Transparência - Corregedoria (2017)

 

GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

 

Atividades de Correição e de Apuração de Ilícitos Administrativos

 

A teor do art. 26 do Regimento Interno, as competências atribuídas à Corregedoria Regional compreendem, em síntese, a fiscalização e a orientação dos serviços prestados pelas unidades de primeira instância, seja de ofício, por meio das correições ordinárias e extraordinárias, seja por provocação de interessados, por meio de procedimentos de caráter administrativo e disciplinar. Compete também à Corregedoria Regional zelar pela observância da disciplina judiciária pelos Juízes do Trabalho de 1º grau. Nesse contexto, foram desenvolvidas as atividades abaixo elencadas, tendo em vista atender à finalidade institucional do órgão, nos termos regimentais.

 

Correições Ordinárias

 

Compete à Corregedoria Regional, na forma do inciso II do art. 29 do Regimento Interno do Tribunal, “exercer, uma vez por ano e sempre que necessário, correição ordinária nas unidades de primeira instância”. As atividades são exercidas pelos Desembargadores Corregedor e Vice-Corregedor, alternadamente, com apoio de equipes e da Secretaria da Corregedoria Regional, responsável pela coleta e fornecimento de dados estatísticos para fins correicionais (art. 27 do RI).

No ano de 2017, houve o delineamento de nova sistemática para os procedimentos de correição, por meio de setor específico, que inicia suas atividades com o preparo e a publicação do edital de correições, na forma do Comunicado CR nº 02/2017.

Em síntese, em período anterior à realização da correição ordinária, são requeridas informações prévias à unidade judiciária, a serem encaminhadas por meio de formulário padronizado, diretamente no Pedido de Providências autuado no PROAD (sistema "Processo Administrativo Eletrônico"), para verificação da uniformização de procedimentos, conforme regulamentado pelos normativos internos. Após a análise dos formulários, são realizadas pesquisas nos sistemas informatizados de acompanhamento processual.

Em seguida,  procede-se à solicitação, se necessária, da elaboração de plano de ação pela Vara correicionada – que, para tanto, terá eventuais dúvidas esclarecidas à época da correição presencial. Confeccionado, então, o relatório dos trabalhos realizados nas unidades, encerra-se o fluxo do procedimento correicional, com a finalização e publicação da ata de correição. As determinações registradas na ata decorrem de possíveis pontos de desalinhamento identificados no formulário respondido ou nas constatações em reunião.

Após esta etapa, o relatório, o formulário, a ata de correição e o eventual plano de ação são juntados ao Pedido de Providências (PP) da unidade. Não havendo determinações a serem cumpridas pela Vara, se encerra o procedimento e é reiniciado o fluxo na próxima correição, no ano seguinte. De outra forma, em caso de haver alguma pendência, passa-se ao acompanhamento das providências determinadas em ata.

No ano de 2017, foram realizadas correições ordinárias em todas as unidades judiciárias de 1º grau, nas datas a seguir elencadas:

 

Para ver as Atas de Correição, clique no nome da cidade abaixo ou clique aqui para acessar a consulta de atas.

 

