de S J Campos | 17 a 21/7/2017 | Apoio presencial |
VT de Atibaia | 20 e 21/7/2017 | Apoio a distância |
2ª VT de Sertãozinho | 24 a 28/7/2017 | Apoio presencial |
1ª VT de Piracicaba | 24 a 28/7/2017 | Apoio a distância |
VT de Andradina | 31/7 a 4/8/2017 | Apoio presencial |
VT de Atibaia | 7 a 11/8/2017 | Apoio presencial/distância |
5ª VT de Ribeirão Preto | 8 e 9/8/2017 | Visita técnica |
4a VT de Campinas | 14 a 18/8/2017 | Força-tarefa |
1ª VT de Piracicaba | 14 a 18/8/2017 | Apoio a distância |
1ª VT de Piracicaba | 20 a 25/8/2017 | Apoio presencial |
4a VT de Campinas | 20 a 25/8/2017 | Apoio a distância |
1ª VT de São Carlos | 22 e 23/8/2017 | Visita técnica |
1ª VT de Sertãozinho | 28/8 a 1º/9/2017 | Força-tarefa |
8a VT de Campinas | 4 a 6/9/2017 | Apoio presencial/distância |
7a VT de Campinas | 11 a 15/9/2017 | Força-tarefa |
1ª VT de Piracicaba | 18 a 22/9/2017 | Apoio a distância |
2ª VT de Sertãozinho | 22 a 29/9/2017 | Força-tarefa |
1ª VT de Piracicaba | 2 a 6/10/2017 | Visita técnica |
1ª VT de Piracicaba | 9 a 31/10/2017 | Apoio presencial/distância |
1ª VT de Piracicaba | 6 a 30/11/2017 | Apoio presencial/distância |
1ª VT de Piracicaba | 1 e 4 a 7/12/2017 | Apoio à distância |
VT de Itanhaém | 07/12/17 | Apoio presencial |
Acompanhamento da produtividade de Magistrados
Compete à Corregedoria Regional, na forma da alínea 'a', inciso VII, do art. 29 do Regimento Interno do Tribunal, zelar pelo "cumprimento de prazos legais pelos Juízes do Trabalho de primeira instância". Para tais fins, foi adotada a emissão de relatório padronizado, individualizado para cada Juiz, contendo relação de processos conclusos para prolação de sentença, bem como de incidentes processuais aguardando julgamento. Com este relatório, é possível identificar a quantidade de processos conclusos pendentes de solução e o tipo de pendência. De acordo com a Portaria CR nº 11/2014, após a devida análise desses relatórios, deve ser autuado expediente administrativo, sob a classe genérica de “Pedido de Providências” (PP), para coleta de informações acerca da situação do Magistrado com sentenças em atraso.
Em 2017, as hipóteses para instauração dos Pedidos de Providência para acompanhamento das sentenças em atraso foram revistas, após a edição do Ato nº 01/GCGJT, de 10 de fevereiro de 2017, da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, segundo a qual “somente deverá ser deflagrada a abertura de procedimento administrativo para verificação de descumprimento do prazo de lei para a prolação de sentenças ou decisões interlocutórias pelos juízes de 1º grau quando excedido em mais de 60 (sessenta) dias o lapso temporal a que se referem os incs. II e III do art. 226 do Código de Processo Civil”.
Nesse contexto, foram autuados ao longo de 2017 um total de 40 (quarenta) Pedidos de Providência, em tramitação exclusivamente no PROAD, para acompanhamento dos casos críticos identificados. Foram também arquivados 32 (trinta e dois) procedimentos, em virtude do cumprimento do plano de ação ou da redução do acervo de pendências.
Projeto Otimiza15
Durante o ano de 2016, a Corregedoria Regional desenvolveu uma série de aplicativos de computados, para conferir maior automação a tarefas rotineiras, que fazem parte do cotidiano das secretarias das Varas do Trabalho, em atenção a demandas relativas à otimização do uso do tempo na prática de atividades repetitivas, por parte dos servidores da 1a instância. Os aplicativos foram desenvolvidos em Auto Hot Key, software livre destinado à automação de tarefas repetitivas, com integração aos sistemas de tramitação processual SAP-1g e PJe-JT, consistindo em barra de tarefas suspensa, contendo macros que permitem a automação de certas tarefas, tais pesquisas em bancos de dados, preenchimentos de formulários, etc.
As macros foram distribuídas pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (CAU), e tem por objetivo a agilização de tarefas repetitivas e consequente ganho de tempo e de produtividade. Diversas reuniões foram realizadas, por comissão formada pela Corregedoria Regional, a CAU e Varas do Trabalho, que relataram os problemas observados na utilização dos sistemas do Tribunal e da realização de tarefas repetitivas.
Em 2017, foi desenvolvida funcionalidade denominada "Diligência15", desenvolvido especificamente para os fins estabelecidos na Ordem de Serviço CR nº 10/2017, no sentido de regulamentar o controle do cumprimento de cartas precatórias oriundas de outros Tribunais, que exijam o cumprimento de mandados por parte dos oficiais de justiça.
Mostra de Boas Práticas
No dia 24/10/2017, foi realizada a 6ª Mostra de Boas Práticas do TRT-15 no auditório do plenário, no 3º andar do edifício-sede da Corte. O evento é resultado de parceria com a Presidência para apresentação das práticas selecionadas pela Corregedoria, visando ao compartilhamento de boas ideias e o alinhamento institucional entre primeira e segunda instâncias, assim também à uniformização dos procedimentos de secretaria.