Vara Desembargador Data
AdamantinaSusana Graciela Santiso28/07/17
FT de AmericanaSamuel Hugo Lima e Susana Graciela Santiso30/1 a 1º/2/2017
AmparoSusana Graciela Santiso02/05/17
AndradinaSamuel Hugo Lima14 e 15/3/2017
AparecidaSusana Graciela Santiso1º/9/2017
FT de AraçatubaSamuel Hugo Lima14 a 16/2/2017
FT de AraraquaraSusana Graciela Santiso15 a 18/8/2017
ArarasSusana Graciela Santiso24/04/17
FT de AssisSamuel Hugo Lima4 e 5/4/2017
AtibaiaSusana Graciela Santiso15/03/17
AvaréSamuel Hugo Lima24/08/17
BarretosSusana Graciela Santiso22/03/17
BatataisSusana Graciela Santiso30/10/17
FT de BauruSusana Graciela Santiso20 a 24/2/2017
BebedouroSusana Graciela Santiso20/03/17
BiriguiSamuel Hugo Lima16/03/17
BotucatuSusana Graciela Santiso17/09/17
Bragança PaulistaSamuel Hugo Lima28/06/17
CaçapavaSamuel Hugo Lima14/11/17
CajuruSusana Graciela Santiso19/04/17
1ª a 5ª de CampinasSamuel Hugo Lima17 a 21/7/2017
6ª a 8a de CampinasSamuel Hugo Lima4 a 6/9/2017
9ª a 11a de CampinasSamuel Hugo Lima9 a 11/10/2017
12ª e CGC de CampinasSamuel Hugo Lima30 e 31/10/2017
C. Limpo PaulistaSamuel Hugo Lima07/08/17
Capão BonitoSamuel Hugo Lima29/11/17
CapivariSamuel Hugo Lima11/04/17
CaraguatatubaSusana Graciela Santiso28/06/17
FT de CatanduvaSusana Graciela Santiso9 e 10/8/2017
CravinhosSusana Graciela Santiso31/10/17
CruzeiroSusana Graciela Santiso29/08/17
DracenaSusana Graciela Santiso27/07/17
FernandópolisSusana Graciela Santiso14/09/17
FT de FrancaSusana Graciela Santiso4 a 6/12/2017
GarçaSusana Graciela Santiso10/02/17
GuaratinguetáSusana Graciela Santiso31/08/17
HortolândiaSusana Graciela Santiso16/02/17
IndaiatubaSamuel Hugo Lima22/02/17
ItanhaémSamuel Hugo Lima15/12/17
ItapetiningaSamuel Hugo Lima25/07/17
ItapevaSamuel Hugo Lima28/11/17
ItapiraSamuel Hugo Lima20/03/17
ItápolisSusana Graciela Santiso08/08/17
ItararéSamuel Hugo Lima27/11/17
ItatibaSusana Graciela Santiso03/05/17
ItuSusana Graciela Santiso05/04/17
ItuveravaSamuel Hugo Lima12/09/17
FT de JaboticabalSamuel Hugo Lima7 e 8/11/2017
FT de JacareíSamuel Hugo Lima16 e 17/11/2017
JalesSusana Graciela Santiso13/09/17
2ª Jacareí  
SDF Jacareí  
Jales  
FT de JaúSamuel Hugo Lima6 e 7/6/2017
José BonifácioSamuel Hugo Lima30/05/17
FT de JundiaíSamuel Hugo Lima17 a 20/4/2017
LemeSamuel Hugo Lima30/08/17
FT de Lençóis PaulistaSusana Graciela Santiso18 a 19/10/2017
FT de LimeiraSamuel Hugo Lima12 a 14/6/2017
LinsSamuel Hugo Lima1º/6/2017
LorenaSusana Graciela Santiso30/08/17
FT de MaríliaSusana Graciela Santiso8 e 9/2/2017
MatãoSusana Graciela Santiso18/04/17
MococaSusana Graciela Santiso07/12/17
Mogi GuaçuSamuel Hugo Lima07/03/17
Mogi MirimSusana Graciela Santiso04/04/17
OlímpiaSusana Graciela Santiso21/03/17
OrlândiaSamuel Hugo Lima11/09/17
OurinhosSamuel Hugo Lima06/04/17
FT de PaulíniaSamuel Hugo Lima19 e 20/6/2017
PederneirasSamuel Hugo Lima05/06/17
PenápolisSamuel Hugo Lima31/05/17
PiedadeSamuel Hugo Lima06/12/17
PindamonhangabaSusana Graciela Santiso23/11/17
FT de PiracicabaSusana Graciela Santiso9 a 12/5/2017
PirassunungaSamuel Hugo Lima29/08/17
Porto FerreiraSusana Graciela Santiso1º/8/2017
FT de P. PrudenteSusana Graciela Santiso15 a 17/5/2017
CGC P. PrudenteSusana Graciela Santiso05/07/17
Pres. VenceslauSusana Graciela Santiso04/07/17
RanchariaSamuel Hugo Lima22/08/17
RegistroSamuel Hugo Lima05/12/17
FT de Ribeirão PretoSamuel Hugo Lima27 a 31/3/2017
Rio ClaroSamuel Hugo Lima05/07/17
SaltoSamuel Hugo Lima10/04/17
Sta Bárbara D´OesteSamuel Hugo Lima21/03/17
Sta C do Rio PardoSamuel Hugo Lima23/08/17
FT de São CarlosSusana Graciela Santiso2 a 4/8/2017
São J. da Boa VistaSusana Graciela Santiso03/10/17
S Joaquim da BarraSamuel Hugo Lima13/09/17
S José do Rio PardoSusana Graciela Santiso02/10/17
FT de S. José Rio PretoSamuel Hugo Lima19 a 22/9/2017
FT de S. J. dos CamposSamuel Hugo Lima10a 14/7/2017
São RoqueSamuel Hugo Lima27/06/17
São SebastiãoSusana Graciela Santiso29/06/17
FT de SertãozinhoSamuel Hugo Lima12 e 13/12/2017
FT de SorocabaSusana Graciela Santiso6 a 10/3/2017
SumaréSusana Graciela Santiso13/03/17
TanabiSusana Graciela Santiso15/09/17
TaquaritingaSusana Graciela Santiso17/04/17
TatuíSamuel Hugo Lima26/07/17
FT de TaubatéSusana Graciela Santiso20 a 22/11/2017
Teodoro SampaioSusana Graciela Santiso03/07/17
TietêSamuel Hugo Lima27/07/17
TupãSusana Graciela Santiso07/02/17
UbatubaSusana Graciela Santiso27/06/17
VotuporangaSusana Graciela Santiso12/09/17

 

Instauração de procedimentos para apuração de infrações disciplinares de Magistrados

 

Em 2017 foram instauradas, na forma dos incisos XIV e XV do art. 29 do Regimento Interno, 4 (quatro) Reclamações Disciplinares, bem como 2 (dois) Processos Administrativos Disciplinares em face de Magistrados de 1º Grau. Com fulcro no inciso XVII de mesmo artigo, foram autuadas 2 (duas) Sindicâncias.

 

Instauração de procedimentos para apuração de ilícitos administrativos por servidores

 

Compete ao Presidente do Tribunal, nos termos do artigo 22, inciso XIV, do Regimento Interno e do artigo 143 da Lei nº 8.112/90, respectivamente, "impor Penalidades aos servidores do quadro de pessoal da Secretaria do Tribunal, determinando a abertura de sindicância ou processo administrativo disciplinar, quando for o caso, por iniciativa própria, ou mediante representação das autoridades competentes ou das partes em processo" e "a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado a ampla defesa". 

No ano de 2017 foram instaurados 09 (nove) Processos Administrativos Disciplinares contra servidores, dos quais 07 (sete) resultaram em Suspensão e 02 (dois) em Advertência, e 08 (oito) Sindicâncias, das quais 07 não resultaram em nenhuma penalidade e 01 (um) segue em andamento no exercício de 2018.

 

RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE

 

Canais de Acesso do Cidadão

 

A Corregedoria Regional possui protocolo próprio de atendimento, aberto para o recebimento de petições encaminhadas por qualquer cidadão, acerca de assuntos envolvendo possíveis irregularidades na tramitação de processos judiciais e na inobservância da disciplina judiciária por parte dos Juízes de Trabalho de 1º grau, conforme inciso VI do art. 29 do Regimento Interno.

As petições são recebidas fisicamente no protocolo de atendimento, por correio ou meio eletrônico, inclusive por e-mail. Em 2017, foram recebidas pela Corregedoria Regional 865 petições físicas, 127 petições eletrônica via sistema e-Doc, e cerca de 3,5 mil e-mails, encaminhados pelo público interno e externo.

Além disso, na forma do inciso V do art. 29 do Regimento Interno, compete à Corregedoria Regional processar e julgar as Correições Parciais, cabíveis, na ausência de recurso específico, para corrigir erros, abusos e atos contrários à boa ordem processual, ação ou omissão que importe erro de procedimento. Trata-se, enfim, de medida de caráter administrativo procedimental, de que podem se servir os jurisdicionados a fim de pleitear a adoção de medidas correicionais em casos concretos específicos. No ano de 2017, foram ajuizadas 133 Correições Parciais.

 

RELATÓRIO DE INSTÂNCIA OU ÁREA DE CORREIÇÃO

 

A teor do art. 26 do Regimento Interno, as competências atribuídas à Corregedoria Regional compreendem, em síntese, a fiscalização e a orientação dos serviços prestados pelas unidades de primeira instância, seja de ofício, por meio das correições ordinárias e extraordinárias, seja por provocação de interessados, por meio de procedimentos de caráter administrativo e disciplinar. Compete também à Corregedoria Regional zelar pela observância da disciplina judiciária pelos Juízes do Trabalho de 1º grau. Nesse contexto, foram desenvolvidas as atividades abaixo elencadas, tendo em vista atender à finalidade institucional do órgão, nos termos regimentais.

 

Elaboração do Planejamento Estratégico 2017/2021

 

Em 2016, encerrou-se o ciclo quadriênio de vigência do Planejamento Estratégico da Corregedoria Regional 2013/2016, que havia definido como missão do órgão “fiscalizar e orientar os procedimentos de trabalho nas unidades de primeira instância, para assegurar a qualidade dos serviços prestados”. Como visão de futuro, a Corregedoria estabeleceu metas a fim de “ser considerada, até 2016, uma fonte acessível e segura de referência procedimental no âmbito da 15ª Região”.

Encerrado o ciclo, no início de 2017, em reunião com a Secretaria da Corregedoria e com suporte da Assessoria de Gestão Estratégica do TRT da 15ª Região, foi elaborado novo Planejamento Estratégico para a Corregedoria Regional, contemplando o período 2017/2021. O documento recebeu a aprovação do Órgão Especial na Sessão Administrativa realizada na sede judicial em 30 de março de 2017, conforme determinado no Regimento Interno da Corte. Na mesma oportunidade houve a prestação de contas dos resultados havidos em 2016. Agora, o trabalho conjunto da equipe com a Assessoria Estratégica em torno das ações e projetos implementados à rotina e daqueles que se iniciaram em 2016 ou que se pretende iniciar nos anos vindouros está reunido no Planejamento Estratégico 2017/2021.

Deste modo, se iniciou uma nova fase do planejamento, no sentido de conferir continuidade aos projetos até então desenvolvidos, ressaltando-se os ativos intangíveis agregados ao capital intelectual da instituição, aferidos por meio de indicadores em quatro principais dimensões do trabalho realizado até agora, quais sejam, a dimensão cultural, estrutural, social e econômica. Para tanto, há o oferecimento de ações de suporte e assessoramento às Varas do Trabalho, com a contrapartida necessária de que haja o efetivo compromisso na melhoria dos resultados aferidos em seu âmbito de atuação. As atividades de orientação e fiscalização passaram, portanto, a recair sobre o planejamento de resultados.

Deste modo, com o intuito de avançar as conquistas implementadas na vigência do plano estratégico anterior, foi estabelecida nova missão: “Aprimorar a atuação da 1ª Instância, mediante fiscalização, orientação e parceria”, que é representativa da razão de existir da Corregedoria Regional, segundo identificado pela própria equipe, e constitui a própria essência dos atos e decisões a serem adotadas. O norte, por sua vez, introduzido pela visão de futuro, é “Reduzir o congestionamento nas Unidades de 1º Grau” e representa a melhoria que se pretende alcançar nos próximos cinco anos com as ações planejadas. 