Nesse ano, juntamente à Secretaria de Saúde e à de Gestão de Pessoas, foram também selecionadas e apresentadas no evento práticas de qualidade de vida no trabalho. O evento, transmitido em tempo real pela internet para magistrados e servidores da 15ª Região e demais interessados, contou ainda com a presença de participantes e autoridades de outros Regionais, além de mais de uma centena de ouvintes inscritos, entre servidores e juízes.
Foram contabilizados 23 (vinte e três) projetos inscritos pela primeira instância, fossem eles de iniciativa individual ou coletiva, sendo que todos foram selecionados para serem apresentados na Mostra. A escolha foi feita mediante indicação do Desembargador Corregedor Regional e votação pelo público interno do Tribunal, via enquete disponibilizada no portal Extranet do TRT da 15ª Região.
Acompanhamento de Metas
A Corregedoria, por ocasião das correições ordinárias nas Varas do Trabalho e Postos Avançados, fez constar nas atas recomendações para que as unidades observassem, por meio de controle direto, a necessidade do cumprimento das Metas 1, 2, 5 e 6 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Meta 5 da Justiça do Trabalho. Para tanto, foram apurados os índices de cumprimento alcançados por cada unidade.
Com relação à Meta 2 do CNJ para o ano de 2017, envolvendo a solução de processos antigos, foi editada a Recomendação GP/CR nº 01/2017, contendo orientações para a adoção de medidas para identificação, instrução e julgamento prioritário das ações distribuídas até 31/12/2015. Nesse sentido, foram também ativamente identificadas as unidades com processos pendentes de julgamento distribuídos em data anterior à estipulada pela Meta 2 do CNJ, preferencialmente os mais antigos, sendo caso a caso determinado o andamento dos feitos, como forma de reduzir o prazo médio da fase de conhecimento, via abertura de procedimento específico no PROAD – Processo Administrativo Eletrônico, com a fixação de prazos para providências. Foram individualmente acompanhadas as seguintes unidades:
VT | PROAD | Ano de corte¹ | Processos sem solução² |
---|---|---|---|
10ª Campinas | 2493/2016 | 2011 | 23 |
12ª Campinas | 4411/2016 | 2011 | 10 |
1ª Americana | 76/2017 | 2011 | 2 |
1ª Assis | 384/2017 | 2011 | 12 |
1ª Bauru | 4360/2016 | 2011 | 1 |
1ª Jaboticabal | 2060/2016 | 2011 | 14 |
1ª Jaú | 3981/2016 | 2011 | 7 |
1ª Jundiaí | 1377/2017 | 2011 | 14 |
1ª Paulínia | 2134/2016 | 2011 | 13 |
1ª São Carlos | 3943/2016 | 2011 | 26 |
1ª SJ dos Campos | 1350/2016 | 2011 | 3 |
1ª Sorocaba | 177/2017 | 2011 | 30 |
1ª Taubaté | 3967/2016 | 2011 | 11 |
2ª Americana | 4139/2016 | 2011 | 2 |
2ª Jundiaí | 67/2017 | 2011 | 3 |
2ª Marília | 4459/2016 | 2015 | 25 |
2ª Ribeirão Preto | 230/2017 | 2011 | 11 |
2ª Sertãozinho | 4094/2016 | 2011 | 14 |
2ª Taubaté | 2968/2016 | 2011 | 2 |
3ª Bauru | 4374/2016 | 2011 | 2 |
3ª Campinas | 2491/2016 | 2011 | 18 |
3ª Jundiaí | 4328/2016 | 2011 | 18 |
3ª Piracicaba | 4011/2016 | 2011 | 7 |
3ª SJ dos Campos | 1743/2017 | 2011 | 2 |
4ª Bauru | 4380/2016 | 2011 | 2 |
4ª Ribeirão Preto | 233/2017 | 2011 | 2 |
4ª SJ dos Campos | 1751/2017 | 2011 | 1 |
4ª Sorocaba | 182/2017 | 2011 | 6 |
6ª Campinas | 3945/2016 | 2011 | 2 |
9ª Campinas | 4003/2016 | 2011 | 3 |
Andradina | 4545/2016 | 2011 | 2 |
Araras | 1397/2017 | 2011 | 9 |
Atibaia | 4411/2016 | 2011 | 7 |
Barretos | 76/2017 | 2011 | 3 |
Bebedouro | 151/2017 | 2011 | 9 |
Botucatu | 3164/2016 | 2011 | 3 |
Caçapava | 3950/2016 | 2011 | 2 |
Campo Limpo Pta | 3589/2017 | 2011 | 14 |
Indaiatuba | 4338/2016 | 2011 | 9 |
Itanhaém | 4222/2016 | 2011 | 1 |
Itapetininga | 3585/2017 | 2011 | 11 |
Leme | 143/2017 | 2011 | 1 |
1ª Limeira | 4398/2016 | 2011 | 5 |
Lins | 1853/2017 | 2011 | 2 |
Lorena | 3921/2016 | 2011 | 2 |
Mogi Guaçu | 4549/2016 | 2011 | 1 |
Ourinhos | 1265/2017 | 2011 | 13 |
Pindamonhangaba | 3459/2016 | 2011 | 3 |
Registro | 89/2017 | 2011 | 8 |
São Roque | 3904/2016 | 2011 | 8 |
Sumaré | 4552/2016 | 2011 | 14 |
Tietê | 3922/2016 | 2011 | 3 |
Tupã | 4449/2016 | 2011 | 1 |
Total | 417 |
¹ Período estabelecido, caso a caso, de acordo com a composição
do saldo de processos pendentes de solução, ainda em fase de conhecimento.
² Saldo de processos sem solução, ajuizados até a data de corte.
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