 

Elaboração de relatórios gerenciais para fins correicionais

 

Assistida pela área de TI, a Corregedoria Regional desenvolveu o Sistema de Informações Correicionais e Apoio à Gestão (e-SInCor), para elaboração de relatórios gerenciais contemplando, em linhas gerais, dados estatísticos acerca da tramitação de processos pelas unidades judiciárias de primeira instância, de forma a aferir indicadores de desempenho e produtividade. Em síntese, o sistema aplica métodos de business intelligence aos dados estatísticos coletados, de forma a traduzi-los em índices, para maior facilidade na interpretação das informações. Diversos relatórios gerenciais são elaborados mensalmente, e em seguida disponibilizados internamente para toda a primeira instância, para serem utilizados, fundamentalmente, como ferramentas de aprimoramento da gestão de processos judiciais e fiscalização dos procedimentos de trabalho.

No tocante aos serviços judiciários prestados pela primeira instância, a Corregedoria Regional desenvolveu o "Mapeamento Global de Desempenho" (MGD), criado pela Portaria CR nº 17/2014, composto por índices relativos ao congestionamento de processos nas fases de conhecimento e execução. Também são medidos os prazos médios entre o ajuizamento da ação e o encerramento da instrução processual, o prazo médio do início ao fim da fase de liquidação, e o volume dos acervos processuais, em especial de processos pendentes de solução. Os dados compilados são utilizados tanto pela própria Corregedoria Regional, para instruir decisões acerca de possíveis ações institucionais, bem como pelas próprias unidades judiciárias de 1º grau, que tem no MGD um instrumento capaz de indicar quais medidas podem ser adotadas pela gestão local no sentido de promover o aprimoramento dos serviços prestados.

Destaca-se que o MGD serviu de inspiração ao sistema I-Gest, instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, a consistir em relatórios contendo indicadores de produtividade de todas as unidades judiciárias de primeiro grau da Justiça do Trabalho em território nacional.

Também são disponibilizados os Relatórios de Aferição de Resultados (RAR), por meio dos quais a Corregedoria Regional estima a produtividade individual dos Juízes do Trabalho de 1º Grau, em especial quanto à observância dos prazos para julgamento de processos judiciais e incidentes processuais. Os relatórios, emitidos mensalmente, são utilizados pelo órgão no controle dos prazos e na instrução de procedimentos administrativos, e também pelos próprios Magistrados, que têm nos relatórios um meio confiável para acompanhar os prazos processuais vincendos e adotar medidas no sentido de aprimorar a prestação jurisdicional.

 

Acompanhamento da produtividade das unidades judiciárias de primeira instância

 

Dentre as finalidades da Corregedoria Regional dentro da estrutura organizacional, encontra-se a de orientar as unidades judiciárias da primeira instância, mormente quanto a matérias de cunho procedimental, tendo em vista o aprimoramento da gestão de processos judiciais e, em decorrência, da qualidade do serviço prestado aos jurisdicionados. Nesse contexto, o órgão idealizou o projeto "Apoia 15", que tem por objetivo oferecer acompanhamento às unidades judiciárias de 1ª instância que, carentes de auxílio, apresentam comprovada perspectiva de melhora efetiva, por meio do investimento institucional na gestão e no planejamento internos.

A ação tem início com a realização de reuniões e a elaboração de um plano de ação, compatível com métodos de gestão de efetividade comprovada e com as mais modernas técnicas de planejamento e gestão, tais como o PDCA e o 5W2H. Após aprovação do plano, que deve conter metas e estratégias para redução do acervo de processos judiciais sem tramitação efetiva, a unidade é acompanhada paulatinamente pela Corregedoria Regional, com vistas a orientar a equipe e os gestores da unidade na execução das metas previamente estabelecidas.

Ao par disso, com vistas à otimização das rotinas de trabalho da primeira instância, a Corregedoria Regional promoveu um conjunto de projetos e pesquisas para racionalizar o uso da mão de obra disponível, em prol da realização dos serviços afetos à atividade judiciária, sem abrir mão da produtividade e qualidade. Entre as ações desenvolvidas, a modelagem de processos é uma das mais recentes propostas para a composição de um modelo de gestão adequado para a 1ª instância. Na esteira dessa inovação estratégica, a implementação desta técnica na 15ª Região resultou no mapeamento dos procedimentos internos do fluxo processual de 1ª instância, o que gerou, como consequência, o aperfeiçoamento das rotinas de tramitação de processos.

 

Implementação de Planos de Ação na gestão de Varas do Trabalho

 

Desde a edição da Resolução CNJ n.º 49/2007, criando o Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica – unidade administrativa competente para elaborar, implementar e gerir o planejamento estratégico de cada órgão da Justiça; bem como o consequente aprimoramento surgido a partir da Resolução CNJ n.º 70/2009 – que dispôs sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário, o planejamento da gestão dos processos de trabalho se tornou, na 15ª Região, uma prioridade em relação às Unidades de Primeira Instância. Assim, por meio do método 5W2H e ciclo PDCA, ferramentas sobre as quais existem cursos à distância disponibilizados pela Assessoria de Gestão Estratégica do TRT-15, as Varas do Trabalho são estimuladas a elaborarem seus próprios Planos de Ação para eliminar o passivo da Vara e também para manter os processos em dia, na regular atuação diária, livres do passivo.

No mesmo sentido de apoiar a elaboração dos Planos de Ação, a Corregedoria Regional desenvolve o projeto Apoia 15, que visa dar suporte nesta empreitada para Varas escolhidas por meio de análise e recomendação da Equipe Multidisciplinar de Supervisão de Gestão na primeira instância, instituída conforme a Portaria CR nº 17/2014. Segue relação de unidades judiciárias com plano de ação, acompanhados pelo Projeto Apoia 15, iniciados ao longo de 2017:

 

Unidade Judiciária Data inicial* Data final**
VT Registro 29/05/17 10/10/17
VT Indaiatuba 26/05/17 20/09/17
4ª VT Jundiaí 26/05/17 05/09/17
VT Tietê 29/05/17 10/11/17
2ª VT Ribeirão Preto 26/05/17 18/12/17
4ª VT Ribeirão Preto 26/05/17 25/10/17
6ª VT Campinas 07/06/17 18/01/18
10ª VT Campinas 30/05/17 23/01/18
1ª VT Piracicaba 26/05/17 08/03/18
4ª VT S J dos Campos 25/04/17 25/08/17
2ª VT Sertãozinho 19/05/17 19/10/17
1ª VT Sorocaba 1º/6/2017 30/08/17
2ª VT Sorocaba 04/06/17 16/10/17
VT Andradina 1º/8/2017 08/05/18

*Data da primeira medição do passivo.  ** Data de encerramento do plano de ação
(eliminação do passivo, 100% dos processos tramitados), prevista ou efetiva.

 

Aplicação de ferramentas de modelagem de processos

 

Com vistas à otimização das rotinas de trabalho da primeira instância, a Corregedoria Regional desenvolveu um conjunto de projetos e pesquisas para racionalizar o uso da mão de obra disponível, em prol da realização dos serviços afetos à atividade judiciária, sem abrir mão da produtividade e qualidade. Entre as ações desenvolvidas, a modelagem de processos ganha cada vez mais espaço e força graças aos resultados obtidos na prática, desde as primeiras ações implementadas.

A modelagem de gestão de processos é uma das mais recentes propostas para a composição de um modelo de gestão adequado para a 1ª instância. O papel da gestão por processos é servir de instrumento de ligação entre tudo o que se faz na organização. Visa facilitar a comunicação e a cooperação, servindo de elo entre as estratégias e competências organizacionais e as atividades diárias. 

Na esteira dessa inovação estratégica, a implementação desta técnica na 15ª Região resultou no mapeamento dos procedimentos internos do fluxo processual de 1ª instância, o que gerou, como consequência, o aperfeiçoamento das rotinas de tramitação de processos. Tudo a partir da visão sistêmica, da cadeia de valor e do processo de trabalho. O diferencial da modelagem é poder observar o fluxo geral dos trabalhos, por meio de visão sistêmica. Em continuidade, parte desta prática é a possibilidade de visualização do sistema por diferentes níveis e a ideia de fluxo ou processo de transformação e realimentação.

A cadeia de valor, por sua vez, é mais um modelo de análise de macrovisão organizacional, com o agregar valor significa investir em tecnologia e inteligência, para responder ao ambiente com soluções úteis para os clientes e com alta produtividade interna.   Ressalta-se que é característica da cadeia de valor transmitir a imagem de que o valor se move na direção do cliente, de modo a ser o valor um produto do trabalho e pode ser definido como a essência da identidade da organização.  Já o processo é entendido como o foco para construir flexibilidade, aumentar a produtividade, reduzir tempo e custo e agregar valor à clientela. Destarte, juntos, a macrovisão e processos representam a ação da empresa para cumprir a missão organizacional. 

Voltando o olhar para a realidade institucional na 15ª Região, a modelagem surgiu da necessidade de mapear a gestão de processos nas unidades acompanhadas pelo projeto Apoia 15. Sobretudo nos casos de cumprimento dos planos de ação apresentados para eliminação dos passivos de processos sem tramitação há mais de 30 dias, sempre de acordo com a força de trabalho disponível, sem prejudicar a qualidade do resultado. Entretanto, por se tratar também de uma ferramenta de padronização, seu alcance poderá incluir outras unidades que, embora não façam parte do projeto acima, poderão utilizá-la para dar cumprimento a planos de ação apresentados em razão determinações oriundas de visitas correcionais.

 

Projeto Wiki

 

A Corregedoria disponibilizou na Extranet, em meados de maio/2017, um novo canal de comunicação com a primeira instância com o objetivo de revisar seus normativos e atrair a colaboração dos interessados nessa tarefa. Trata-se da uniformização dos fluxos processuais, com uso da ferramenta de modelagem de processos “Bizagi” e da plataforma colaborativa de construção do conhecimento “X Wiki”. Além de concentrar todos os normativos da Corregedoria, o projeto denominado “Wiki Corregedoria” oferece os meios técnicos necessários a uma efetiva colaboração no que se refere ao objetivo maior envolvido, qual seja, a padronização e uniformização do iter procedimental na 15ª Região.

O primeiro passo nesse sentido é a divulgação do fluxo desenhado para a fase de conhecimento, a partir do qual serão centralizadas as propostas do 1º Grau, visando a integração e a colaboração da instituição para consolidar essa ferramenta. Assim, se pretende universalizar o melhor caminho a ser percorrido pelo processo, trazendo celeridade e efetividade à tramitação processual, abarcando o maior número de entendimentos possíveis, a critério dos Juízes da 15ª Região.

A ideia deste novo canal de comunicação pode ser mais facilmente entendida como a busca, junto à 1ª Instância, de ideias capazes de constituírem boas práticas. Para tanto, essa parceria é necessária para a elaboração de um fluxo das fases de conhecimento, liquidação e execução. A Wiki Corregedoria é a base para os magistrados e servidores implementarem as alterações que desejam sugerir para otimizar a Vara. As colaborações de conteúdo podem ser feitas por meio da plataforma, conforme melhor prática identificada no local de trabalho, no bojo das orientações de cada magistrado. Para coordenar este trabalho, será constituído Comitê Gestor que fiscalizará todas as alterações. 

A padronização e uniformização dos procedimentos farão com que a 15ª Região possa avançar na racionalização de suas atividades com maior integração e harmonia, mormente quanto à atuação nos projetos e ações que se tornam possíveis com o PJe, através do trabalho a distância. Pretendemos, com a divulgação do fluxo do conhecimento, o compartilhamento das estruturas físicas em benefício da instituição como um todo, unindo talentos para apoiar as Varas. 

Vale ressaltar, Wiki é uma linguagem que permite a construção do seu conteúdo de forma cooperativa, tendo como meta a centralização em uma única plataforma do acesso aos principais conteúdos relativos às normas da Corregedoria e aos procedimentos elaborados em conjunto com as unidades de primeira instância, por meio deste meio de comunicação digital. O objetivo principal é que, com a ajuda dos usuários que lidam com o sistema no dia a dia, possam ser encontradas soluções de forma conjunta e os procedimentos estejam sempre atualizados com as novas versões do PJe. Para facilitar o acesso aos tópicos, que foram divididos de acordo com a fase em que o processo se encontra (conhecimento, liquidação e execução), serão disponibilizados fluxos de cada fase que poderão ser acessados por qualquer usuário até mesmo em um aparelho celular.

Por oportunidade de reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho – Coleprecor, realizada em 25 e 26 de outubro de 2017 em Curitiba/PR, o projeto Wiki foi adotado nacionalmente pela maior parte dos Tribunais Regionais do Trabalho, que se comprometeram a indicar servidores para compôr comissão responsável pela gestão do conteúdo.

 

Coordenação da Equipe de Apoio ao 1º Grau

 

A fim de implementar essas ferramentas estratégicas na gestão das unidades judiciárias de 1º grau, a Corregedoria Regional também coordena a atividade da Equipe de Apoio, criada pelo Provimento GP-CR nº 03/2013. O trabalho da Equipe de Apoio físico consistiu em realizar visitas presenciais às unidades judiciárias que estão sendo acompanhadas, para identificar aspectos da gestão de processos de trabalho e de processos judiciais que impactam negativamente na prestação jurisdicional.

A Equipe também presta auxílio à unidade, oferendo auxílio para a elaboração de plano de ação e propondo soluções de gestão que estejam alinhadas com as orientações da Corregedoria. Se identificada sobrecarga de trabalho nas unidades em acompanhamento, caracterizada pela comprovada incapacidade da força de trabalho local em dar prosseguimento normal aos trâmites processuais, as Equipes de Apoio também prestam auxílio nos trabalhos de rotina da unidade. Em 2017, receberam a Equipe de Apoio as seguintes unidades:
 

Unidade Período Atuação
VT de Itanhaém 19 a 27/1/2017 Apoio a distância
2ª VT de Jundiaí 23 a 27/1/2017 Apoio presencial
7a VT de Campinas 30/1 a 3/2/2017 Apoio presencial
1ª VT de Taubaté 30/1 a 3/2/2017 Apoio a distância
2ª VT de Jundiaí 6 a 10/2/2017 Força-tarefa
VT de Itanhaém 6 a 10/2/2017 Apoio a distância
VT de Atibaia 13 a 17/2/2017 Apoio presencial/distância
1ª VT de Taubaté 20 a 24/2/2017 Força-tarefa
VT de Itanhaém 20 a 24/2/2017 Apoio a distância
8a VT de Campinas 1 a 3/3/2017 Apoio a distância
VT de Atibaia 6 a 10/3/2017 Força-tarefa
1ª VT de Taubaté 13 a 17/3/2017 Apoio presencial
VT de Atibaia 13 a 17/3/2017 Apoio a distância
VT de Atibaia 20 a 24/3/2017 Força-tarefa
2ª VT de Taubaté 26 a 31/3/2017 Força-tarefa
VT de Itanhaém 3 a 20/4/2017 Apoio presencial/distância
2ª VT de Taubaté 24 a 28/4/2017 Força-tarefa
VT de Itanhaém 24/4 a 2/5/2017 Apoio a distância
2ª VT de Taubaté 8 a 12/5/2017 Apoio presencial
1ª VT de Taubaté 8 a 15/5/2017 Apoio a distância
6a VT de Campinas 09/05/17 Visita técnica
VT de Indaiatuba 10/05/17 Visita técnica
VT de Atibaia 15 a 19/5/2017 Apoio a distância
1ª VT de Sorocaba 16 a 19/5/2017 Visita técnica
VT de Itanhaém 22 a 26/5/2017 Apoio presencial
2ª VT de Sorocaba 22 a 26/5/2017 Apoio a distância
VT de Atibaia 29/5 a 2/6/2017 Apoio presencial
VT de Botucatu 1º a 2/6/2017 Visita técnica
2ª VT de Taubaté 5 a 9/6/2017 Apoio presencial
1ª VT de Sertãozinho 6 a 9/6/2017 Visita técnica
3ª VT de S J Campos 5 a 9/6/2017 Visita técnica
VT de Itanhaém 12 a 14/6/2017 Apoio presencial
VT de Andradina 19 a 23/6/2017 Apoio presencial
VT de Atibaia 26 a 30/6/2017 Apoio presencial
VT de Registro 27 a 28/6/2017 Visita técnica
4ª VT de Jundiaí 29 a 30/6/2017 Visita técnica
1ª VT de Piracicaba 3 a 7/7/2017 Apoio presencial
VT de Atibaia 03/07/17 Apoio a distância
2ª VT de Ribeirão Preto 4 e 5/7/2017 Visita técnica
4ª VT de Ribeirão Preto 6 e 7/7/2017 Visita técnica
1ª VT de Sertãozinho 10 a 14/7/2017 Apoio presencial
4ª VT de S J Campos 17 a 21/7/2017 Apoio presencial
VT de Atibaia 20 e 21/7/2017 Apoio a distância
2ª VT de Sertãozinho 24 a 28/7/2017 Apoio presencial
1ª VT de Piracicaba 24 a 28/7/2017 Apoio a distância
VT de Andradina 31/7 a 4/8/2017 Apoio presencial
VT de Atibaia 7 a 11/8/2017 Apoio presencial/distância
5ª VT de Ribeirão Preto 8 e 9/8/2017 Visita técnica
4a VT de Campinas 14 a 18/8/2017 Força-tarefa
1ª VT de Piracicaba 14 a 18/8/2017 Apoio a distância
1ª VT de Piracicaba 20 a 25/8/2017 Apoio presencial
4a VT de Campinas 20 a 25/8/2017 Apoio a distância
1ª VT de São Carlos 22 e 23/8/2017 Visita técnica
1ª VT de Sertãozinho 28/8 a 1º/9/2017 Força-tarefa
8a VT de Campinas 4 a 6/9/2017 Apoio presencial/distância
7a VT de Campinas 11 a 15/9/2017 Força-tarefa
1ª VT de Piracicaba 18 a 22/9/2017 Apoio a distância
2ª VT de Sertãozinho 22 a 29/9/2017 Força-tarefa
1ª VT de Piracicaba 2 a 6/10/2017 Visita técnica
1ª VT de Piracicaba 9 a 31/10/2017 Apoio presencial/distância
1ª VT de Piracicaba 6 a 30/11/2017 Apoio presencial/distância
1ª VT de Piracicaba 1 e 4 a 7/12/2017 Apoio à distância
VT de Itanhaém 07/12/17 Apoio presencial

 

Acompanhamento da produtividade de Magistrados

 

Compete à Corregedoria Regional, na forma da alínea 'a', inciso VII, do art. 29 do Regimento Interno do Tribunal, zelar pelo "cumprimento de prazos legais pelos Juízes do Trabalho de primeira instância". Para tais fins, foi adotada a emissão de relatório padronizado, individualizado para cada Juiz, contendo relação de processos conclusos para prolação de sentença, bem como de incidentes processuais aguardando julgamento. Com este relatório, é possível identificar a quantidade de processos conclusos pendentes de solução e o tipo de pendência. De acordo com a Portaria CR nº 11/2014, após a devida análise desses relatórios, deve ser autuado expediente administrativo, sob a classe genérica de “Pedido de Providências” (PP), para coleta de informações acerca da situação do Magistrado com sentenças em atraso.

Em 2017, as hipóteses para instauração dos Pedidos de Providência para acompanhamento das sentenças em atraso foram revistas, após a edição do Ato nº 01/GCGJT, de 10 de fevereiro de 2017, da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, segundo a qual “somente deverá ser deflagrada a abertura de procedimento administrativo para verificação de descumprimento do prazo de lei para a prolação de sentenças ou decisões interlocutórias pelos juízes de 1º grau quando excedido em mais de 60 (sessenta) dias o lapso temporal a que se referem os incs. II e III do art. 226 do Código de Processo Civil”.

Nesse contexto, foram autuados ao longo de 2017 um total de 40 (quarenta) Pedidos de Providência, em tramitação exclusivamente no PROAD, para acompanhamento dos casos críticos identificados. Foram também arquivados 32 (trinta e dois) procedimentos, em virtude do cumprimento do plano de ação ou da redução do acervo de pendências.

 

Projeto Otimiza15

 

Durante o ano de 2016, a Corregedoria Regional desenvolveu uma série de aplicativos de computados, para conferir maior automação a tarefas rotineiras, que fazem parte do cotidiano das secretarias das Varas do Trabalho, em atenção a demandas relativas à otimização do uso do tempo na prática de atividades repetitivas, por parte dos servidores da 1a instância. Os aplicativos foram desenvolvidos em Auto Hot Key, software livre destinado à automação de tarefas repetitivas, com integração aos sistemas de tramitação processual SAP-1g e PJe-JT, consistindo em barra de tarefas suspensa, contendo macros que permitem a automação de certas tarefas, tais pesquisas em bancos de dados, preenchimentos de formulários, etc.

As macros foram distribuídas pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (CAU), e tem por objetivo a agilização de tarefas repetitivas e consequente ganho de tempo e de produtividade. Diversas reuniões foram realizadas, por comissão formada pela Corregedoria Regional, a CAU e Varas do Trabalho, que relataram os problemas observados na utilização dos sistemas do Tribunal e da realização de tarefas repetitivas.

Em 2017, foi desenvolvida funcionalidade denominada "Diligência15", desenvolvido especificamente para os fins estabelecidos na Ordem de Serviço CR nº 10/2017, no sentido de regulamentar o controle do cumprimento de cartas precatórias oriundas de outros Tribunais, que exijam o cumprimento de mandados por parte dos oficiais de justiça.

 

Mostra de Boas Práticas

 

No dia 24/10/2017, foi realizada a 6ª Mostra de Boas Práticas do TRT-15 no auditório do plenário, no 3º andar do edifício-sede da Corte. O evento é resultado de parceria com a Presidência para apresentação das práticas selecionadas pela Corregedoria, visando ao compartilhamento de boas ideias e o alinhamento institucional entre primeira e segunda instâncias, assim também à uniformização dos procedimentos de secretaria.

Nesse ano, juntamente à Secretaria de Saúde e à de Gestão de Pessoas, foram também selecionadas e apresentadas no evento práticas de qualidade de vida no trabalho. O evento, transmitido em tempo real pela internet para magistrados e servidores da 15ª Região e demais interessados, contou ainda com a presença de participantes e autoridades de outros Regionais, além de mais de uma centena de ouvintes inscritos, entre servidores e juízes.

Foram contabilizados 23 (vinte e três) projetos inscritos pela primeira instância, fossem eles de iniciativa individual ou coletiva, sendo que todos foram selecionados para serem apresentados na Mostra. A escolha foi feita mediante indicação do Desembargador Corregedor Regional e votação pelo público interno do Tribunal, via enquete disponibilizada no portal Extranet do TRT da 15ª Região.

 

Acompanhamento de Metas

 

A Corregedoria, por ocasião das correições ordinárias nas Varas do Trabalho e Postos Avançados, fez constar nas atas recomendações para que as unidades observassem, por meio de controle direto, a necessidade do cumprimento das Metas 1, 2, 5 e 6 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Meta 5 da Justiça do Trabalho. Para tanto, foram apurados os índices de cumprimento alcançados por cada unidade.

Com relação à Meta 2 do CNJ para o ano de 2017, envolvendo a solução de processos antigos, foi editada a Recomendação GP/CR nº 01/2017, contendo orientações para a adoção de medidas para identificação, instrução e julgamento prioritário das ações distribuídas até 31/12/2015. Nesse sentido, foram também ativamente identificadas as unidades com processos pendentes de julgamento distribuídos em data anterior à estipulada pela Meta 2 do CNJ, preferencialmente os mais antigos, sendo caso a caso determinado o andamento dos feitos, como forma de reduzir o prazo médio da fase de conhecimento, via abertura de procedimento específico no PROAD – Processo Administrativo Eletrônico, com a fixação de prazos para providências. Foram individualmente acompanhadas as seguintes unidades:

 

VT PROAD Ano de corte¹ Processos sem solução²
10ª Campinas 2493/2016 2011 23
12ª Campinas 4411/2016 2011 10
1ª Americana 76/2017 2011 2
1ª Assis 384/2017 2011 12
1ª Bauru 4360/2016 2011 1
1ª Jaboticabal 2060/2016 2011 14
1ª Jaú 3981/2016 2011 7
1ª Jundiaí 1377/2017 2011 14
1ª Paulínia 2134/2016 2011 13
1ª São Carlos 3943/2016 2011 26
1ª SJ dos Campos 1350/2016 2011 3
1ª Sorocaba 177/2017 2011 30
1ª Taubaté 3967/2016 2011 11
2ª Americana 4139/2016 2011 2
2ª Jundiaí 67/2017 2011 3
2ª Marília 4459/2016 2015 25
2ª Ribeirão Preto 230/2017 2011 11
2ª Sertãozinho 4094/2016 2011 14
2ª Taubaté 2968/2016 2011 2
3ª Bauru 4374/2016 2011 2
3ª Campinas 2491/2016 2011 18
3ª Jundiaí 4328/2016 2011 18
3ª Piracicaba 4011/2016 2011 7
3ª SJ dos Campos 1743/2017 2011 2
4ª Bauru 4380/2016 2011 2
4ª Ribeirão Preto 233/2017 2011 2
4ª SJ dos Campos 1751/2017 2011 1
4ª Sorocaba 182/2017 2011 6
6ª Campinas 3945/2016 2011 2
9ª Campinas 4003/2016 2011 3
Andradina 4545/2016 2011 2
Araras 1397/2017 2011 9
Atibaia 4411/2016 2011 7
Barretos 76/2017 2011 3
Bebedouro 151/2017 2011 9
Botucatu 3164/2016 2011 3
Caçapava 3950/2016 2011 2
Campo Limpo Pta 3589/2017 2011 14
Indaiatuba 4338/2016 2011 9
Itanhaém 4222/2016 2011 1
Itapetininga 3585/2017 2011 11
Leme 143/2017 2011 1
1ª Limeira 4398/2016 2011 5
Lins 1853/2017 2011 2
Lorena 3921/2016 2011 2
Mogi Guaçu 4549/2016 2011 1
Ourinhos 1265/2017 2011 13
Pindamonhangaba 3459/2016 2011 3
Registro 89/2017 2011 8
São Roque 3904/2016 2011 8
Sumaré 4552/2016 2011 14
Tietê 3922/2016 2011 3
Tupã 4449/2016 2011 1
Total 417

¹ Período estabelecido, caso a caso, de acordo com a composição
do saldo de processos pendentes de solução, ainda em fase de conhecimento.
² Saldo de processos sem solução, ajuizados até a data de corte.